HomePostsSeguro agrícolaAfinal, como evitar e diminuir as perdas na colheita? Confira agora!

Afinal, como evitar e diminuir as perdas na colheita? Confira agora!

Seguro agrícola
perdas na colheita

A coroação dos esforços do produtor durante a condução de sua lavoura se dá no momento da colheita, quando vê superadas suas expectativas com a produtividade conseguida. Para isso, no entanto, deve ter se preparado desde antes do plantio, com vistas a evitar perdas na colheita.

Existem medidas que precisam ser tomadas e começam com o planejamento da lavoura, seguindo até a operação de colheita, propriamente. Elas devem fazer parte dos cuidados permanentes para os quais todo produtor deve se atentar. Continue a leitura e descubra como evitar e diminuir as perdas na colheita.

Qual a importância da redução de perdas na colheita?

Perdas na colheita precisam ser minimizadas sempre, isto é, não se pode aceitar conviver com elas, pois representam prejuízo significativo para o produtor. Invariavelmente, são bem maiores do que se costuma estimar, quando não se dispõe de mecanismos para uma medição precisa.

De todo modo, existem diversos fatores que resultam em perdas e que devem ser conhecidos do produtor, a fim de corrigi-los e reduzir os prejuízos. Quando não são considerados com a devida importância, minam as expectativas do produtor, reduzindo sua produtividade e eficiência.

Como o planejamento da lavoura pode afetar?

Um dos principais aspectos a serem considerados, para que o produtor consiga reduzir as perdas na colheita, reside no planejamento cuidadoso da lavoura. Iniciativas estratégicas para a boa produção podem ser previstas e definidas ao se planejar, evitando-se erros que podem resultar em perdas na colheita.

Nesse sentido, o produtor deve contar com uma parceria profissional que forneça as orientações adequadas, de modo a reduzir significativamente as possibilidades de perda ao longo de todo o cultivo. Em especial, na fase do planejamento, leve em conta aspectos como:

  • considerar o zoneamento agrícola onde a propriedade está inserida;
  • conhecer os diferentes tipos de solo existentes na propriedade;
  • conhecer os cultivares mais adaptados às condições locais;
  • utilizar a tecnologia disponível para a condução da lavoura;
  • dimensionar as coberturas de seguro agrícola necessárias.

Quais os cuidados operacionais mais importantes?

As atividades envolvidas com a colheita mecanizada apontam para diversas iniciativas, a fim de que as operações sejam bem-sucedidas. Essas medidas constituem os cuidados diretos voltados para a colheita e a redução das perdas ocorrentes. Veja, a seguir, quais são as principais.

Conhecer as perdas atuais existentes

As ações para evitar que ocorram perdas ou para reduzi-las devem partir de uma realidade que seja de conhecimento do produtor. Assim, pelo menos uma boa estimativa de quanto se perde na colheita, usualmente, deve ser levantada.

Com essa informação, é possível tomar as medidas indicadas, corrigindo onde for necessário e, posteriormente, fazendo nova avaliação. Dimensionamentos realizados dessa forma em cada safra permitem conhecer os resultados das medidas tomadas, isto é, quanto se conseguiu reduzir nas perdas de cada vez.

Atentar-se às condições climáticas

Uma variável que o produtor não pode controlar é o conjunto das condições climáticas, sobretudo, a ocorrência de chuvas. Felizmente, a tecnologia de previsão do tempo tem avançado o suficiente para orientar o produtor, especialmente sobre temperaturas e precipitações pluviométricas (chuvas).

Assim, é muito importante se atentar a essas previsões, fazendo um acompanhamento contínuo, todos os dias, de modo a operar, dentro do possível, apenas quando as condições forem as mais adequadas. Existe uma grande diversidade de aplicativos para celular, voltados para esse fim, alguns com ênfase no agronegócio.

Planejar especificamente a colheita

Assim como toda a lavoura foi anteriormente planejada, elabore um planejamento exclusivo para a colheita. De modo geral, você deverá levar em conta variáveis como:

  • manutenção prévia das máquinas;
  • área cultivada que será colhida;
  • velocidade de operação da colhedora;
  • produtividade esperada;
  • condições climáticas ao longo da colheita;
  • número de colhedoras que vai utilizar;
  • intensidade do trabalho de colheita (horas/dia);
  • pessoal necessário;
  • dias de colheita;
  • transporte interno e externo;
  • destinação imediata do produto (armazenamento, estocagem).

Manter a manutenção da colhedora em dia

As máquinas são peças fundamentais da colheita e não se pode admitir qualquer falha, ou todo o processo fica comprometido. Dessa forma, garanta que todo o maquinário agrícola esteja previamente regulado e com a manutenção em dia. Nesse sentido, leve em conta, ainda, as medidas de ajuste e regulagem durante as operações de colheita. Veja no tópico a seguir.

Regular a colhedora para a operação de colheita

Colhedoras desreguladas podem ser responsáveis por perdas muito elevadas nos trabalhos de colheita. Não sem razão, esse é um cuidado que deve merecer toda a atenção do produtor. Para esse fim, considere, por exemplo, as seguintes regulagens, entre outras:

  • posição do molinete e sua velocidade de operação;
  • rotação do cilindro de trilhar;
  • regulagem do rolo espigador;
  • regulagem das peneiras e do ventilador.

Orientar os operadores de máquinas

As máquinas colhedoras são, cada vez, mais dotadas de tecnologia embarcada, e o sucesso de sua operação depende do conhecimento, capacitação e experiência dos operadores. Por esse motivo, você deve manter sua equipe sempre bem preparada e com intimidade com a máquina.

É importante envolvê-los no processo, de maneira ampla, inserindo-os no contexto de toda a lavoura, de modo que se sintam parte do empreendimento e não apenas operadores de colheitadeira. Operadores motivados são grandes parceiros na redução de perdas na colheita.

Como enfrentar fatores incontroláveis, como o clima?

Sobre o clima, o produtor não possui nenhuma governabilidade. É verdade que pode se precaver, acompanhando as previsões e procurando os melhores momentos. Mas, adversidades climáticas são incontroláveis e, muitas vezes, imprevisíveis em tempo hábil. O agronegócio opera permanentemente sob riscos climáticos: chuvas intensas, geadas, granizo, temperaturas extremas, raios e outros. Por essa razão, existe o seguro agrícola, a proteção do produtor que deve ser considerada já na fase do planejamento, como foi citado.

Como você pode ver, as perdas na colheita podem ser reduzidas, de modo significativo. Existem medidas a serem tomadas para se garantir mais produtividade efetiva. Mas, a proteção do seguro agrícola é a garantia maior do produtor, quando se trata de enfrentamento das adversidades climáticas imprevisíveis.

Entre em contato conosco, tenha a Humber como sua parceira e saiba como garantir a proteção necessária para sua lavoura antes, durante e após a colheita.