HomePostsSeguro de VidaSaiba como funciona o seguro de vida invalidez por doença!

Saiba como funciona o seguro de vida invalidez por doença!

Seguro de Vida
seguro de vida invalidez por doença

Apesar de não ser tão popular quanto um plano de saúde ou um seguro residencial, o seguro de vida invalidez por doença é um cuidado essencial que pode proteger o segurado e seus dependentes de situações das quais ninguém é capaz de prever — ou seja, uma doença inesperada que pode evoluir para uma invalidez.

Diante disso, o brasileiro está cada vez mais consciente de que contratar esse tipo de seguro é fundamental para garantir mais tranquilidade, durante a vida. No entanto, saber o que é e como ele funciona é importante, para que você conheça mais sobre essa modalidade de serviço securitário e suas opções.

Quer saber mais? Continue, então, sua leitura e confira algumas informações relevantes sobre o assunto!

O que é e como funciona um seguro de vida?

O seguro de vida, de uma forma geral, tem por objetivo principal proteger financeiramente, tanto o segurado — no caso de invalidez — como seus dependentes, garantindo que, diante da morte ou invalidez do titular, seus beneficiários não fiquem desprotegidos. Vale ressaltar que os recursos vindos do benefício são destinados às despesas essenciais, como alimentação, moradia e educação. Na verdade, esse tipo de seguro é indicado para todos que têm dependentes diretos, como filhos, esposa(o) e pais.

No entanto, apesar de o seguro de vida cobrir, essencialmente, o risco de morte, ele contém outras garantias, como invalidez permanente, por doenças graves, incapacidade temporária, desemprego, entre outras. Existe também a alternativa de agregar outro tipo de seguro, como no caso do seguro viagem, indicado para quem viaja com frequência.

Como funciona o seguro de vida invalidez por doença?

O seguro de vida é um contrato em que, se alguns dos eventos citados na apólice ocorrerem — como morte ou invalidez, por exemplo —, é paga uma indenização ao segurado (no caso de invalidez ou doença) ou a seus dependentes (no caso de falecimento).

Em caso de morte do titular do contrato, a indenização é paga aos beneficiários que foram selecionados no momento da contratação do seguro. Contudo, existem casos em que o segurado faz a apólice sem apontar os favorecidos — nessa situação, estes serão seus dependentes legais.

Como é o contrato?

O seguro dá direito à proteção durante a vigência do contrato, que pode ser renovado ou não pelo titular. O serviço pode ser pago mensalmente ou à vista, de acordo com a preferência do segurado. Durante o tempo do contrato, a relação permanece ativa.

O que é coberto pelo seguro?

Tudo o que será coberto pelo seguro deverá constar na apólice (contrato do seguro). Por isso, é fundamental que as cláusulas e condições gerais sejam muito bem esclarecidas durante a negociação e, principalmente, constem no contrato. A invalidez acontece por circunstâncias incapacitantes. Entretanto, para que sejam identificadas e haja para elas cobertura, são necessárias algumas condições, como se esgotar os meios terapêuticos para uma provável recuperação.

Em regra, as seguradoras exigem que o segurado busque os tratamentos para o seu pronto restabelecimento, que podem ser por meio de medicamentos, especialistas, terapias etc. Quando os recursos se esgotarem, configura-se a consolidação da lesão — aí sim, o recurso do benefício poderá ser liberado.

Quais são os casos em que há pagamento total e parcial do capital contratado?

Não são em todos os casos que ocorre o pagamento total do seguro, o que deve ficar bem claro no contrato. Confira os que garantem pagamento total:

  • perda total da visão;
  • perda total dos movimentos dos membros superiores;
  • perda total dos movimentos dos membros inferiores;
  • total alienação mental (incurável);
  • entre outros.

Agora, confira alguns dos casos de pagamento parcial:

  • perda da visão de um olho;
  • surdez de um ouvido (incurável);
  • mudez;
  • perda total dos movimentos de um membro (pode ser inferior ou superior);
  • entre outros.

O que não é coberto pelo seguro por invalidez?

Como ocorre com qualquer outro, existem casos que não são cobertos pelo seguro de vida invalidez por doença. No entanto, é importante que o segurado fique atento quanto a essas situações, que devem estar relacionadas na seção de riscos excluídos do contrato. Confira alguns casos:

  • pandemias ou epidemias;
  • ocorrer contaminação com material radioativo ou nuclear;
  • transplantes;
  • consequências derivadas de ações ilícitas praticadas pelo segurado;
  • participação em competições não autorizadas que envolvam risco de morte.

No entanto, é importante que o interessado em fazer um seguro de vida por invalidez esteja atento e ciente de que existem situações não cobertas, que são bem comuns e que, certamente, não constarão na apólice. São elas:

  • doenças preexistentes: aquelas já conhecidas pelo interessado no momento da contratação. Por isso, o contratante deve deixar claro sobre a existência de alguma doença incapacitante;
  • suicídio: trata-se de uma situação já normatizada pelas seguradoras, que vale para todos os tipos de seguros de vida;
  • desastres naturais: enquadram-se nesse item os terremotos, ciclones, maremotos etc — se houver sobrevivência após esses casos, são mínimas as chances de cobertura da seguradora.

Vale a pena fazer seguro por invalidez sendo filiado à Previdência Social?

Muitos se perguntam se vale a pena, apesar da filiação ao Regime Geral de Previdência Social, contratar um seguro de vida por invalidez por doença. Apesar de o benefício atender às mesmas necessidades do seguro particular, as regras diferem e, em muitos casos, o percentual concedido aos celetistas (quem trabalha com carteira assinada) pode ser pequeno.

Isso porque, de acordo com a regra, pode ocorrer a redução do valor do benefício e o beneficiário necessitar de outros recursos. Então, é aí que entra o seguro particular, como uma forma de complementar uma renda que não atenda às necessidades do titular, garantindo, dessa forma, ao segurado uma tranquilidade maior.

Como vimos neste conteúdo, o seguro de vida invalidez por doença é uma excelente alternativa para quem busca mais segurança financeira e pretende se prevenir contra qualquer problema referente à capacidade de trabalho que pode colocar em risco a renda familiar. Vale lembrar que o contrato é simples e vale a pena conferir!

Gostou deste post e está pensando em contratar um seguro de vida? Entre em contato conosco, pois temos a solução em seguro que, certamente, se encaixará às suas necessidades!