Contrato de seguro: tudo que você precisa saber antes de assinar um!

Seguro
contrato de seguro

O contrato de seguro é o documento firmado por você junto a uma seguradora. Mais que um simples documento, ele é uma relação de proteção contratada, de modo que você ou seus familiares estejam resguardados de despesas extraordinárias resultantes de um evento danoso que vier a acontecer.

Por essa razão, é preciso cuidar de alguns detalhes essenciais para que você contrate o que realmente necessita, não é verdade? Assim, existem aspectos básicos que devem ser conhecidos para acertar na decisão de proteger a si e à sua família, uma vez que o inesperado sempre pode ocorrer.

Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber antes de assinar um contrato de seguro!

O que saber antes de assinar um contrato de seguro

Conheça os objetivos do contrato de seguro

Um contrato de seguro é uma relação formalizada entre a seguradora e você, o segurado. O objetivo é garantir que as despesas referentes a um evento danoso (sinistro) previsto na apólice sejam cobertas pela seguradora contratada. Nesse sentido, você paga um valor para a seguradora e ela fica responsável pelas despesas resultantes do sinistro. Para isso, é elaborada uma apólice especificando todas as previsões contratadas e as respectivas responsabilidades.

Assim, quando você contrata um seguro, está considerando a possibilidade de ter que custear algum possível evento indesejado. Com o fim de especificar melhor o que está sendo contratado, é necessário conhecer as diversas coberturas oferecidas pela seguradora.

Verifique os tipos de coberturas disponíveis

As coberturas constituem os sinistros que as seguradoras se oferecem para indenizar, se ocorrerem. Você precisa conhecê-las para definir quais são as mais adequadas em função de suas necessidades de proteção. Existem coberturas básicas, oferecidas por praticamente todas as seguradoras, e outras mais específicas, e você escolhe se necessita delas ou não. Diferentes instituições oferecem coberturas diversas e com preços também variados.

Para conhecer as possibilidades existentes no mercado, a melhor indicação nesse sentido pode ser dada pelo seu corretor, que irá assessorá-lo para esse fim. Assim, para melhor se preparar para decidir, conte sempre com a assessoria de uma corretora de seguros de confiança.

Identifique suas necessidades

A importância da identificação de suas reais necessidades reside em garantir que seja contratada a proteção devida. Além disso, você elimina a possibilidade de pagar por coberturas desnecessárias para o seu caso. Assim, considere avaliar juntamente ao seu corretor a proteção de que você precisa, em função das atividades que desenvolve, dos bens que possui ou de outras variáveis. Uma vez identificadas as necessidades, você poderá analisar as coberturas disponíveis e decidir quais irão melhor atendê-lo.

Essa fase é essencial para que sua apólice, de fato, ofereça a segurança de que você precisa ao contratar um seguro. Assim, não descuide dessa prévia avaliação de suas próprias demandas, pois é a partir delas que o contrato de seguro será construído.

Escolha o capital indenizável

Cada cobertura contratada oferece um valor para a indenização dos danos causados pelo sinistro a que se refere. Desse modo, você deve verificar o que está sendo oferecido e se os valores previstos como indenização satisfazem suas expectativas.

Nesse sentido, leve em conta que valores maiores envolvem custos mais elevados. Por isso, é importante escolher o capital indenizável dentro de suas previsões de custo. Portanto, considere o que você protegerá e se os valores oferecidos pela seguradora atendem suas necessidades. O pagamento do seguro deverá garantir que suas previsões de proteção sejam devidamente supridas.

Calcule os custos envolvidos

As suas necessidades antes identificadas, assim como as coberturas disponíveis e os respectivos valores indenizáveis, definem os custos finais do seu contrato de seguro. Com isso tudo em mãos, você estará pronto para concluir sua contratação. É nessa hora que você deve rever as coberturas envolvidas e avaliar a relação custo-benefício do seguro que pretende contratar. Nesse sentido, tão importante quanto conhecer as coberturas do seu seguro é saber o que a sua apólice não contemplará.

Novamente, seu corretor poderá orientá-lo com informações relevantes sobres os itens com e sem cobertura, a fim de que não ocorram surpresas desagradáveis. Da mesma forma, ele poderá fornecer os valores cobrados pelas diversas seguradoras para você comparar. A partir desse estudo comparativo, sua avaliação se torna mais precisa e mais fácil de ser realizada. Com isso, você poderá decidir de modo mais seguro e sabendo que está escolhendo a melhor opção para você e sua família.

Forneça informações verdadeiras

Um seguro é, por natureza, uma relação contratual de boa-fé. Por essa razão, existe implícito o pressuposto, para ambas as partes, de que as informações fornecidas são verdadeiras.

Assim, de seu lado, considere ser totalmente transparente ao informar sobre os quesitos solicitados para fins de elaboração de sua apólice, sejam informações referentes a aspectos pessoais, sejam informações relacionadas a aspectos profissionais. Do mesmo modo, confira todos os dados fornecidos a fim de que não haja incorreção no contrato.

Quando esses cuidados não são tomados, corre-se o risco de surgirem dificuldades ou até o impedimento de recebimento dos valores previstos na apólice em caso de um sinistro. Assim, a equivocada ideia de levar uma possível vantagem com informações incorretas pode ser desastrosa para o segurado.

Eleja uma corretora de seguros de confiança

Como visto, sua grande parceira é a corretora de seguros que você deverá escolher para assessorá-lo na contratação. O corretor é o profissional capacitado para oferecer as informações mais precisas sobre os diversos detalhes que você deve conhecer. Nesse sentido, o seu corretor poderá lhe mostrar os melhores produtos existentes no mercado de seguros. Além disso, ele vai indicar as seguradoras estabelecidas e que oferecem as coberturas de que você realmente necessita.

Assim, não tenha receio de perguntar e resolver todas as dúvidas que, por acaso, apareçam. No entanto, o cuidado a ser tomado é o de escolher uma corretora experiente e de confiança. Afinal, você espera por orientações seguras para as suas decisões, não é mesmo?

Com essas dicas, você já está pronto para solicitar à sua corretora as propostas das melhores seguradoras e assinar o seu contrato de seguro com tranquilidade e a certeza de contratar o melhor.

Gostou do post? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e saiba tudo o que você precisa sobre a proteção que o seguro pode oferecer a você, sua família e seus bens!