HomePostsSeguro agrícolaEntenda a importância de uma consultoria para seguro agrícola

Entenda a importância de uma consultoria para seguro agrícola

Seguro agrícola
consultoria agrícola

Dentre todos os setores da economia, podemos destacar a agricultura como aquele que tem a maior exposição ao risco, tendo em vista a direta influência do clima nos resultados da atividade. De fato, muitas pessoas têm caracterizado a agricultura como uma ilha envolta por um mar de riscos.

Em geral, não conseguimos controlar as realizações das muitas variáveis climáticas que afetam, de modo significativo, a produção agrícola, como a temperatura e o nível de chuvas. Contudo, sabendo que tais eventos adversos podem acontecer, podemos lançar mão de instrumentos de gestão de risco que são voltados exatamente para a diminuição do impacto negativo nas finanças do negócio.

O seguro agrícola é, possivelmente, o mais efetivo e bem desenvolvido desses instrumentos. Essa modalidade de seguro rural foi criada com o intuito de cobrir a lavoura contra a ocorrência de incêndios e fenômenos climáticos extremos, dentre os quais podemos destacar a queda de granizo, as geadas e as secas.

A correta contratação do seguro agrícola e a utilização eficiente desse instrumento de gestão de risco têm, muitas vezes, um alto nível de complexidade, e poder contar com profissionais especializados é, com toda certeza, um grande diferencial. Visto isso, mostraremos, a seguir, a importância de se utilizar dos serviços de uma consultoria agrícola para a definição do seguro agrícola a ser contratado. Confira!

O que é e como funciona uma consultoria para seguro agrícola?

O principal objetivo de uma consultoria para seguro agrícola é auxiliar seus clientes a encontrarem as melhores soluções disponibilizadas pelo mercado segurador, de modo a garantir suas lavouras e, consequentemente, proteger suas finanças. É preciso destacar, nesse caso, que uma consultoria vai muito além dos serviços de corretagem de seguros.

A consultoria agrícola, além de ajudar o produtor rural a resguardar sua plantação, pode também incluir apólices de seguro que protejam sua propriedade; máquinas e equipamentos agrícolas; além de animais e criações. Ou seja, o grande diferencial da consultoria agrícola está no fato de ela se adequar às reais necessidades do cliente.

Podemos descrever a consultoria para seguro agrícola como um processo composto por diversas etapas. Tais pontos se complementam, de modo a atingirem o objetivo de proteger as finanças do produtor rural, aumentando o seu bem-estar.

Em um primeiro momento, a consultoria analisa, identifica e classifica os riscos enfrentados pelo produtor. Posteriormente, são definidas as tratativas mais adequadas a cada um dos riscos identificados, apontando aqueles que devem ser segurados, bem como os parâmetros que devem ser inseridos na apólice de seguro.

Em quais situações uma consultoria agrícola deve ser contratada?

Como já dito antes, a atividade agrícola está exposta a um grande número de riscos. Nesse sentido, todo e qualquer produtor rural pode — e deve — contar com uma consultoria de seguro agrícola para garantir a segurança da atividade produtiva. Isso é verdade tanto para aqueles que produzem em propriedade própria quanto para os que arrendam terras de terceiros.

Como a atividade agrícola tende a ser a maior, ou, até mesmo, a única fonte de renda da grande maioria dos produtores rurais, o seguro agrícola ganha ainda mais importância. Ou seja, estar protegido contra os efeitos adversos relacionados à ocorrência de fenômenos climáticos extremos é fundamental para que o produtor garanta o seu sustento e o bem-estar de toda a sua família.

Mesmo que o produtor rural consiga identificar algumas das principais fontes de risco para a sua atividade, contar com a ajuda de uma equipe profissional especializada pode ser um diferencial. Dessa forma, a exposição ao risco fica minimizada e o produtor pode conduzir seu negócio com maior tranquilidade.

Quais os benefícios da consultoria para seguro agrícola?

A partir do que foi apresentado até aqui, podemos imaginar que são muitos os benefícios associados ao investimento em uma consultoria de seguro agrícola. De fato, com o auxílio de profissionais especializados, os produtores conseguem reduzir os custos de contratação do seguro, simplificando processos e melhorando a relação custo-benefício.

A expertise dos consultores possibilita uma redução nos custos de contratação do seguro. Esses profissionais têm acesso a um extenso portfólio de seguradoras e, por causa disso, são capazes de selecionar a proposta que tem a melhor relação custo-benefício, conseguindo a maior cobertura e o pagamento do menor prêmio possível.

Como parte de suas competências, a empresa que conduz a consultoria analisa e passa a conhecer, de modo aprofundado, toda a operação do negócio agrícola para o qual ela presta seus serviços. Com base nesse conhecimento, é possível viabilizar a contratação de seguros que atendam, até mesmo, aos negócios mais complexos, envolvendo várias culturas agrícolas ou a condução conjunta de atividades agrícolas e pecuárias.

Podemos falar, inclusive, que quanto maior a complexidade das operações conduzidas na propriedade agrícola, maior o impacto positivo que a consultoria pode ter sobre os resultados do negócio. Os processos mais complexos, que, provavelmente, fugiriam do alcance do produtor, passam a ser simplificados, levando a ganhos de eficiência.

Outro ponto a ser destacado é que a consultoria, dado o seu conhecimento do mercado segurador, é capaz de viabilizar até mesmo a contratação de seguros para a garantia de bens com valores consideravelmente elevados, como colhedeiras que podem superar os milhões de reais. Isso tudo, é claro, garantindo o melhor custo-benefício ao cliente.

Por fim, devemos destacar que a consultoria mantém um suporte permanente ao cliente. Ou seja, seu contato com o produtor rural não termina após a contratação da apólice de seguro mais adequada. Ao contrário, a consultoria acompanha o cliente durante todo o ciclo do seguro, de modo a realizar os ajustes necessários para que a proteção do produtor continue a ser a maior possível.

Podemos concluir, após todas as informações apresentadas ao longo do texto, que a consultoria agrícola é de suma importância para que o produtor rural contrate o seguro que mais se ajusta à sua realidade, garantindo sua segurança e tranquilidade. Nós, da Humber Seguros, oferecemos um serviço de consultoria agrícola de excelência, no qual ofertamos, inclusive, a elaboração de mapas agrícolas para propriedades rurais.

Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira maiores informações sobre consultoria agrícola de seguros, não hesite em nos contatar, seja por e-mail, seja por telefone!