HomePostsSeguro agrícolaInspeção de máquinas e equipamentos: entenda a relevância do procedimento!

Inspeção de máquinas e equipamentos: entenda a relevância do procedimento!

Seguro agrícola
inspeção de maquinas e equipamentos

É verdade que todo o maquinário utilizado para o trabalho agropecuário é desenvolvido para ter resistência. Afinal, eles serão submetidos a situações que exigem muito dos seus componentes, mas justamente por isso é preciso fazer a inspeção de máquinas e equipamentos agrícolas.

Toda essa robustez não significa que eles sejam indestrutíveis, porque as peças, e mesmo a sua estrutura, sofrem desgaste em função do uso. Por isso, é fundamental que passem por uma inspeção periódica, a fim de analisar se estão funcionando corretamente.

Essa expressão permite identificar problemas no começo e corrigi-los para garantir que o maquinário possa operar perfeitamente e evitar possíveis acidentes com os operadores. Preparamos este artigo para falar sobre esse assunto. Continue lendo e entenda a importância dessa inspeção, o que deve ser analisado e ainda confira o que diz a NR-12.

Importância da inspeção de máquinas e equipamentos

Todo proprietário de automóvel sabe que o carro precisa passar por inspeções periódicas para avaliação de peças, componentes e sistemas. Essa verificação é fundamental para ter certeza de que é seguro utilizar o veículo e de que ele não deixará ninguém na estrada.

Esse mesmo pensamento deve ser seguido no que se refere às máquinas e equipamentos agrícolas. É comum o pensamento de que esse tipo de maquinário é muito resistente e pode apenas ser utilizado, sendo que a sua manutenção acaba ficando de lado.

É verdade que em função da estrutura, de toda a força e do serviço pesado que eles realizam, temos a impressão de que a inspeção de máquinas e equipamentos agrícolas pode ser adiada ao máximo possível, mas não é bem assim.

Eles são passíveis a desgastes, uma vez que suas peças e componentes são submetidos a um esforço muito grande. Portanto, assim como acontece com qualquer outro veículo do dia a dia, é preciso que sejam substituídas depois de certo período.

Além disso, algumas inspeções básicas precisam ser feitas para garantir que os sistemas funcionem com perfeição. Esse é o caso, por exemplo, do arrefecimento, dos fluidos e óleos. Todos eles precisam estar dentro dos níveis adequados, a fim de não comprometer as operações.

A inspeção de máquinas e equipamentos é essencial para que as rotinas da propriedade sejam cumpridas no período correto, sem a necessidade de solucionar problemas e imprevistos. Para que você entenda melhor, a seguir listamos alguns fatores que explicam por que essas verificações são tão importantes.

Prevenção de danos e falhas

Esse é um fator que ilustra muito bem a importância da inspeção de máquinas e equipamentos, pois quando ela é realizada, fazemos uma avaliação do maquinário de modo geral. Dessa forma, adotamos medidas preventivas para que não ocorram falhas durante o funcionamento, nem danos a peças e componentes.

Essa prevenção é feita, por exemplo, quando verificamos os níveis dos óleos utilizados pelas máquinas, como aquele do motor, no sistema hidráulico e nos freios. Também conferimos o sistema de arrefecimento verificando se o fluido está na medida ideal, e assim por diante.

Identificação de problemas iniciais

Dificilmente uma peça, componente ou sistema das máquinas e equipamentos apresenta um defeito repentino. É mais comum que sofram desgastes com o passar do tempo, sinalizando a necessidade de fazer a sua substituição ou reparo.

Quando fazemos a inspeção conseguimos identificar esses problemas quando eles ainda estão começando. Desse modo, é possível fazer a troca de peças ou a sua manutenção no momento certo, evitando que as máquinas deixem de funcionar por causa de panes.

Redução de custos com manutenção

Fazer a troca do fluido de arrefecimento é muito mais barato do que investir no conserto do motor por causa de superaquecimento, não é verdade? Portanto, a inspeção de máquinas e equipamentos contribui com a redução dos custos de manutenção.

Conforme explicamos, essas verificações ajudam a identificar quando as peças estão sofrendo desgaste para que elas sejam substituídas e não haja danos a outras. Assim, evitamos que os problemas se tornem grandes e exijam um investimento muito maior para serem reparados, além de um tempo também maior da máquina inoperante.

Confiança no equipamento

Para que todas as tarefas sejam cumpridas dentro do tempo certo é preciso que as máquinas e equipamentos estejam trabalhando sem problemas. Você precisa confiar em seus maquinários para ter certeza de que eles darão conta de todo o serviço, e isso somente é possível se conhecer exatamente a situação das suas peças e da mecânica em geral.

Porém, essa confiança não se refere somente a conseguir começar e finalizar uma determinada tarefa. Na verdade, também é preciso confiar que suas máquinas podem ser operadas com segurança por seus colaboradores, sem oferecer risco de acidentes.

Riscos da ausência de inspeção das máquinas e equipamentos

Como você viu, fazer a inspeção de máquinas e equipamentos é fundamental para ter certeza de que eles estão operando sem problemas, e ainda garantir que a rotina da propriedade não será afetada por causa de imprevistos. Quando ela não é realizada, assumimos diversos riscos, como os quais estão listados a seguir.

Ameaça à integridade física dos operadores

Embora sejam as máquinas que estão realizando o trabalho pesado elas precisam da intervenção humana para funcionarem. Por isso, a inspeção deve ser feita visando, também, a segurança do operador, para que não haja nenhuma ameaça a sua integridade física.

Quando peças e componentes já estão desgastados eles não apresentam a mesma resistência de antes, então, ficam muito mais suscetíveis à quebras e panes aumentando os riscos de acidentes, que podem envolver outras pessoas.

Dependendo do que já está desgastado, as peças podem se soltar e serem arremessadas. Panes elétricas também acontecem e, em algumas situações, existe a possibilidade de explosões e incêndios. Todos esses cenários são preocupantes.

Aumento do custo operacional

A falta de inspeção de máquinas e equipamentos agrícolas também pode aumentar os custos operacionais reduzindo o lucro. Isso pode acontecer por causa de dois fatores. O primeiro seria, por exemplo, o maior consumo de combustível e uma perda da produtividade, aumentando o tempo de operação para cumprir uma determinada tarefa.

O segundo trata-se de um fator que já explicamos: a necessidade de fazer manutenções muito mais expressivas para corrigir problemas que poderiam ter sido solucionados facilmente. Além de a máquina ficar muito tempo parada para receber essas correções, ela ainda pode sofrer um desgaste prematuro, sinalizando a necessidade de fazer a sua substituição.

Redução da vida útil

Qualquer máquina, veículo ou equipamento tem uma expectativa de vida útil. Ela é calculada de acordo com a depreciação que esse bem pode sofrer em função do seu uso. No entanto, esse tempo pode ser maior ou menor dependendo do cuidado que se tem.

Sendo assim, não realizar a inspeção de máquinas e equipamentos visando somente o seu uso faz com que haja um desgaste maior deles. Consequentemente, há tendência para se deteriorarem rápido, deixando de atender às necessidades.

Reparos mais custosos

Há quem deixe de fazer a inspeção de máquinas e equipamentos, e também negligencie a sua manutenção, porque vê essas ações como um custo extra que poderia impactar negativamente as finanças. No entanto, é importante entender que, na verdade, essas ações são estratégicas e precisam ser vistas como investimento.

O ideal seria incluir as inspeções e manutenções no planejamento financeiro para que o seu valor já esteja embutido no custo operacional. Quando isso não é feito, realmente se tem um gasto extra, uma vez que, conforme explicamos, os reparos são muito mais custosos pela necessidade de trocar um maior número de peças.

Como também não houve o devido planejamento para isso, existe um risco maior de sofrer impactos nas finanças porque não existe um valor reservado para investir no maquinário. Então, esses problemas ocorrem como imprevistos e podem pesar no orçamento.

Quebras e defeitos

Conforme explicamos, fazer as devidas verificações nas máquinas e equipamentos ajuda a identificar problemas antes que eles aconteçam. Essas inspeções de segurança permitem prever as situações que poderiam interferir nas rotinas ou ameaçar a segurança e integridade dos trabalhadores.

Elas ajudam a evitar que a máquina se quebre ou apresente defeitos. Assim, não há o inconveniente de ter que interromper as operações por causa desse tipo de problema, evitando que aconteçam atrasos no cronograma.

Atrasos no cronograma

É preciso seguir um cronograma para aproveitar os períodos mais propícios, principalmente no que se refere às lavouras. Há um momento certo para fazer o preparo do solo, a semeadura, o controle de pragas e a colheita, por exemplo, mas para que a propriedade funcione corretamente, é preciso que as máquinas e equipamentos estejam em pleno funcionamento.

Quando elas apresentam defeitos ou falhas, podem ter a sua produtividade reduzida gerando atrasos nessas etapas. Além disso, como você viu, quando não são feitas ações preventivas e a máquina quebra ela precisa ficar parada para o conserto, que nem sempre é rápido, e isso também gera atrasos.

Fatores a serem analisados

Até aqui você viu que é importante fazer a inspeção de máquinas e equipamentos agrícolas, alguns fatores que sofrem influência positiva quando as intervenções são feitas no tempo certo e também os riscos de não realizá-la. Tudo isso mostra que se trata de uma ação estratégica que precisa ser inclusa nas atividades da sua propriedade.

No entanto, para fazer tudo do jeito certo é preciso que você saiba o que exatamente precisa passar por inspeção, quais são os fatores mais relevantes e que não podem ser deixados de lado porque são fundamentais para o bom funcionamento do seu maquinário.

Se você tem dúvidas, não se preocupe, porque também ajudaremos nesse sentido. Agora vamos conversar um pouco sobre o que precisa ser analisado em suas máquinas. Note que esta é uma lista básica porque todos os componentes precisam passar por uma inspeção periódica.

De toda forma, fazendo as análises que sugerimos a seguir você realizará uma manutenção preventiva em seu maquinário, verificando sistemas, peças e componentes que sofrem um desgaste maior e exigem um pouco mais de atenção em menos tempo. Confira!

Filtros

Alguns sistemas das máquinas agrícolas são equipados com filtros para reter impurezas que poderiam aderir a outros componentes e peças, prejudicando o seu funcionamento ou impedindo que os fluidos circulem livremente. Você encontra filtros como de ar, de lubrificantes, de combustível e do sistema hidráulico.

Todos eles precisam passar por uma limpeza periódica, que varia de acordo com o item que está sendo inspecionado. O filtro de combustível, por exemplo, deve ser drenado todos os dias. Já o filtro de ar, pode passar por uma limpeza no máximo até cinco vezes, exigindo a sua troca depois disso.

Lubrificação

A lubrificação é uma questão muito importante para a maioria das máquinas, e isso não é diferente com aquelas que operam no meio agrícola. Elas precisam dos lubrificantes para que suas peças e componentes não sofram atrito direto, o que levaria ao superaquecimento e um desgaste mais rápido.

Todos os motores e partes móveis precisam de lubrificação. Algumas vezes ela é apenas superficial, em outras, como no caso do motor, as peças ficam banhadas no lubrificante e existe um nível adequado dele, que precisa ser acompanhado. Esses lubrificantes ou fluidos são encontrados em locais como:

  • motor;
  • freios;
  • diferenciais;
  • caixa de direção;
  • caixa de marcha.

Não se esqueça de que as lubrificações superficiais se perdem com mais facilidade em função do acúmulo de sujeira. Portanto, é preciso que a máquina esteja limpa e seja lubrificada em seguida, para garantir maior eficácia dessa ação.

Sistema de transmissão

As máquinas agrícolas, assim como outros veículos, são equipadas com um sistema de transmissão. Ela é o conjunto de mecanismos que recebe, transforma e transmite a potência do motor para os demais sistemas que se movimentam, como as rodas e os implementos. Esse conjunto é composto por muitas peças, como:

  • acoplamentos;
  • redutores;
  • engrenagens;
  • eixos;
  • buchas;
  • rolamentos;
  • retentores; entre outros.

Todos eles precisam trabalhar corretamente, já que formam uma equipe, digamos assim. Portanto, é fundamental analisar se não há um desgaste de nenhum desses componentes nem vazamentos, que poderiam reduzir a potência.

Freios

O maior problema de um veículo não é fazer com que ele se movimente, mas reduzir a sua velocidade sempre que for necessário. Isso é ainda mais difícil quando estamos falando de máquinas pesadas, que precisam de um sistema de freios totalmente eficaz.

Esse é um dos principais itens de segurança e que ajuda a evitar muitos acidentes. Portanto, o operador precisa estar constantemente atento à altura do pedal e verificando o tempo de resposta da máquina. Não se esqueça da necessidade de observar se o nível do fluido está adequado e fazer a sua troca periódica para que ele funcione bem.

Sistema hidráulico

O sistema hidráulico é um grande aliado no que se refere às máquinas agrícolas. Afinal, ele facilita a operação delas e viabiliza muitas das suas tarefas, que dificilmente seriam possíveis utilizando apenas a força humana.

Toda a robustez dos tratores e a sua força depende muito desse sistema que, embora seja tão eficaz, funciona de uma forma muito simples e não tem grandes exigências. Na verdade, requer apenas o óleo em níveis adequados e de boa qualidade.

No que se refere a esse sistema, a inspeção de máquinas e equipamentos é feita somente observando diariamente os níveis do lubrificante. Isso pode ser feito por meio da vareta ou um visor transparente que faz a marcação dos níveis mínimo e máximo. Sempre que necessário, é preciso completar esse óleo.

Sistema de arrefecimento

Existe um erro muito comum cometido durante a inspeção de máquinas e equipamentos agrícolas e ele se refere ao sistema de arrefecimento. Ele é responsável por promover o resfriamento do motor para que não superaqueça.

Muitos ainda acreditam que o sistema requer apenas água e, muitas vezes, é utilizada aquela comum, do abastecimento. Porém, o fluido arrefecedor não é composto apenas por ela, porque consiste em uma solução desenvolvida com componentes que permitem uma elasticidade maior na temperatura de funcionamento.

Isso significa que o fluido não se aquece com tanta facilidade e também não chega a congelar, como acontece com a água comum. Desse modo, a sua eficácia é muito maior, além de não causar a corrosão do sistema de arrefecimento.

O uso da água comum é prejudicial em função desse problema que citamos e também por causa dos minerais que ela contém. Seu uso exclusivo provoca incrustações nos componentes do sistema de arrefecimento causando vários prejuízos. Por isso, o ideal é usar o fluido específico e de acordo com o recomendado pelo fabricante.

Iluminação

Outro sistema básico que precisa passar pela inspeção de máquinas e equipamentos é o de iluminação. Ele contém itens de segurança e deve operar corretamente porque, além de sinalizar as ações do operador, permite a visualização do terreno quando há necessidade de fazer trabalhos noturnos.

Além da atenção com os faróis, as luzes de alerta precisam funcionar e ainda as de freio, quando a máquina tem esse recurso. Não se esqueça de manter o funcionamento das luzes do painel, pois elas ajudam a sinalizar possíveis problemas e indicar a necessidade de manutenção em alguns itens.

O tempo correto de fazer as inspeções e trocas

Como você viu, algumas peças, sistemas e componentes das máquinas agrícolas precisam ser analisados todos os dias. Outros requerem a atenção do operador para verificar se estão funcionando perfeitamente, mas há casos em que a inspeção precisa ser feita num determinado período, ou mesmo a substituição de um item.

Sempre que houver dúvidas sobre o tempo ideal para fazer essas intervenções, o correto é que você consulte o manual do proprietário. Também pode entrar em contato com um representante da marca para obter as informações necessárias e fazer a manutenção do seu maquinário no momento certo.

Não se esqueça de que o ideal é que essas tarefas sejam feitas por pessoas com conhecimento. Afinal, estamos falando de itens muito importantes para o funcionamento da máquina e outros essenciais para a segurança do operador.

Por isso, esse não é um momento para improvisos, porque precisa de um profissional experiente e que realmente saiba o que está fazendo, para que todos os itens recebam a atenção que precisam e as manutenções preventivas sejam realizadas corretamente. O sistema de arrefecimento é um bom exemplo disso que estamos falando.

Você pode treinar um dos seus colaboradores para que ele faça essas manutenções nas máquinas, ou contar com um mecânico especializado em equipamentos agrícolas. Isso porque a mecânica e o funcionamento deles é diferente dos veículos utilitários.

Para que não haja um impacto negativo nas finanças, o ideal é que seja feito um planejamento, conforme explicamos. Assim, haverá uma previsão para as manutenções e você terá o valor disponível para realizá-las. Podem ser agendadas para os períodos em que a máquina não precisará trabalhar, evitando interferências na rotina.

Segurança no trabalho em máquinas (NR-12)

A NR-12, ou Norma Regulamentadora número 12, é uma das quais pertencem ao grupo daquelas que constam na Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT). Foi criada no dia 8 de Junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).

Ela é uma das mais importantes e mais extensas de todas as normas da CLT. Foi criada com o objetivo de garantir que as máquinas e os equipamentos estejam seguros para serem operados pelos trabalhadores.

É composta por diversas determinações que apontam quais são os deveres de empregados e empregadores, instituindo as medidas protetivas que devem ser adotadas, como deve ser feito o manuseio das máquinas, o modo correto de armazenamento, entre muitas outras informações.

É válido lembrar que a NR-12 afirma que é dever do empregador adotar todas as medidas de proteção, para que o trabalho com máquinas e equipamentos não traga prejuízos para a saúde nem para a integridade física dos trabalhadores.

Isso significa que a inspeção de máquinas e equipamentos agrícolas precisa ser feita para que os processos produtivos da propriedade estejam de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. É válido lembrar que o não cumprimento dessas normas pode acarretar penalidades para o empregador.

Sendo assim, é importante conhecer todas as determinações da NR-12, estuda-la com cautela e procurar adequar as ações adotadas na propriedade com o intuito de respeitar essas normas. Mas isso não apenas para evitar as penalidades, e sim garantir o bom funcionamento das máquinas, bem como a proteção do operador e a coletiva.

O que podemos dizer é que, na verdade, essa inspeção não é complicada nem impactante para a propriedade. Ela precisa apenas estar inclusa nos processos de produção para que faça parte da rotina garantindo, assim, o bom funcionamento do maquinário e a segurança de todos.

É mais vantajoso fazer um bom planejamento para que a inspeção de máquinas e equipamentos seja feita de forma periódica, e os trabalhadores precisam estar envolvidos nesse processo. Desse modo, a NR-12 será respeitada, haverá segurança para todos e, ao mesmo tempo, o trabalho na propriedade fluirá sem problemas ou imprevistos.

Sabia que você pode ter um seguro de máquinas agrícolas para se prevenir ainda mais contra imprevistos? Entre em contato conosco para descobrir como esse seguro funciona!