HomePostsSeguro agrícolaSucessão familiar no campo: saiba como fazer esse processo

Sucessão familiar no campo: saiba como fazer esse processo

Seguro agrícola
sucessão familiar

Assim como ocorre com qualquer empresa pertencente a uma família, também no campo uma situação muito importante uma hora se apresenta: a sucessão familiar. No entanto, não é assunto que se resolva de uma hora para outra.

Existem questões culturais e de família envolvidas que devem ser abordadas com o cuidado e a responsabilidade que exigem. Afinal, costumes, tradições e patrimônio estão em foco.

Continue a leitura e saiba como conduzir o processo de sucessão familiar no campo.

O que é a sucessão familiar no campo?

A sucessão familiar é a transmissão do comando e da gestão do agronegócio da família, em geral, para um dos filhos dos fundadores. Mas não necessariamente para um dos filhos, uma vez que outras pessoas da família podem estar envolvidas.

A sucessão não se trata de uma simples herança, uma vez que requer a formação e o preparo de um sucessor para assumir suas responsabilidades como gestor da propriedade. Assim, mais que um simples herdeiro, quem sucede deve estar preparado para conduzir bem os negócios da família.

Quais os principais desafios e como proceder?

O principal desafio reside na própria natureza do processo, que deve ser de formar um sucessor nos negócios, em vez de um herdeiro dos negócios. A diferença reside no fato de o sucessor ser aquele que dará continuidade, ainda que introduzindo novos valores, enquanto um herdeiro é simplesmente o novo dono.

Além disso, membros de gerações mais novas tendem a se interessar por outros caminhos que, muitas vezes, os afastam do campo. Os atrativos urbanos também afetam significativamente as decisões dos jovens. Acompanhe a seguir importantes dicas de como proceder para aprimorar a sucessão no campo.

Planeje com antecedência

Um processo de sucessão deve ser pensado desde muito cedo, preferencialmente com alguns anos de antecedência. Na verdade, o planejamento deve levar em conta de modo especial a pessoa que se pretende como o sucessor e a maneira com que se dará seu preparo para esse fim.

Um sucessor deve ser instruído na arte da qual será gestor, e isso requer planejamento e tempo hábil. Em muitos casos, pode ser apenas um aprimoramento de alguém que já vem se dedicando a isso e, desse modo, o processo todo fica muito mais fácil.

Identifique o sucessor

Para o planejamento se efetivar, é preciso que o sucessor esteja identificado, uma vez que ao longo do tempo será preparado para investir em suas funções futuramente. Essa é uma fase que requer conversas familiares e entendimentos entre os membros, para que não ocorram nem desinteresse, nem melindres pessoais.

Estude o mercado

Conhecer o mercado e suas tendências é indispensável para uma boa sucessão familiar no agronegócio. Adequações podem ser necessárias e o momento da sucessão pode ser bom para a implementação de mudanças que se mostrarem fundamentais. Considere, por exemplo, as novidades e vantagens da Agricultura 4.0.

Levante os dados da propriedade

O melhor caminho é ter disponível a real condição da propriedade para um perfeito conhecimento do sucessor. Nesse sentido, leve em conta, entre outros, os seguintes aspectos:

  • dados físicos e de produtividade, como área cultivadas e rendimento por hectare;
  • documentação da propriedade;
  • todos os componentes do patrimônio rural;
  • a situação das contas e todos os débitos e créditos existentes;
  • a situação do maquinário;
  • as principais adequações e aquisições necessárias.

Demonstre a importância do processo

Todos os envolvidos diretamente com a sucessão no agronegócio da família devem estar conscientes de sua importância como processo de transição. Deixe claro os principais aspectos que devem ser conhecidos e as principais etapas a serem percorridas para sua concretização, e se esforce para que haja participação de todos.

Invista em conhecimento

O agronegócio evolui a passos rápidos e há sempre um grande número de conhecimentos que deve ser apropriado por aqueles responsáveis por conduzir os negócios da família. Além de uma formação acadêmica pertinente, existem inúmeras formas de ampliar o conhecimento e atender às demandas de uma boa sucessão.

Além do conhecimento externo, o sucessor deve se apropriar da forma como os processos são conduzidos na propriedade, assim como da realidade das instalações existentes e suas necessidades. Do mesmo modo, precisa estar muito bem familiarizado com as culturas conduzidas na propriedade, o que geralmente costuma ser natural para a família.

Envolva e reúna a família

O processo de sucessão deve envolver toda a família, desde o seu planejamento até as tomadas de decisão. Assim, fomente reuniões onde se discuta exclusivamente esse processo, de maneira que todos possam participar efetivamente de sua construção e dar a sua contribuição.

Conte com a tecnologia

A condução de uma agricultura moderna e competitiva hoje já não é possível sem a presença da tecnologia que decididamente chegou para ficar no campo. Sistemas de gestão agrícola, uso de GPS, a tecnologia embarcada no maquinário agrícola e as ferramentas da agricultura de precisão devem ser conhecidas e gradativamente introduzidas na propriedade.

Qual a importância do seguro rural nesse processo?

O seguro rural permite que o produtor se proteja contra perdas, em especial aquelas resultantes da ocorrência de fenômenos climáticos. Na verdade, muitas vezes o seguro pode ser a garantia da continuidade dos negócios da família.

O processo de sucessão familiar, portanto, deve considerar com muita atenção este aspecto de segurança do agronegócio, uma vez que se trata de um componente particularmente sensível. Assim, resguardar-se das emergências danosas para a propriedade e para os interesses da produção é indispensável.

Durante o processo de capacitação do sucessor, os seguros existentes e outros ainda necessários devem ser identificados, com ênfase na lavoura propriamente e todo o patrimônio que precisa ser protegido. O futuro gestor precisa ser devidamente sensibilizado para os cuidados preventivos e conhecer bem as áreas mais suscetíveis.

Como você pode ver, a sucessão familiar no campo deve ser pensada com antecedência suficiente para que ocorra um adequado planejamento, assim como a formação e o preparo do futuro gestor do agronegócio da família. Considere que o novo deverá sempre aprimorar o antigo no que for pertinente.

Já pensou na sucessão em sua propriedade e nos negócios da família? Conte-nos sua experiência ou faça uma reflexão sobre o assunto deixando um comentário neste post.