HomePostsSeguro agrícolaDescubra o que é agricultura 5.0 e como é usada nas fazendas

Descubra o que é agricultura 5.0 e como é usada nas fazendas

Seguro agrícola
agricultura 5.0

Com certeza, você já ouviu falar em agricultura de precisão e a revolução da tecnologia no campo com a chamada agricultura 4.0. Mas, sabia que a 5a revolução no agronegócio — a agricultura 5.0 — já está adentrando a propriedade rural?

Em busca de aprimorar a agricultura de precisão e incentivar a robótica nas operações de campo, adota cada vez mais a inteligência artificial (IA) para conferir autonomia ao maquinário e aos equipamentos. Assim, muitas operações terão menor ingerência humana.

Continue a leitura e descubra o que é agricultura 5.0 e como é usada nas fazendas.

O que é agricultura 5.0?

A tecnologia avançou porteira adentro e vem ocupando gradativamente, já há algum tempo, cada vez mais espaços no agronegócio e promovendo o seu crescimento. Com essa evolução produzida no trabalho do campo, se observa um movimento que ficou conhecido como agricultura 4.0 e agricultura de precisão.

O resultado dessas inovações tecnológicas introduzidas nas propriedades agrícolas foi uma sequência de avanços significativos na gestão e na produtividade das fazendas. Dessa forma, plataformas de gerenciamento em nuvem, sensores específicos, drones georreferenciados e a automatização de máquinas, entre outras, ilustram o desenvolvimento alcançado.

Todos esses instrumentos, ferramentas e processos, integrados com as facilidades do Big Data e utilizando inteligência artificial (IA) mostram uma autonomia do maquinário cada vez maior. Associados ao uso intensivo da internet, da robótica e da biotecnologia consolidam o estágio do agronegócio atual como a agricultura 5.0.

Assim, o termo se refere ao novo modelo de gestão agrícola (a 5a revolução no agronegócio) com mais controle e maior produtividade, fazendo uso do que há de melhor na tecnologia para o campo. Ao mesmo tempo, se consegue otimizar os principais recursos e insumos empregados na produção agrícola melhorando a eficiência.

Dessa forma, o volume de água e a quantidade de energia utilizada para irrigação são reduzidos significativamente. Da mesma forma, defensivos agrícolas para o controle de pragas e fertilizantes para a mais adequada nutrição do pasto e da lavoura são otimizados. Enfim, os resultados são melhores e as despesas se reduzem.

Quais suas principais aplicações?

Os exemplos anteriores constituem algumas das aplicações básicas da agricultura 5.0, mas com efeitos muito positivos nos resultados da propriedade. Outras tecnologias disponíveis já elevam ainda mais a participação das inovações no agronegócio. Conheça a seguir as principais aplicações encontradas nas fazendas inteligentes mais produtivas.

Sensores

Sensores são equipamentos capazes de detectar determinada condição para a qual estão programados a reagir com o envio de dados. Esses dados, por sua vez, podem ser enviados a uma central e acionar certos mecanismos, estimular um aplicativo ou simplesmente emitir um sinal sonoro.

Entre os sensores com maiores aplicações no agronegócio podem ser citados:

  • sensores de umidade: instalados no campo, detectam uma condição de limite mínimo da água no solo podendo acionar o sistema de irrigação quando baixos teores são alcançados;
  • sensores de linha: instalados na plantadeira, por exemplo, podem identificar falhas no plantio, corrigir a operação em tempo real e gerar mapas do plantio realizado;
  • sensores no manejo integrado de pragas: instalados no maquinário agrícola ou em armadilhas no campo, permitem realizar o monitoramento de pragas;
  • sensores de solo: instalados no campo ou em veículos para esse fim, detectam o pH do solo (níveis de acidez) e as condições dos principais nutrientes para o manejo de fertilizantes.

Monitores de plantio

Plantabilidade é um termo empregado no agronegócio para indicar a precisão alcançada durante a operação de plantio. A condição mais precisa se dá quando se consegue realizar uma distribuição uniforme das sementes no campo, o que irá fornecer o melhor estande de plantas e a produção mais mais próxima do potencial da lavoura.

Isso significa que as sementes foram depositadas adotando os espaçamentos adequados, assim como a profundidade ideal para a semeadura da cultura. Esses resultados vêm sendo cada vez melhores com o aprimoramento dos sistemas de distribuição de sementes e o emprego de monitores de plantio embarcados na máquina agrícola.

Esses monitores são essenciais para que sejam alcançadas as maiores precisões na regulagem da operação do maquinário. Sensores, como visto, e sistemas auto ajustáveis completam os esforços tecnológicos na direção de maiores produtividades na lavoura.

Drones

Os drones constituem tecnologia com aplicações bem diversas e possibilidades quase infinitas. Os recursos trazidos pela agricultura 5.0 incrementam o seu emprego no campo permitindo realizar atividades com resultados mais precisos e em tempo muito menor.

Por exemplo, uma passada sobre determinados talhões cultivados, fazendo uso de câmeras e sistema GPS pode apontar imagens de reboleiras de plantas atacadas por doenças ou outras pragas. Transmitindo para uma central com software de interpretação de imagens, a reboleira pode ser detectada e o controle realizado em tempo hábil.

Situações dessa natureza otimizam os resultados e economizam recursos, sobretudo na utilização de insumos, assim como na racionalização do tempo empregado. Evitar a infestação de uma praga ou de uma doença na lavoura como mostrado pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso na produção agrícola.

Quais os benefícios da agricultura 5.0?

Assim como sua antecessora, a agricultura 4.0, aportou e ampliou as possibilidades no campo, a agricultura 5.0 segue aprimorando esses resultados. Veja a seguir os principais benefícios que são percebidos com sua implementação na propriedade:

  • melhores produtividades;
  • maior eficiência na produção;
  • produção em maior escala;
  • redução dos desperdícios no campo;
  • redução sistemática dos custos de produção;
  • redução na demanda por mão de obra rural;
  • segurança alimentar com maiores produções;
  • maior suporte para tomadas de decisão nos negócios.

Em resumo, a agricultura 5.0 é mais uma revolução no agronegócio trazendo tecnologia avançada para o campo e melhores resultados para o produtor. Leve em conta que se trata cada vez mais de fazer uso da agricultura de precisão e literalmente colher os melhores frutos.

Como você pode ver, a agricultura 5.0 chegou para propiciar a continuidade do sucesso que o agronegócio vem conquistando, fazendo uso da tecnologia que viabiliza novas abordagens mais eficientes e garantindo resultados que estimulam ainda mais o setor.

Se você gostou deste post curta nossa página no Facebook e descubra muito mais.