O que é estresse ocupacional e como prevenir na minha empresa?
Existe um elemento que vai, lentamente, formando-se no seio da equipe da empresa sem chamar muita atenção, inicialmente. Devagar, vai tomando cada colaborador de uma forma diferente, na medida em que algumas circunstâncias ou eventos vão se repetindo e acumulando seus efeitos: é o estresse ocupacional.
Qualquer empresa, dos mais diversos segmentos, pode se ver alcançada por essa condição da saúde emocional dos colaboradores. Os aspectos que impulsionam essa experiência pessoal, que atinge a qualquer um, são bem variados, mas podem ser controlados.
Continue a leitura e descubra o que é estresse ocupacional e como preveni-lo na sua empresa.
O que é estresse ocupacional?
O ambiente laboral pode ser visto como um conjunto que envolve infraestrutura instalada, processos existentes e relações entre as pessoas da organização. Nas rotinas do dia a dia, o trabalhador interage com esse universo, podendo ser por ele afetado com maior ou menor intensidade.
Quando qualquer desses fatores ou a interação entre eles provocar ou induzir situações de estresse nos colaboradores, o resultado sobre o indivíduo pode ser caracterizado como estresse ocupacional. A caraterização, no entanto, depende da percepção pessoal, ou seja, como o colaborador recebe e reage aos estímulos do ambiente. As diferentes respostas aos mesmos fatores permitem que determinadas circunstâncias sejam estressantes para uns, mas não para outros.
Por essa razão, a condição de estresse ocupacional não é ser generalizada, mas avaliada em cada caso, segundo as reações físicas e emocionais de cada um, como na síndrome de Burnout. Nesse sentido, também é preciso levar em conta a multiplicidade de situações e eventos que podem dar origem a esse tipo de estresse conforme age sobre a capacidade de resposta de cada colaborador. Veja a seguir as circunstâncias mais comuns que são observadas.
Quais os fatores estressantes mais comumente observados?
O estresse no ambiente de trabalho pode surgir em razão de condições operacionais inadequadas. Da mesma forma, também pode ter origem em relações conturbadas, ou mesmo, na ausência de maiores cuidados com as necessidades da equipe. De maneira geral, algumas situações são mais comuns de serem encontradas, como as que são mostradas a seguir:
- instalações inadequadas;
- cronogramas apertados;
- metas inalcançáveis;
- pressão da liderança;
- jornadas muito longas;
- demandas excessivas por horário extraordinário;
- competitividade elevada;
- ausência de feedback;
- comunicação interna deficiente;
- salários inadequados;
- atrasos nos pagamentos;
- ausências de cuidados com saúde e segurança;
- falta de perspectivas na empresa.
Como prevenir o estresse ocupacional na empresa?
O estresse no ambiente de trabalho pode surgir facilmente, dependendo do tipo de atividade desenvolvida, mas também de outros fatores mostrados antes. Por outro lado, existem medidas que podem ser tomadas e que são capazes de inibir ou reduzir a incidência do estresse ou, pelo menos, sua intensidade. Acompanhe.
Incentive a alimentação saudável
Uma alimentação saudável não se limita ao cardápio consumido, mas envolve horários, clima na hora das refeições e a qualidade do ambiente onde se come, entre outras. Incentivar a adoção e o hábito de uma alimentação saudável começa por garantir um local agradável, dentro das possibilidades da empresa.
Adote pausas durante a jornada
Atividades profissionais que requerem muito esforço ou concentração são particularmente beneficiadas com breves interrupções. Pequenas pausas ao longo da jornada de trabalho descansam a mente e permitem rápidos momentos de descanso. Estes, por sua vez, são capazes de amenizar as condições físicas e psicológicas, reduzindo e até evitando o estresse.
Mantenha o diálogo com a equipe
Não se trata apenas de discutir situações técnicas ou administrativas, mas de garantir uma boa comunicação interna. O diálogo, às vezes, precisa ser diferente em função dos diversos interlocutores. Assim, desenvolva maneiras de manter canais abertos, feedbacks em dia e o que mais for necessário.
Ofereça um ambiente corporativo saudável
O ambiente organizacional tem um importante papel na saúde e bem-estar dos colaboradores da empresa. Na verdade, a saúde emocional dos trabalhadores é diretamente influenciada por esse fator e, de sua qualidade, depende o surgimento ou não do estresse ocupacional na equipe. Assim, invista em qualidade de vida.
Aborde os benefícios da prática de exercícios físicos
A prática de atividades físicas constitui excelente iniciativa de alívio para a saúde física e emocional das pessoas em geral. Quando se trata de estresse ocupacional, encontra ainda maior significância, pois, como você viu, geralmente o colaborador não tem controle sobre os agentes estressantes, mas pode aliviá-los.
Respeite as funções de cada colaborador
De maneira geral, cada profissional, em razão de sua formação ou do cargo que ocupa na empresa, possui um elenco de atribuições. A demanda por atendimento a tarefas fora do escopo das funções do colaborador costumeiramente traz insegurança e é um importante foco de estresse na organização.
Qual a importância do seguro na empresa e como pode ajudar?
Uma das grandes razões pelas quais se faz um seguro é poder dispor da tranquilidade que esse produto oferece. Esse motivo ganha mais importância para quem tem família e deseja sempre o melhor para os seus pares. Assim, saber que na ocorrência de uma situação emergencial que impeça sua continuidade produtiva, haverá um amparo para aqueles que você indicar é muito reconfortante. Da mesma forma, se um evento conduzir a uma partida inesperada, a proteção devida resguardará os beneficiários.
Um seguro também se constitui em importante elemento do planejamento financeiro da família. A segurança que traz para o segurado pode ser um instrumento de alívio para as preocupações dessa natureza. Além disso, quando a empresa oferece esse benefício, eleva a autoestima de seus colaboradores. A sensação de bem-estar que promove, na verdade, resulta de um sentimento de pertencimento: afinal, é a empresa cuidando de sua equipe.
Assim, considere a oferta desse benefício para seus colaboradores e, além, de reduzir o estresse ocupacional, colha ainda maior engajamento dos membros de sua equipe e uma redução nos afastamentos. Além disso, garanta com isso também mais um bom reforço para a retenção de seus talentos.
Como você pode ver, o estresse ocupacional pode surgir em qualquer empresa, em razão de inúmeros possíveis fatores geradores. Mas, por sua vez, as organizações possuem meios e podem tomar certas iniciativas no sentido de eliminar ou, pelo menos, minimizar as circunstâncias causadoras.
Agora, você gostaria de se manter sempre em dia com os mais importantes aspectos que transitam pelo RH de sua empresa? Curta nossa página no Facebook.