HomePostsSeguro de VidaEntenda como funciona o seguro de invalidez permanente

Entenda como funciona o seguro de invalidez permanente

Seguro de Vida
seguro de invalidez permanente

Mesmo que o seguro de vida seja algo que todos prefiram não ter de usar algum dia, não há como negar que ele é essencial para a segurança. O fato é que eventualidades podem acontecer com qualquer pessoa e não há como prever acidentes.

Por isso, ter um seguro de vida com o qual você possa contar é uma garantia que, certamente, assegura a sua tranquilidade em termos financeiros. É importante ressaltar, contudo, que o seguro de invalidez permanente é uma proteção de extrema relevância — visto que confere ao segurado a certeza de que os seus beneficiários estarão protegidos.

No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre o funcionamento dos seguros e acerca das suas coberturas. Pensando nisso, nós resolvemos desenvolver este post para responder aos questionamentos mais comuns sobre o seguro de invalidez permanente! Confira!

O que é seguro de vida?

Trata-se de um seguro que visa a proteger o segurado e os seus familiares em relação a acidentes que possam ocorrer. Ele tem por objetivo arcar com os custos financeiros em caso de morte ou, como dito, de acidente.

O que muitos não sabem, porém, é que esse tipo de seguro pode beneficiar também aquele que é o titular da apólice. Um bom exemplo disso é o caso de acidentes ou de doenças que incapacitam permanentemente o segurado.

Obrigatoriamente, o seguro de vida cobre o risco de morte, tanto por causas naturais quanto por acidentais. No entanto, na hora da contratação, o cliente pode optar por mais coberturas, como invalidez por acidentes, por doenças graves, invalidez permanente por doenças, incapacidade temporária, desemprego, entre outras. Vale ressaltar que é possível, em uma única apólice, incluir vários tipos de coberturas, tornando-a mais abrangente.

O que se enquadra em um seguro de invalidez permanente?

Antes de qualquer coisa — para se ter uma ideia do seguro que cobre a invalidez —, é essencial que se entenda o que significa, de fato, invalidez. Na verdade, existem dois tipos: a total e a parcial.

A invalidez total e a parcial ocorrem em decorrência de um acidente no qual algum membro do corpo perde as suas funções vitais. A partir disso, não será mais possível contar com a atividade de determinado membro para o desempenho das atribuições profissionais — o que anteriormente ocorria com segurança e bom rendimento.

Um exemplo de invalidez total seria a perda da visão em ambos os olhos. Trata-se de uma situação irreversível, não havendo possibilidade para a reabilitação do segurado. No entanto, se o problema ocorrer em apenas um dos olhos, haverá uma perícia e o caso pode ser enquadrado como invalidez parcial, havendo a chance de se realizar algumas atividades.

Vários fatores podem causar a invalidez ou a “nulidade” de determinadas partes do corpo. São situações que podem ocorrer mesmo não sendo vistas como riscos — daí a importância da contratação de um seguro. Afinal, um problema que impeça uma pessoa de trabalhar tem na indenização a segurança financeira que passa a ser necessária.

Como um seguro pode ajudar?

Um seguro que cubra a invalidez permanente pode ser uma tranquilidade em um momento tão difícil. Vale ressaltar que alguns só oferecem coberturas em caso de morte. Outros, porém, oferecem uma cobertura mais abrangente. Isso pode ser definido no momento da contratação, em que você optará pelas coberturas que pareçam mais convenientes.

No entanto, um seguro que ofereça cobertura em caso de invalidez permanente é sempre um caso a ser pensado. Isso porque ocorrem eventos inesperados na vida a todo tempo e ter uma proteção desse tipo pode garantir mais segurança e mais tranquilidade.

Em situações cobertas por cláusulas na apólice, o seguro garantirá a manutenção da renda do segurado, assim como o padrão de vida das pessoas beneficiadas. Dessa forma, o impacto que, geralmente, causa uma notícia desse tipo a um trabalhador, certamente, tem os seus efeitos amenizados.

Quais são as diferenças entre invalidez permanente por acidente e invalidez permanente por doença?

A invalidez permanente provocada por acidente tem a sua cobertura como garantia adicional em seguros de vida. Dessa forma, o segurado garante uma indenização proporcional quando comparada à básica por morte. Isso em caso de perda ou de redução, total ou parcial, de órgão ou de membro provocadas por um acidente.

Quando nos referimos à invalidez permanente por doença, é dado ao segurado um tipo de antecipação como garantia básica, já que ele não alcançará a sua recuperação ou a reabilitação por meio dos recursos médicos e terapêuticos existentes. Aqueles que são portadores de doenças em fase terminal também se enquadram nos casos de invalidez permanente — devendo ser atestados por um médico habilitado.

Por que é interessante contratar um seguro para os trabalhadores?

Do ponto de vista do profissional integrante do quadro de pessoal, o benefício de um seguro de vida ou de acidentes pode representar um enorme incentivo, garantindo um vínculo empregatício ainda maior. Esse benefício concedido pela empresa ao colaborador estimula a produtividade, assegurando uma imagem positiva dos empregadores. Ao mesmo tempo, desenvolve a necessidade de retribuição a esse cuidado.

Do ponto de vista do empregador, por sua vez, a companhia contratante também tem a ganhar concedendo esse benefício, uma vez que o valor investido em um seguro para os trabalhadores é deduzido do imposto de renda. Além disso, a medida previne problemas com ações trabalhistas.

O que não é coberto no seguro de invalidez permanente?

Algumas situações não costumam ser protegidas pelo seguro de invalidez permanente. Por isso, é essencial conhecê-las e ter a certeza de contratar a modalidade que cobre as suas necessidades. Veja quais são:

  • operações de guerra, perturbação da ordem pública ou atos de terrorismo;
  • atos ilícitos dolosos;
  • tentativa de suicídio, exceto em situações ocorridas após dois anos contados a partir da vigência inicial do seguro;
  • doenças preexistentes que não foram declaradas na proposta de adesão, mas que são de conhecimento do beneficiário;
  • acidentes causados por desastres naturais, como terremotos, furacões, erupções vulcânicas, entre outros;
  • intoxicações alimentares, incluindo as decorrentes do uso de drogas, produtos químicos ou medicamentos — salvo quando prescritos por ordem médica em consequência de acidente pessoal.

Como visto, ter um seguro de invalidez permanente pode garantir a tranquilidade e a segurança financeira para os momentos imprevisíveis que comumente surgem na vida. Além disso, contratar uma empresa idônea, experiente e com uma boa reputação no mercado é uma excelente medida de segurança pessoal.

Se este conteúdo foi útil, aproveite e assine a nossa newsletter para receber na sua caixa de entrada as nossas atualizações!