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6 dicas para melhorar a saúde emocional no trabalho

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saúde emocional no trabalho

O desejo dos gestores é que seus colaboradores se mantenham sempre satisfeitos e motivados, pois isso tem a ver com a produtividade e a retenção de talentos. Um funcionário satisfeito produz mais e se mantém em parceria com a empresa na qual trabalha.

Daí a preocupação do RH com a saúde emocional no trabalho, visto que ela reflete diretamente no sucesso e produtividade da empresa. Trabalhadores motivados desempenham suas atividades com mais qualidade e produzem muito mais que os insatisfeitos.

Com todos os acontecimentos que surgiram nesses últimos anos, problemas emocionais se tornaram muito mais comuns do que se imagina, como: depressão, ansiedade, medo, desmotivação, síndrome de Burnout, entre outros. Portanto, mantê-los tranquilos e seguros é o primeiro passo para obter bons resultados.

Neste conteúdo, vamos entender como lidar com a saúde emocional no trabalho e como garantir ambientes profissionais saudáveis e motivadores. Confira!

O que é bem-estar emocional?

Podemos definir bem-estar emocional como o equilíbrio que precisa haver entre a saúde física e a psicológica. Ou seja, elas devem agir em harmonia, para que tudo transcorra normalmente e sem que uma interfira na outra. Mas, como, no cenário no qual vivemos, manter o equilíbrio psicológico e físico?

Na verdade, existem ações que podem colaborar bastante para que tudo funcione normalmente e haja a motivação no trabalho — essencial para o bom desempenho. O RH das empresas está muito atento, não apenas em manter a saúde emocional de seus colaboradores no trabalho, mas também em identificar o que pode causar essa desmotivação e os problemas decorrentes dela.

Quais são os fatores que influenciam a saúde emocional no trabalho?

Alguns aspectos no dia a dia do colaborador precisam de um olhar mais atento de seus gestores. Dessa forma, fica mais fácil identificar os sinais de alerta que podem apontar ações que causam desmotivação e abalam a saúde emocional no trabalho. Veja os principais pontos a serem observados:

  • ameaças da administração da empresa (como demissões);
  • baixos salários;
  • clima organizacional ruim;
  • competitividade elevada;
  • muita pressão por resultados;
  • poucos (ou muitos) desafios sem o auxílio, como treinamentos para qualificar a rotina de trabalho;
  • falta de treinamento;
  • pouca valorização por parte da gestão;
  • entre outros.

Quais as consequências de ações para melhorar a saúde emocional?

Quando a administração começa a sentir esses sinais de desmotivação por parte dos colaboradores, já é hora de agir e buscar soluções. Quando isso é feito de forma adequada, os primeiros resultados positivos já podem ser percebidos. Veja quais são eles:

  • colaboração nas atividades.
  • foco nas atividades;
  • gratidão;
  • produtividade;
  • reconhecimento (que promove a retenção e atração de talentos).

Diante disso, fica fácil concluir que se importar com essas questões que envolvem a saúde emocional do colaborador contribuem, tanto para a satisfação do funcionário, como para a produtividade e saúde financeira da empresa.

Como melhorar o bem-estar emocional nas empresas?

Vamos, então, saber o que o RH pode fazer para criar ações que resolvam essas questões e mantenha o colaborador motivado, valorizado e satisfeito. Vamos a elas?

1. Invista em ginástica laboral

É uma medida que já se tornou rotina em algumas empresas. O colaborador dá um tempo nas suas atividades e junto aos seus colegas — sob a supervisão de um profissional — executa exercícios de alongamento. A ginástica laboral contribui para resolver alguns problemas relacionados à postura dos profissionais, ajuda o colaborador a manter o foco, além de aumentar o controle e a percepção corporal.

Dessa maneira, deixando os momentos de tensão relacionados ao trabalho um pouco de lado por alguns minutos, é possível que o profissional relaxe física e mentalmente e que o retorno às atividades seja mais tranquilo e sem estresse.

2. Utilize a ergonomia no ambiente de trabalho

A ergonomia é hoje uma das preocupações das empresas que produzem móveis para escritório, pois tudo é pensado de forma que o trabalhador se sinta confortável na execução de suas tarefas, no decorrer do dia. Diante disso, as empresas que investem na ergonomia no trabalho contribuem para a saúde de seus colaboradores, garantindo menos desgastes no dia a dia.

3. Ofereça massagens periódicas

Essa ação não é muito comum, mas pode ser incluída entre as medidas que promovam mais tranquilidade e relaxamento aos funcionários. A empresa determina uma frequência para oferecer essa atividade, que pode ser mensal, quinzenal ou como for definido pela gestão.

4. Promova treinamentos e palestras

A empresa que promove treinamentos e palestras aos seus colaboradores demonstra interesse pelos funcionários e os valoriza. Entende que qualificá-los é importante para aumentar a motivação, o desempenho e, consequentemente, a produtividade. Outra vantagem que os treinamentos podem trazer é possibilitar que os funcionários conheçam mais suas aptidões e evoluam. Isso motiva e aumenta a autoestima dos colaboradores.

5. Mantenha a sua cultura organizacional

Se a empresa se importa com a saúde emocional e o bem-estar dos funcionários, é necessário definir uma cultura organizacional que promova a saúde e a valorização de seus colaboradores. Isso é facilmente percebido por eles e, certamente, motiva-os. São ações que ajudam a evitar a competitividade, muito comum em ambientes profissionais, assim como conflitos de gestão que podem ocorrer com qualquer empresa.

Uma empresa que preze e estimule a colaboração mantém os funcionários mais unidos em prol de um objetivo comum. Assim, evita-se o estresse e as pessoas sabem seu papel no crescimento e produtividade da empresa.

6. Dê feedbacks construtivos

Trata-se de uma prática extremamente importante para a evolução de um trabalhador. Saber seus pontos negativos e positivos contribui para que o colaborador foque nos acertos e evite as ações vistas como ineficientes pela empresa. Assim, a empresa se envolve ativamente na construção de um ambiente profissional mais saudável, ressaltando o crescimento dos funcionários e da organização como um todo.

Saber dar feedbacks é essencial para ajudar e possibilitar a melhora profissional do colaborador. É fundamental que o funcionário entenda que os aspectos apontados devem ser melhorados e que contribuirão para sua evolução e crescimento na empresa. De nada adianta dar feedbacks que apontam erros e não sugerem soluções para o crescimento profissional do colaborador.

Como você pôde perceber neste artigo, é possível melhorar a saúde emocional no trabalho, por meio de ações simples, mas importantíssimas para o crescimento de todos e da empresa.

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