HomePostsEstágioConfira 6 dicas de como contratar estagiário

Confira 6 dicas de como contratar estagiário

Estágio
contratar estagiário

Aumentar a produtividade, transferir conhecimento e descobrir novos talentos. Entre outras coisas, esses são os principais benefícios quando se pensa em contar com um estagiário, não é mesmo? Por isso, aproveitamos o tema para elaborar este artigo, elencando as melhores dicas para essa contratação.

O objetivo é colaborar no processo de recrutamento da sua empresa, apontando caminhos importantes na seleção dos melhores candidatos. Assim, você tem a certeza de que incorporou bons profissionais à sua equipe, aprimorando a qualidade dos trabalhos. Agora, vamos direto ao assunto!

A importância de contar com um programa de estágio

Os programas de estágio são excelentes estratégias gerenciais de longo prazo. Muito além da imagem comum que se tem sobre estagiários, é importante examinar esses programas como a oportunidade de desenvolver profissionais com o perfil da sua empresa.

Afinal, a premissa básica do estágio é a contratação de pessoas em formação, que não por acaso, estão sedentas por dois elementos importantes no mundo corporativo: aprender e ser reconhecido.

É assim que as grandes empresas encaram os programas de estágio, como um dispositivo de desenvolvimento e familiarização de profissionais que serão determinantes para os objetivos de longo prazo, pois sem essa mentalidade o programa perde o seu propósito, frustrando ambas as partes.

As 6 melhores dicas de como contratar estagiário

Por isso, este é um artigo tão importante para a gestão da sua empresa. Como percebemos, é fundamental saber identificar os candidatos alinhados com a sua cultura corporativa, minimizando atritos e aumentando as chances de que essa pessoa se torne um profissional competente à sua equipe. Agora, conheça as nossas dicas sobre o tema!

1. Defina uma carga horária adequada

Ainda que as contratações de estagiários não sejam orientadas pela CLT e as leis trabalhistas, é importante seguir os parâmetros corretos do programa. Tratando-se de estudantes universitários, a jornada máxima permitida é de 30 horas semanais.

Existe uma exceção para cursos que combinam prática e teoria e que expressem no projeto pedagógico que o estágio obrigatório é de 40 horas semanais. No fim das contas, é importante definir uma carga horária que se adeque tanto a Lei do Estágio como às especificações do curso do estagiário.

2. Defina uma remuneração compatível com o estágio

Mesmo que a remuneração e os benefícios não sejam obrigatórios, o pagamento de bolsa-estágio, auxílio transporte e recesso remunerado é sim compulsório nos estágios não-obrigatórios. Em todos os casos, é importante determinar uma remuneração positiva, que também estimule a participação e o afinco do estagiário.

Um receio comum das empresas é de que o pagamento de uma remuneração acabasse configurando o vínculo empregatício, mas pode ficar tranquilo que esse não é o caso. O estágio em si conta com uma legislação totalmente separada das práticas da CLT, justamente para flexibilizar a contratação de novos talentos.

3. Estabeleça um vínculo entre a sua empresa e a universidade

Em muitos cursos, o projeto pedagógico determina que o estágio deve ser realizado em uma área que complemente os campos de pesquisa e aprendizado. Por isso, é importante traçar um vínculo didático para que esse estagiário enxergue o que ele aprende em sala sendo colocado na prática.

4. Divulgue a vaga de maneira estratégica

Aqui, falamos tanto do método de divulgação como dos ambientes em si. O método revela como você se apresenta a esses candidatos nos anúncios. Ainda que você queira refletir a personalidade da sua empresa no anúncio, é sempre bom focar nas qualidades objetivas do que você está oferecendo, deixando claro descrições sobre a carga horária, o local, os benefícios, as atividades desempenhadas e os requisitos.

Com esse nível de transparência e objetividade, você filtra o número de candidatos entrando em contato, realizando uma triagem involuntária. Já o segundo ponto sobre a divulgação é o ambiente de publicação. A nossa recomendação é fazer essa publicação nas redes sociais dos centros acadêmicos das universidades que o interessam, assim como em seus respectivos classificados online e plataformas modernas de emprego.

5. Entreviste com objetividade

Então, você fez todos os passos: elaborou um programa coerente, definiu carga horária e remuneração compatíveis, publicou as vagas e recebeu o contato dos candidatos interessados. Feito isso, é hora de partir para as entrevistas.

Da forma como percebemos, esse é o momento definitivo para extrair do candidato sua real identidade, postura e condução em situações de estresse. É por esse e outros motivos que recomendamos a realização de um teste eneagrama, capaz de fisgar traços importantes da personalidade e confiança do candidato.

6. Entenda a Lei do Estágio

Complementarmente, é importante ter uma noção sólida da Lei 11.788/2008, pois assim você garante a adequação da sua empresa na contratação do jovem profissional. Entre todos os temas abordados no texto legislativo, destacamos os principais:

  • número de estagiários por número de empregados;
  • deveres, direitos e penalidades;
  • jornada de trabalho;
  • remuneração.

A importância do seguro estagiário

Por fim, vale a pena destacar um dos mais importantes seguros do meio empresarial, o seguro estagiário. Caso não conheça, esse é o tipo de apólice que serve para proteger o jovem profissional contra acidentes pessoais que possam acontecer no ambiente de trabalho.

Pois como frisamos anteriormente, o programa de estágio não é regido sob as leis trabalhistas da CLT, e sem o vínculo empregatício, a pessoa estaria vulnerável a eventuais acidentes durante sua jornada de trabalho. É por esse motivo que a Lei do Estágio determina que a contratação desse seguro é obrigatória, especificamente no Art. 9º inciso IV.

No entanto, é importante destacar que essa medida é muito positiva, pois garante a proteção do seu profissional a um excelente custo-benefício. Caso contrário, o estagiário que se acidentasse estaria coberto pelos mesmos dispositivos da lei trabalhista, incorrendo em um processo muito mais moroso, burocrático e caro para a sua empresa.

Aproveite o momento para conhecer as melhores apólices para que você possa contratar estagiário. Para isso, convidamos você a conhecer nosso portal e as nossas soluções, confiando essa parte importante da sua operação a quem tem ampla experiência no ramo. Para isso, acesse a nossa página!