HomePostsEstágioSaiba o que é um programa de mentoria e como implementá-lo na empresa

Saiba o que é um programa de mentoria e como implementá-lo na empresa

Estágio
programa de mentoria

Engajamento, aprendizado e desenvolvimento — esses são os principais objetivos de um bom programa de mentoria, que seja capaz de estimular a participação e o comprometimento de novos funcionários com os valores da sua empresa. Sendo assim, aproveitamos para elaborar este post especial sobre o tema!

Da forma como percebemos, essa é uma prática cada vez mais comum entre as grandes empresas, que percebem a importância de fortalecer os vínculos com os seus colaboradores por meio da transferência de conhecimento. Então, entenda agora como implementar esse conceito na sua operação!

O conceito e a importância de um programa de mentoria

Também conhecido como mentoring, um programa de mentoria nada mais é do que uma ferramenta para o desenvolvimento de novos talentos, sendo comumente utilizado na introdução de estagiários promissores na gestão da sua empresa.

Essencialmente, uma relação de mentoria implica a combinação de duas pessoas em um círculo de aprendizado, em que uma parte ensina, por meio de exemplo, prática, experiência e atuação, e a outra aprende, por meio da curiosidade, da escuta, da observação e da repetição.

No fim das contas, a expectativa é de que os aprendizes tenham absorvido grande parte do que lhes foi ensinado, acelerando sua jornada de familiarização profissional, fortalecendo o vínculo com a empresa e capacitando esse colaborador em torno das rotinas, dos hábitos e dos objetivos de sua área.

No entanto, é justamente aqui que entra uma segunda parte importante na configuração desse tipo de programa: a compatibilidade entre mentor e mentorando. Para que a estratégia alcance o seu objetivo, é fundamental saber parear diferentes personalidades, que estejam propensas a trabalhar em harmonia.

É por esse motivo que sempre frisamos a importância do teste eneagrama, que serve para examinar alguns detalhes da personalidade dos candidatos em uma entrevista. Com essas noções, a gestão de RH consegue atribuir duplas mais compatíveis para os resultados do programa.

As principais vantagens de um programa de mentoria

No entanto, como todos nós sabemos, tratando-se da gestão de empresas, qualquer nova abordagem deve passar por uma análise minuciosa de seus benefícios, justificando o esforço de uma futura implementação. Por isso, reunimos as três maiores vantagens desse tipo de programa. Veja!

Pertencimento

Um dos maiores desafios na admissão de estagiários é a criação do vínculo de pertencimento, que é a percepção responsável por deixar o colaborador confiante de sua posição e confortável com a sua equipe. Sendo novos e inexperientes, é comum que os estagiários se sintam alienados e, portanto, não comprometidos com a causa da empresa.

É justamente aqui que o programa de mentoria vira uma chave. Ao atribuir a atenção de um funcionário da casa ao aprendizado do recém-chegado, cria-se um ambiente de preocupação fraterna, em que o desenvolvimento do novo profissional é visto como um objetivo compartilhado por todos. Consequentemente, isso gera o pertencimento e alavanca a ética profissional desse estagiário.

Esclarecimento

No sentido literal das coisas, estagiários são completos estranhos em muitas operações, justamente por nunca lidarem com as rotinas e os hábitos de um trabalho real. É nesse sentido que o programa de mentoria se mostra como uma boa ferramenta para a resolução de dúvidas.

Com a dinâmica de duplas, os aprendizados e treinamentos se tornam mais exclusivos, o que reduz a pressão sobre o aprendiz, estimulando a elaboração de dúvidas para o seu mentor. No longo prazo, isso resulta em profissionais menos propensos a errar, pois conhecem as particularidades de seus trabalhos.

Permanência

Como uma consequência dos pontos anteriores, mas principalmente do pertencimento, a sua gestão observa uma redução drástica no índice de turnover. Como os estagiários se sentem acolhidos pela empresa, o sentimento de alienação é reduzido, estimulando a permanência desses colaboradores no seu quadro de funcionários.

As melhores dicas para implementar um programa de mentoria

Agora, chega o momento de entender como é possível inserir esse programa na admissão de novos estagiários na sua empresa. Para isso, compilamos três dicas importantes, tratando sobre os principais desafios dessa implementação. Veja!

Defina objetivos claros para a realização do programa

Como toda abordagem gerencial, implementar um programa de mentoria consome recursos, que nem serão necessariamente de ordem financeira, mas, sim, em matéria de tempo, que será empregado tanto pela sua equipe de RH quanto pelos profissionais que serão os mentores.

Por isso, é importante valorizar esses recursos tendo em mente as expectativas por trás desse projeto. Em nossa opinião, a melhor forma de abordar um programa de mentoria é focando seus principais retornos, que são aumentar o engajamento com os novos funcionários e qualificar esses profissionais para que se tornem peças fundamentais e permanentes na sua equipe.

Estimule a participação no programa

A participação dos aprendizes é uma garantia se o programa for uma condicionante para a admissão na empresa. No entanto, é importante incentivar a participação de bons mentores, que são justamente aqueles profissionais com experiência estratégica dentro da organização.

Os incentivos podem existir em várias esferas, por exemplo, por meio de uma bonificação financeira operacional ou determinando que cada estagiário aprendiz servirá como um auxiliar na carga de trabalho de seus mentores. Enfim, é importante conquistar a participação dos melhores mentores para colher os melhores resultados.

Capacite os mentores

Após conseguir a participação dos profissionais estratégicos, é importante capacitar esses colaboradores em algum programa rápido voltado à tutoria, ou seja, a empresa deve ensinar os mentores a desempenharem uma conduta pedagógica, didática e professoral.

Essa é uma das partes mais importantes na elaboração de um programa, pois, acima de qualquer coisa, é importante entender que muitos dos seus funcionários não têm o dom natural do ensino e, por esse motivo, todos os mentores devem aprender algumas técnicas para que possam ensinar sem provocar atritos.

Por fim, acredite: apesar de toda a movimentação necessária para implementar esse conceito, ele vale a pena. Isso porque, além de solidificar a sua equipe, desenvolvendo profissionais melhores, a mentoria serve como uma qualificação dos candidatos após as entrevistas.

Você gostou deste post explicando o que é e como implementar um programa de mentoria? Então, aproveite o momento para espalhar essa ideia entre os seus colegas de equipe, incentivando a adoção da estratégia pela gestão da sua empresa. Para isso, basta compartilhar este post nas suas redes sociais!