HomePostsEstágioVocê sabe qual é a diferença entre estágio e trainee? Descubra!

Você sabe qual é a diferença entre estágio e trainee? Descubra!

Estágio
diferença entre estagio e trainee

Descobrir novos talentos no mercado certamente não é uma tarefa fácil. Mas as recompensas podem ser tão grandes quanto o nível do desafio. Afinal, nada como treinar um jovem profissional do zero, sem os vícios do mercado, com novas ideias e disposição para aprender!

Existem duas grandes alternativas para as empresas que desejem garimpar jovens talentos no início de suas carreiras: os programas de estágio e de trainee. Essas duas modalidades de contratação possuem características distintas, cada uma com vantagens próprias. Se você quer saber qual é a diferença entre estágio e trainee e quais benefícios cada um tem a oferecer, continue lendo este texto.

O que é o programa de trainee?

O programa de trainee tem como objetivo recrutar e treinar jovens com habilidades e competências diferenciadas que estejam ingressando no mercado de trabalho. Por isso, ele é voltado para pessoas recém-formadas — ou que estejam em seu último ano de graduação —, com pouca ou nenhuma experiência.

A ideia é captar jovens talentos do mercado e treiná-los para assumir, após o término do programa, cargos estratégicos dentro da organização. Uma prática comum adotada nessa modalidade de contratação, por exemplo, é o “Job rotation” — nela, o trainee deve “rodar” por diversos setores da empresa para entender seus processos de forma integral.

Assim, é possível preencher vagas futuras de cargos de liderança com colaboradores internos altamente capacitados, que já estarão familiarizados com a dinâmica estrutural do negócio e com o funcionamento dos seus diferentes setores. Vale ressaltar que esse tipo de vaga não tem uma regulamentação específica e deve seguir as leis trabalhistas vigentes (CLT).

Quais são as vantagens desse tipo de programa?

Os benefícios dessa modalidade de contratação são:

  • encontrar jovens profissionais talentosos, com ideias inovadoras e grande potencial de desenvolvimento;
  • preencher vagas estratégicas com profissionais já treinados e familiarizados com a dinâmica da empresa;
  • captar os melhores talentos do mercado.

Além disso, como a procura por esse tipo de vaga costuma ser grande, as chances de selecionar os melhores jovens profissionais são maiores. Ser aceito para uma vaga de trainee é o sonho de diversos estudantes recém-formados porque, além de proporcionar um plano de carreira ao colaborador, participar de um programa desses representa um acréscimo ao currículo do profissional.

Mas para colher os benefícios do programa, a organização deve investir tempo e dinheiro — mais do que seria necessário na contratação de um estagiário, por exemplo, como explicaremos mais à frente. Essa, aliás, é uma grande diferença entre o estágio e o trainee. No próximo tópico, veremos o que é preciso para elaborar um processo seletivo desses.

Como montar um programa de trainee

O primeiro passo é determinar os responsáveis pela elaboração e pela implementação do programa. Em geral, os profissionais de RH são os escolhidos para a tarefa. Mas é altamente indicado que os gestores participem do processo, principalmente porque eles devem acompanhar o desenvolvimento do trainee ao longo de sua trajetória na empresa.

O próximo passo é definir o orçamento. Deve-se levar em conta gastos com infraestrutura, divulgação do processo seletivo, salário e até mesmo com o tempo dos colaboradores envolvidos no programa. Vale lembrar que o salário destinado às vagas trainee costumam ser próximo aos destinados às vagas juniores da empresa.

É chegada a hora da seleção. Essa parte normalmente é composta por várias etapas, incluindo uma peneira virtual (com testes online, que farão uma classificação prévia dos candidatos), seguida de dinâmicas de grupo, entrevistas com RH e com diretores, testes orais de inglês, etc. Tudo vai depender do objetivo que a instituição tem para os seus futuros trainees.

Qual é o perfil de profissional buscado para esse tipo de vaga?

Em geral, o perfil buscado é o de jovens de 22 a 30 anos, recém-formados, que dominem ao menos uma língua estrangeira e que possuam no currículo cursos de capacitação.

As organizações procuram por pessoas criativas, com grande espírito de liderança, com capacidade de comunicação e de trabalho em equipe e visão de negócios ampla. Por isso, etapas como as entrevistas e as dinâmicas de grupo são essenciais para medir essas características nos concorrentes.

Depois de entender melhor o que é o trainee, temos certeza de que você já deve ter percebido que há uma grande diferença entre estágio e trainee, não é mesmo? Mas para que essa diferença fique ainda mais nítida, vamos para o próximo tópico.

O que é o estágio?

Ao contrário do trainee, o estágio pode ser realizado em qualquer ano da graduação do estudante. Assim, essa é a primeira grande diferença entre estágio e trainee. E, como o programa é destinado a estudantes em uma fase mais inicial de suas carreiras, as exigências na hora de selecionar esses profissionais costumam ser menores.

Nessa modalidade de contratação, não há vínculo empregatício entre as partes. Porém os estágios são regulamentos pela Lei do Estágio, à qual a empresa contratante deve ficar atenta para não cometer erros e garantir a sua segurança. Algumas das obrigações que constam nessa lei são:

  •  o trabalho deve ter relação com o curso do estagiário;
  • a carga horária máxima é de 6 horas (30 horas semanais);
  • é necessário contratar seguro estagiário;
  •  o contrato deve ter a duração máxima de um ano (podendo ser renovado por mais um ano apenas);

Como não é possível estender o contrato de estágio por mais de dois anos, caso a empresa esteja procurando talentos para reter em seu quadro de colaboradores, é necessário direcionar essas vagas para estudantes que estejam em seu penúltimo ou último ano de graduação.

Quais são as vantagens do estágio?

O programa de estágio, tal qual o de trainee, oferece inúmeras vantagens para ambas as partes: empresa e colaboradores. Além de ser menos custoso para a instituição é uma excelente oportunidade para os estudantes colocarem em prática o que aprendem em suas faculdades e vivenciarem o dia-a-dia de suas profissões.

Em geral, o estágio costuma ser o primeiro contato profissional que os estudantes de graduação têm com suas áreas de trabalho, então a procura por esse tipo de vaga é grande. Além disso, como o tipo de contrato não é regido pela CLT, os encargos para a empresa são menores.

As principais vantagens do programa de estágio são:

  • alto custo-benefício para a empresa;
  • oportunidade de encontrar jovens talentos com ideias inovadoras e disposição para aprender;
  • chance de treinar futuros colaboradores desde o começo de suas carreiras profissionais.

Quais benefícios oferecer ao estagiário?

No contrato de estágio não há vínculo empregatício entre as partes. Apesar disso, para que a empresa se mantenha competitiva, possa captar e reter os melhores jovens talentos do mercado, existem alguns benefícios que ela pode oferecer aos seus estagiários:

  • bolsa-auxílio compatível com o mercado;
  • seguro estagiário (obrigatório nos contratos de estágio);
  • vale-refeição e vale-transporte;
  • férias remuneradas após um ano de contrato.

Afinal, qual modelo de contratação é mais vantajoso?

A escolha vai depender dos objetivos e recursos da organização. Se por um lado o trainee é um profissional mais maduro e diferenciado, o processo é mais custoso e arriscado — é preciso ter estratégia para reter o profissional na empresa e não perder todo o investimento feito.

Já o estágio é mais acessível e apresenta uma grande oportunidade de treinar do começo, jovens profissionais. Mas esse tipo de vaga tende a ter uma maior rotatividade, uma vez que é a porta de entrada para o mercado de trabalho de muitos estudantes.

Agora que você já conhece a diferença entre estágio e trainee, poderá analisar de maneira mais certeira as suas reais necessidades e escolher a modalidade que melhor se adéqua aos seus objetivos. E então, qual modelo de contratação acha mais vantajoso para garimpar jovens talentos do mercado? Compartilhe a sua opinião com a gente deixando um comentário neste texto!