HomePostsSeguro empresarial4 tipos de seguros para empresas que você deve conhecer

4 tipos de seguros para empresas que você deve conhecer

Seguro empresarial
seguros para empresas

Empreender é, por si só, uma tarefa de risco, que requer coragem de quem se atreve a fazê-lo. Mas, mesmo com os perigos inerentes a qualquer tipo de negócio, muitos podem ser reduzidos e colaborar para a finalidade de gerar lucro. Diversos fatos futuros e incertos podem ser amortizados por meio da contratação de seguros para empresas!

Em uma economia que passa por turbulências há anos, com altas taxas de inadimplência e constantes quedas na renda das famílias, é preciso ter precaução independentemente da natureza do negócio. Diversas coberturas estão disponíveis no mercado de seguros e podem contemplar diversos perfis de empresários e empreendimentos. Continue sua leitura e conheça 4 tipos de seguros para empresas. Confira!

1. Seguro de responsabilidade civil

A atividade empresarial não gera riscos apenas para quem empreende, mas também para terceiros. O dono de um estacionamento pode ter que arcar com o prejuízo causado sobre o carro de um cliente que esteja nas dependências de sua empresa, seja por um furto, seja por um roubo, seja por uma colisão que demande reparos na funilaria ou em componentes mecânicos, e isso independe de se verificar dolo ou culpa dos responsáveis pelo local.

Dessa forma, o responsável pela empresa terá que indenizar aquele que sofreu o prejuízo, visto que foi causado sob a responsabilidade objetiva do empreendimento. O valor da indenização a ser paga é condizente com a extensão do dano causado, portanto, a apólice deve cobrir valores alinhados com os riscos do negócio, e isso demanda uma análise criteriosa no momento da contratação.

2. Seguro para bens da empresa

Todo negócio precisa de uma série de bens para que possa ser desenvolvido. Máquinas e equipamentos avariados podem causar, além de gastos com consertos ou substituições, a interrupção da atividade. A quebra de uma colheitadeira, por exemplo, pode representar a perda de toda uma safra para o produtor rural.

Contar com a possibilidade de resolver problemas envolvendo equipamentos e máquinas é fundamental para o empresário e garante a manutenção das atividades e os lucros almejados.

3. Seguro para empregados

Mesmo com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), acidentes acontecem e, em algumas atividades, eles são mais comuns do que em outras, como a construção civil. A contratação de seguro para empregados faz com que a empresa não tenha que gastar altas quantias a título de indenização.

A cobertura pode se dar sobre morte (por qualquer causa), morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidente, invalidez funcional total por doença e invalidez laborativa total por doença. Desse modo, são garantidos os gastos com tratamentos médicos, funerais e indenizações às vítimas ou aos seus familiares.

4. Seguro em caso de inadimplência de compradores

Como já mencionado, a redução na renda, gerada, principalmente, pelos altos índices de desemprego, tem como consequência um elevado nível de inadimplência. Para fugir dessa realidade, é possível contratar uma apólice que cubra as dívidas dos devedores, o que faz com que a saúde financeira se mantenha e possibilite a continuidade do negócio. O credor será indenizado e a seguradora ficará com o crédito, ou seja, será a responsável pela cobrança do devedor.

Agora que você conhece 4 tipos de seguros para empresas, veja quais são as outras coberturas que nós oferecemos para o seu empreendimento! Diminua os riscos do seu negócio e tenha mais tranquilidade para administrá-lo!