HomePostsSeguroComo fazer um seguro? Veja em 8 passos como realizar sua contratação!

Como fazer um seguro? Veja em 8 passos como realizar sua contratação!

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como fazer um seguro

Saber como fazer um seguro é importante, ainda que você conte com a assistência de uma corretora de seguros. Afinal, trata-se de um contrato e é preciso entender o que está sendo contratado, assim como as regras que regulam essa relação.

O essencial é que você contrate um seguro com as coberturas que necessita, pelo valor que estiver confortável para pagar. Seguro é proteção e amparo para uma situação inesperada e não desejada, logo, é preciso saber fazer. Conheça agora 8 passos para a contratação e saiba como fazer um seguro.

1. Avaliação das necessidades

O primeiro passo para se contratar um seguro é, naturalmente, conhecer suas necessidades de proteção. Essa é uma iniciativa que você deve tomar para, posteriormente e com o auxílio de seu corretor, aprimorar as expectativas, em função das disponibilidades do mercado.

Esse é um cuidado importante, uma vez que permite que sejam contratadas tão somente as coberturas realmente necessárias para a proteção pretendida. Ao mesmo tempo, você não majora seus custos contratando outras de que sabe não precisar.

2. Cotação no mercado

Quanto mais cotações você fizer, utilizando o seu perfil de segurado, maiores as chances de conseguir opções mais adequadas. Aqui, ressalta-se a importância do seu corretor, cuja experiência e conhecimento aceleram muito esse processo.

Um corretor de seguros experiente já conhece as melhores opções do mercado e traz para você aquelas que estão em conformidade com o que você pretende. Ele pode buscar qualquer alternativa que você deseje, em conformidade com o seu perfil e suas expectativas. No final, após avaliação, a escolha será sua.

3. Preenchimento do formulário de proposta

Uma vez tendo feito a escolha — considerando as coberturas, a franquia e as demais variáveis envolvidas, às quais você deve se atentar — é hora de apresentar a proposta para a seguradora. Para esse fim, um formulário fornecido pela própria seguradora deverá ser preenchido e encaminhado.

Normalmente, o corretor faz esse encaminhamento e, às vezes, realiza também o preenchimento do formulário com os dados que você passa, para sua posterior conferência e confirmação. Tudo checado, é encaminhado para análise.

4. Análise pela seguradora

Recebendo sua proposta de seguro, a seguradora tem um prazo de até 15 dias para analisá-la e informar se aceita ou se recusa. Existem questões básicas, especialmente relacionadas ao perfil do pretendente, que precisam ser atendidas ou podem suscitar a rejeição da proposta.

Por exemplo, para um seguro de automóvel: pontuação elevada de infrações na CNH, veículo não aprovado em vistoria e motorista com histórico de muitos sinistros, entre outros. Esses estão entre os principais motivos alegados pelas seguradoras para rejeitar a proposta de seguro.

5. Emissão da apólice

Uma vez analisada e aprovada a proposta, a seguradora fará a emissão da apólice, isto é, do contrato do seguro. Ali estão os dados da proposta, a validade, as coberturas e demais aspectos pertinentes. É muito importante que se faça uma leitura detalhada da apólice, checando todas as informações, confirmando dados e, principalmente, as coberturas previstas.

Estando tudo correto, o seguro já está em sua vigência e, portanto, esse seria o último passo para uma contratação. No entanto, a própria ideia de um seguro é garantir amparo para uma situação inesperada, geralmente de perda. Desse modo, a expectativa, de maneira geral, é que se tenha um seguro ao longo do tempo e não apenas por 12 meses (com exceção do seguro temporário).

Como os seguros costumeiramente são contratados pelo prazo de um ano, próximo ao seu vencimento, providencia-se sua renovação. Porém, durante a vigência, você pode ter acionado a seguradora para atender a algum sinistro. Esses passos seguintes à emissão da apólice serão abordados como um efeito de continuidade do passo a passo analisado. Acompanhe.

6. Utilização das coberturas

Dependendo do seguro contratado e das respectivas coberturas, existem alguns caminhos diferenciados entre as seguradoras para se fazer uso de uma assistência 24 horas ou de suporte, em caso de um sinistro. A rigor, a seguradora deve ser acionada pelos meios que oferece — geralmente, um telefone central.

Algumas corretoras são muito solícitas, de modo que você pode acionar o seu corretor, que lhe orientará em cada passo. De todo modo, é possível resumir essas ações:

  1. se aconteceu um acidente de trânsito, tire o veículo da via;
  2. contate a seguradora;
  3. registre um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de polícia;
  4. siga as orientações da seguradora.

7. Renovação do seguro

Quando se aproxima a data de vencimento do seguro — geralmente, ao longo do décimo primeiro mês —, é de praxe que sua corretora entre em contato com você para lembrá-lo das providências de renovação. A renovação costuma ser bem mais simples quando o veículo permanece sendo o mesmo.

Dessa forma, seu corretor confirmará os dados pertinentes, a fim de verificar se houve alguma mudança — faixa etária, endereço, veículo, novas coberturas, etc. Com a sua confirmação, o seguro é renovado, uma nova apólice é emitida e o ciclo se reinicia.

Algumas observações importantes sobre a renovação de seguro:

  • o segurado dispõe de até 30 dias após o vencimento do seguro para efetivar sua renovação com a mesma seguradora;
  • renovação antes do vencimento pode dispensar a vistoria da seguradora;
  • o bônus do seguro (desconto pelo não acionamento da seguradora) pode reduzir o valor prêmio (preço do seguro que você paga) na renovação.

8. Cancelamento do seguro

Como segurado, você tem o direito de cancelar o seguro em qualquer tempo. Para esse fim, costuma-se solicitar à seguradora o cancelamento e é feito um encontro de contas: o que já foi pago por você e o tempo até a data de encerramento do contrato. Normalmente, quando se paga uma parcela mensal, quase sempre, apenas você não pagará mais a partir da próxima. Se pagou à vista, terá direito a um ressarcimento do que excedeu o uso do seguro.

Como se viu, embora não seja difícil aprender como fazer um seguro, existem certos cuidados que devem ser adotados. Entre estes, destaca-se a leitura detalhada da apólice que consolida o contrato. Ao mesmo tempo, a importância de uma corretora de seguros experiente e reconhecida no mercado facilita todo o processo — sobretudo, o acesso às melhores opções. Considere a Humber Seguros no seu próximo seguro e veja como fica mais fácil.

Entre em contato conosco para conhecer o que podemos fazer por você e sua empresa.