HomePostsSeguro de VidaVocê sabe como funciona o seguro de vida temporário? Veja aqui!

Você sabe como funciona o seguro de vida temporário? Veja aqui!

Seguro de Vida
Você sabe como funciona o seguro de vida temporário? Veja aqui!

No dia a dia, por mais cautelosos que sejamos, estamos sujeitos a vários imprevistos, que podem afetar a nossa estabilidade financeira e a de nossos entes queridos. Por isso, é importante se precaver e buscar alternativas capazes de conferir proteção a você e a seus familiares nos momentos difíceis, como o seguro de vida temporário.

Cabe ressaltar que, apesar de o seguro de vida vitalício ser mais conhecido pelos brasileiros, a modalidade temporária também oferece muitas vantagens. Afinal, além de demandar menos investimentos, este tipo de apólice também pode ajudar você e seus familiares na realização de projetos pessoais.

Mas, afinal, você sabe o que é seguro de vida temporário? O que o diferencia da modalidade vitalícia? Como ele funciona? Para quem é indicado? Confira tudo isso e muito mais sobre o assunto neste post que preparamos para você.

Entenda a diferença entre o seguro de vida temporário e o vitalício

De modo sucinto, o seguro de vida pode ser definido como uma modalidade de seguro pessoal, que tem como objetivo auxiliar o beneficiário da apólice a enfrentar, com tranquilidade financeira, situações adversas. Ele pode ser dividido em dois grandes grupos — o temporário e o vitalício —, sendo que cada um deles conta com finalidades e indicações específicas.

Além disso, essas modalidades de apólice têm como grande diferença o tempo de contratação. Como o próprio nome sugere, o seguro vitalício é contratado para toda a vida. Logo, ele visa conferir proteção ao segurado até o último dia de sua vida. Assim, no caso de falecimento do contratante, os seus entes queridos receberam o prêmio previsto na apólice.

Por sua vez, o seguro de vida temporário é contratado por prazo determinado, nada impedindo que ele venha a ser renovado por sucessivas vezes, caso seja de interesse do segurado.

Cabe ressaltar que, em razão da natureza temporária da cobertura, via de regra, os seguros de vida por prazo determinado tendem a ter um custo menor do que os vitalícios. Quer saber mais sobre o seguro temporário? Então, continue a leitura!

Saiba como funciona o seguro de vida temporário

Como você viu, uma das principais diferenças entre o funcionamento do seguro temporário e do vitalício é o prazo da cobertura, pois naquele o tempo de vigor do contrato é previamente acordado pelas partes.

Desse modo, pode-se dizer que o seguro de vida temporário tem como uma de suas principais características a liberdade de o contratante escolher o tempo de vigência da apólice. Ou seja, o tempo em que ele estará segurado e, portanto, terá direito de acionar a seguradora. caso ocorra algum dos riscos previstos na cobertura do contrato.

Mas, afinal, quais são os riscos cobertos pelo seguro temporário? Continue a leitura e descubra!

Conheça as coberturas do seguro de vida por prazo determinado

No geral, as coberturas oferecidas por um seguro temporário não se diferenciam do vitalício. Desse modo, em regra, os riscos incluídos na apólice variam de acordo com o produto ofertado pela seguradora e, claro, com o plano escolhido pelo segurado.

Dentre os riscos que podem ser incluídos na cobertura do seguro de vida temporário, podemos citar:

  • morte, natural ou acidental;
  • invalidez permanente, laborativa ou funcional, por doença;
  • invalidez permanente total ou parcial por acidente;
  • doenças graves;
  • despesas hospitalares, médicas e odontológicas;
  • diárias por internação hospitalar ou por incapacidade temporária;
  • auxílio-funeral.

Veja para quem o seguro de vida temporário é indicado

O seguro de vida temporário é indicado para quem busca proteção financeira por um prazo específico, por exemplo, durante a realização de determinado projeto pessoal. Desse modo, pode-se dizer que esse tipo de seguro é uma ótima opção para quem vai comprar um bem imóvel ou um bem móvel de valor elevado, vai realizar um intercâmbio no exterior ou tem filhos menores.

Assim, tem-se que a principal finalidade do seguro temporário é conferir tranquilidade e segurança ao contratante, durante períodos de instabilidades. Afinal, caso ocorra alguns dos riscos previstos na cobertura da apólice — claro, durante o período de vigência do contrato —, o segurado pode acionar a seguradora e terá direito a receber os valores pactuados inicialmente.

Vale lembrar que, antes de contratar qualquer seguro, é importante analisar as suas necessidades e os seus anseios, pois, só assim, você conseguirá escolher a opção mais adequada para garantir segurança a você e a sua família.

Entenda como definir o valor do seguro de vida temporário

Na hora de contratar um seguro de vida, é comum surgir a dúvida de qual seria o valor ideal da apólice. Em regra, defini-lo não é uma tarefa das mais simples, pois é preciso garantir que a opção contratada será capaz de propiciar segurança e tranquilidade financeira, durante os momentos difíceis.

Para dimensionar o valor ideal do seguro, é importante levar em consideração a relevância da renda do segurado para o orçamento familiar. Por exemplo, se o contratante for o único provedor da família, é fundamental que a indenização seja capaz de propiciar, por si só, estabilidade financeira, durante toda a adversidade. Ou seja, até que o segurado possa voltar ao trabalho ou algum familiar possa se inserir no mercado.

Em contrapartida, se o grupo familiar conta com outras fontes de rendas, a indenização não precisa ter um valor tão elevado. Vale lembrar que o valor da indenização influencia também no valor a ser pago pelo contratante. Por isso, é importante dimensioná-la, sempre levando em consideração a sua realidade e as suas necessidades.

Não se esqueça que, na hora de contratar qualquer tipo de seguro, é fundamental procurar por seguradoras confiáveis, que são reconhecidas no mercado pelos produtos que oferecem e pela seriedade. Depois de pesquisar sobre a seguradora, você deve analisar os planos ofertados, atentando-se, principalmente, às coberturas previstas na apólice e às obrigações e direitos de ambas as partes.

Seguindo essas dicas, certamente, você conseguirá escolher um seguro de vida temporário que seja adequado aos seus anseios e necessidades e que consiga garantir segurança e proteção a você e a seus entes queridos, nos momentos difíceis!

Quer ficar por dentro de outros assuntos relacionados à proteção pessoal e patrimonial? Então, siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!