HomePostsSeguro de VidaO que avaliar ao fechar um contrato de seguro de vida? Entenda aqui!

O que avaliar ao fechar um contrato de seguro de vida? Entenda aqui!

Seguro de Vida
contrato de seguro de vida

O fechamento de um contrato de seguro de vida é uma atitude sensata e responsável, sobretudo para aqueles que possuem família. Afinal, uma ausência repentina pode ser uma experiência bem difícil.

No entanto, as dificuldades podem ser reduzidas, providenciando os cuidados oferecidos pela proteção do seguro. E, para que tudo dê certo, é importante conhecer e avaliar os principais aspectos do contrato. Pensando nisso, preparamos este post com esclarecimentos e dicas essenciais.

Continue a leitura e saiba o que avaliar ao fechar um contrato de seguro de vida.

Conheça os principais componentes envolvidos

O seguro de vida é um contrato feito entre o segurado e a seguradora. A corretora de seguros é um facilitador que coloca à disposição do interessado as opções de seguros oferecidas pelo mercado. Para esse fim, o corretor orienta e procura fornecer subsídios, para o interessado escolher o que mais se adéqua à realidade que deseja proteger.

O futuro segurado deve tirar todas as suas dúvidas com o corretor e ser bem claro com o que pretende contratar, para que a orientação fornecida seja específica para atendê-lo. O beneficiário do seguro é a pessoa (pode ser mais de uma) que receberá a indenização, se ocorrer o sinistro, como morte ou invalidez do segurado.

Quando se trata de seguro de vida, o mais comum é a indicação de alguém da família, mas pode ser qualquer pessoa. Existem quatro termos técnicos próprios do ambiente de seguro que devem ficar bem entendidos:

  • sinistro: é o risco consumado, isto é, o evento (invalidez ou morte) para o qual se contratou uma proteção;
  • carência: é o intervalo de tempo durante o qual a seguradora não se responsabiliza por pagamento de indenização;
  • prêmio: é o valor pago pelo segurado para dispor da proteção do seguro;
  • franquia: é a parte que cabe ao segurado pagar se ocorrer o sinistro (no caso de seguro de vida, não há franquia).

O instrumento desse contrato é a apólice de seguro, na qual estão consignados os principais aspectos contratados. Assim, devem constar as coberturas especificadas, o valor do prêmio, o período de vigência, o valor da indenização e o(s) beneficiário(s), entre outros.

Avalie suas necessidades

Contratar um seguro é uma medida preventiva, com vistas à proteção de bens cuja perda seria muito significativa para a pessoa — com mais razão, quando se trata de um seguro de vida, uma vez que se busca a proteção para o bem mais valioso. No caso do seguro de vida, o que se deve avaliar é cada um dos aspectos que podem ser mensurados, financeiramente, no caso de uma ausência inesperada.

Assim, por exemplo, pode-se pensar no sustento imediato da família ou na escola de um filho como necessidades que deveriam ser atendidas. Ao avaliar essas necessidades, é possível definir parâmetros para a contratação do seguro de vida.

Com isso, podem ser especificadas as coberturas, os valores de indenização e conhecido o valor do prêmio pago pelo segurado. No caso do seguro de vida, o aspecto mais importante a ser definido é a indicação do(s) beneficiário(s). Quando mais de uma pessoa é indicada, é preciso, ainda, informar o percentual da indenização que cabe a cada uma.

Avalie as assistências disponíveis

Muitas vezes, as seguradoras oferecem assistências, junto com as coberturas contratadas. São serviços úteis, quando surge a necessidade. Entre as diversas assistências disponíveis por diferentes seguradoras, podem ser citadas:

  • assistência funeral (um valor indenizatório);
  • assistência aos filhos (baby-sitter, transporte, etc.);
  • assistência farmacêutica (descontos em medicamentos);
  • assistência pet;
  • personal fitness;
  • serviços de eletricista;
  • serviços de chaveiro;
  • serviços de encanador hidráulico.

Entenda quando a indenização pode ser negada

Para que não haja a possibilidade de erro ou engano que impeça o beneficiário de receber a indenização, em caso de sinistro, é importante estar atento para alguns detalhes. Considere as situações expostas, a seguir.

Informação incorreta na cotação

Ao solicitar uma cotação de seguro, um conjunto de informações — especialmente sobre o perfil do segurado — é solicitado. Essas informações precisam ser fidedignas, ou a seguradora poderá se negar a efetivar a indenização devida.

Infração legal cometida no sinistro

Se houver um acidente e a responsabilidade for do segurado, poderá não haver o pagamento da indenização. Um exemplo comum é a morte do segurado por acidente provocado por ele mesmo, ao dirigir sob efeito de bebida alcoólica.

Atraso no pagamento do prêmio

A forma mais comumente encontrada de pagamento do seguro é o parcelamento do prêmio. No entanto, pode ocorrer de haver atraso no pagamento de uma parcela e a incidência do sinistro se dar nessa condição de inadimplência. Quando há atraso no pagamento, o segurado fica descoberto, até a efetivação do pagamento.

Escolha uma corretora de qualidade

Tudo verificado e estudado da melhor maneira, resta agora contar com a assessoria de uma boa corretora de seguros. Sua satisfação com o seguro contratado será, em grande parte, o resultado da escolha da corretora que você fizer. Assim, para não errar, existem algumas dicas que podem ser certeiras na hora de escolher. Veja, a seguir.

Conheça os diferenciais da corretora

Essa não é uma tarefa difícil. Descubra a experiência da corretora e há quanto tempo está no mercado. Leve em conta o que ela oferece e verifique se as informações procedem.

Pesquise a opinião de clientes

Uma das melhores referências que se pode obter é a do próprio cliente da corretora. Veja a opinião de usuários em sites especializados.

Confirme o credenciamento da corretora na SUSEP

Esse é um quesito indispensável, que precisa ser atendido. A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) possui cadastro de todas as corretoras de seguros autorizadas a atuar no Brasil. Uma rápida consulta já permite conhecer a idoneidade da pesquisada.

Verifique a existência de suporte

Na ocorrência de um sinistro — sobretudo no caso de seguro de vida — a condição dos envolvidos, especialmente dos familiares é, emocionalmente, muito difícil. O adequado suporte da corretora para os encaminhamentos devidos nas situações emergenciais será de especial importância para a família.

Como se viu, o contrato de seguro de vida apresenta detalhes que convém conhecer e avaliar, antes de seu fechamento.

Se este post foi útil para você, faça um pequeno comentário para que possa ser útil para outros também.