HomePostsSeguro4 cuidados essenciais que você deve ter ao renovar seu seguro

4 cuidados essenciais que você deve ter ao renovar seu seguro

Seguro
cuidados ao renovar seguro

O mercado brasileiro tem demonstrado cada vez maior interesse por apólices de seguro, no que ainda há muito espaço para o crescimento do setor no país, que não tem a tradição da blindagem patrimonial. Mas proteger os seus bens não é algo que depende apenas da emissão da apólice, é necessário saber quais cuidados tomar ao renovar seguro.

Antes, tenha em mente que essa precaução é indispensável, visto que não há flexibilidade em uma apólice de seguro. Isso quer significar que a cobertura incide apenas sobre os riscos para os quais ela foi contratada, bem como pelo prazo expressamente previsto na apólice. Se as regras do setor são rigorosas, o contratante também deve ser igualmente diligente.

Quer saber mais sobre os cuidados ao renovar seguro? Continue a sua leitura e confira 4 dicas infalíveis!

1. Observe as alterações contratuais

Todas as regras relacionadas à apólice estão contidas nela própria, e é importante que se faça uma leitura bastante atenta e sistemática sobre as novas condições. Se possível, compare com o contrato antigo e veja se há alterações significativas, bem como condições que sejam desfavoráveis a você.

Caso a sua vida tenha passado por alguma mudança relevante, não deixe de apontá-la para a seguradora. Algumas podem ser benéficas e repercutir positivamente na nova cotação, como a instalação de um novo sistema de segurança residencial, caso isso se relacione com a apólice em questão.

Também observe se houve mudança de endereço, alteração de outros dados do seu cadastro, alterações ou supressões de garantias.

2. Pesquise sobre outras seguradoras

Avalie a sua experiência com a sua seguradora atual, e veja se ela ainda é compatível com o seu bolso e se o relacionamento entre vocês foi bom o bastante para justificar a sua permanência. Uma das maiores vantagens para os consumidores de um setor em expansão é o acirramento da concorrência, e isso tende a levar a melhores serviços por preços mais acessíveis.

No mínimo, vale se inteirar sobre os produtos e as condições oferecidos por outras seguradoras antes de decidir pela renovação.

3. Veja os riscos que ficaram de fora

Como já foi mencionado, a cobertura se dá apenas sobre os riscos que constam expressamente na apólice. Pode ser que outros eventos danosos tenham acontecido e, por serem alheios à cobertura, não foram indenizados.

A apólice de um seguro automotivo pode oferecer cobertura contra roubo e furto, mas não contra colisões, por exemplo. Não subestime os riscos e, na renovação, inclua coberturas que sejam necessárias para o seu perfil e suas necessidades.

4. Conte com uma seguradora de confiança

Quem busca uma apólice de seguro quer tranquilidade, afinal, essa sensação lhe é dada antes mesmo da ocorrência de qualquer sinistro. Mas, para ter certeza de que estará amparado caso aconteça algum infortúnio, também é necessário contar com uma seguradora de confiança.

Portanto, busque por uma empresa sólida, reconhecida por seus clientes e devidamente autorizada para atuar no mercado brasileiro. Pesquise sobre a experiência de outros clientes, avaliações e tudo que se relacione à atuação e à reputação da empresa.

Já sabe quais são os principais cuidados ao renovar seguro? Aproveite e entre em contato conosco! Nós estamos à disposição e queremos ajudá-lo!