HomePostsSeguro agrícolaSeguro paramétrico: entenda o que é!

Seguro paramétrico: entenda o que é!

Seguro agrícola
seguro paramétrico

O agronegócio tem uma forte ligação com as condições climáticas e esse vínculo torna as atividades agropecuárias suscetíveis aos eventos meteorológicos, especialmente às chuvas. Por essa razão, os sistemas de seguro vêm evoluindo e desenvolvendo novas maneiras de proteger o produtor, como o seguro paramétrico.

Esse tipo de seguro confere uma proteção mais personalizada para cada produtor na respectiva região onde está sua propriedade. Ao mesmo tempo, ele tem benefícios que tornam tudo mais estável, isto é, com menos flutuações bruscas o fluxo financeiro do produtor.

Continue a leitura e entenda o que é o seguro paramétrico.

O que é o seguro paramétrico?

Os trabalhos do agronegócio, tanto a agricultura como a pecuária, são suscetíveis às ocorrências de eventos climáticos que o produtor não tem como controlar. Por essa razão, existe o seguro rural e suas diferentes modalidades para proteção das diversas atividades conduzidas na propriedade.

No entanto, nos seguros tradicionais, a indenização se dá em função das coberturas existentes e das perdas ocorridas, por exemplo, com um excesso de chuvas na lavoura. Configura-se o sinistro e o ressarcimento é providenciado, isto é, a seguradora indeniza o produtor pelos danos sofridos.

O seguro paramétrico, por sua vez, toma como referência não as perdas provocadas pelas chuvas, mas o fato de eventos climáticos como as chuvas, terem atingido um índice determinado (parâmetro). Esse índice é acertado entre o produtor e a seguradora em função das características locais, diferentes em cada região do país.

Dessa forma, com o seguro paramétrico, mesmo sem danos significativos na lavoura, o produtor pode ser indenizado em razão da ocorrência climática ter alcançado o valor contratado. É fácil perceber que se trata de um seguro diferente, embora esteja diretamente relacionado a um evento climático como ocorre com o seguro rural.

Em resumo, o seguro paramétrico tem o objetivo principal de permitir que o produtor não sofra danos patrimoniais em razão de variações climáticas irregulares e inadequadas à produção agrícola normal. Considere ainda que esse seguro não se limita ao produtor rural.

Na verdade, vai além do agronegócio e atende a qualquer atividade econômica cujos negócios possam ser afetados pelo clima, podendo ser contratado por pessoas físicas e jurídicas. Grandes exemplos são as usinas de energia elétrica: hidrelétricas, pela falta de chuva e usinas de energia solar, pelo baixo número de horas de tempo aberto com sol.

Como funciona?

De modo geral, os parâmetros referentes as situações de excesso de chuva ou do período de seca têm sido os mais utilizados nas culturas de cereais e cana-de-açúcar. No entanto, ventos fortes e outras ocorrências climáticas podem ser utilizadas na elaboração da apólice do seguro paramétrico.

Os parâmetros utilizados como referência para confecção da apólice do seguro são medidos por órgãos oficiais ou por institutos de pesquisas reconhecidos. Assim, podem ser empregados dados paramétricos oriundos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), entre outros.

As diversas variáveis envolvidas com a elaboração do contrato (valores, vigência, coberturas contratadas), além dos parâmetros, fazem de cada apólice um caso único. Isso se dá porque o seguro paramétrico é totalmente personalizado para o caso e a região do produtor contratante e é definido durante a negociação do contrato.

O seguro paramétrico vem apresentando um bom desenvolvimento no Brasil e, com isso, novas tecnologias podem ser envolvidas, facilitando a definição dos parâmetros adotados. Dessa maneira, o produtor rural brasileiro poderá contar cada vez mais com menores variações nas receitas de um ano para outro.

Por que é uma boa alternativa para o agronegócio?

O principal diferencial apresentado pelo seguro paramétrico é a oferta de um produto totalmente personalizado para as necessidades do produtor e as condições ocorridas na região da propriedade. No entanto, além dessa vantagem, existem outros benefícios que sinalizam que essa será uma das grandes ferramentas para o crescimento do produtor rural.

Proteção contra prejuízos não previstos

Esse é um diferencial muito importante para o produtor, em especial se comparado ao seguro agrícola tradicional. Uma vez que a referência está no evento climático e não no dano provocado, ainda que ocorram prejuízos não previstos, haverá a indenização se o parâmetro climático definido na apólice for ultrapassado.

Foco na produtividade e na qualidade da produção

Com a garantia de que eventos climáticos que excedam os índices contratados não trarão prejuízos, o produtor pode concentrar sua atenção nas ações que incrementam a produtividade. Da mesma forma, a qualidade do produto poderá ser aprimorada na certeza do amparo oferecido pelo seguro paramétrico.

Efetividade da cobertura

Uma vez definidos na apólice do seguro os parâmetros adotados, sua aferição se dará por meio de indicadores institucionais, de modo bastante direto. Dessa forma, atingidos os índices contratados, o seguro é ativado e o pagamento é realizado de modo ágil e rápido, sem necessidade de maiores providências do produtor.

Possibilidade de utilização de mais de um índice como parâmetro

O seguro paramétrico é totalmente customizável, de modo que, havendo necessidade, podem ser usados mais de um índice. Assim, por exemplo, dependendo das circunstâncias de cada cultura e região, podem ser adotados o índice pluviométrico (chuvas) e as temperaturas medidas ao longo dos dias de cultivo até a colheita.

Possibilidade de indenização ainda na colheita

Com a agilidade do processo de reconhecimento dos índices alcançados e de indenização do segurado, é possível acontecer do produtor ser indenizado durante a colheita de sua lavoura. Isso se dá, uma vez que o acionamento é função de parâmetros contratados que atingiram valores que mobilizam o seguro, mesmo antes da colheita.

Utilização de índices institucionais confiáveis

Com o seguro paramétrico não há uma avaliação subjetiva para fins de indenização e, sobretudo, os índices utilizados são institucionais e confiáveis. Assim, não se trata de uma análise da seguradora, mas da simples constatação de que em determinado período choveu tantos milímetros ou ocorreram ventos de tal intensidade.

Como você pode ver, o seguro paramétrico é o novo parceiro do produtor rural, oferecendo mais tranquilidade e permitindo que se concentre naquilo que sabe fazer melhor: produzir com eficiência e qualidade.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Eles serão gratos pela boa informação que você enviar.