HomePostsSeguro agrícolaEnergia solar rural: entenda o que é e como pode ser vantajosa para você

Energia solar rural: entenda o que é e como pode ser vantajosa para você

Seguro agrícola
energia solar rural

Algumas tendências que garantem mais produtividade podem contribuir com quem vive e trabalha no campo. Uma delas é a energia solar rural que, como em qualquer outra região, pode ser utilizada para garantir uma série de vantagens, entre elas a econômica.

O sistema de energia solar fotovoltaica, acima de tudo, exerce um papel de extrema importância na redução dos impactos ambientais, além de trazer diversas inovações ao agronegócio. Ela proporciona uma série de benefícios ao produtor rural e reduz significativamente em cerca de 95% seus custos com eletricidade.

Tudo isso somado à vasta disponibilidade da fonte e a seus preços competitivos — que atraem cada vez mais interessados — faz com que o uso dessa tecnologia venha crescendo no Brasil e no mundo.

Neste artigo, você vai saber como funciona a energia solar e os benefícios que a sua utilização promove nas áreas rurais. Continue a leitura e confira!

Como funciona a energia solar rural?

O princípio básico do sistema fotovoltaico é produzir energia elétrica por intermédio da luz emitida pelo Sol. Ou seja, os raios solares transmitem energia que são captados pelas placas (conhecidas por módulos fotovoltaicos). Essas placas são instaladas em áreas livres — geralmente sobre telhados ou no solo — onde recebem os raios solares.

Os módulos fotovoltaicos são compostos por inúmeras células — responsáveis por transformar a energia solar em elétrica que ocorre pelo efeito fotoelétrico ou fotovoltaico. Essa energia ainda precisa passar por outro equipamento, conhecido como inversor fotovoltaico interativo, que converte essa energia em corrente alternada, podendo ser utilizada em equipamentos do campo.

Na verdade, o funcionamento do sistema solar fotovoltaico pode ocorrer de 3 formas, que depende do tipo instalado. Veja abaixo:

  • sistema de energia solar fotovoltaico ligado à rede (on-grid);
  • sistema de energia solar fotovoltaico isolado ou autônomo (off-grid);
  • sistema de energia solar fotovoltaico híbrido.

A forma de operação é que diferencia os tipos de funcionamento dos sistemas fotovoltaicos — pois, como visto, o sistema on-grid funciona com a inserção da energia captada diretamente na rede elétrica, enquanto o sistema off-grid baseia-se no armazenamento de eletricidade por meio de baterias (autônomo). O híbrido, por sua vez, opera simultaneamente, conectado à rede e, ao mesmo tempo, carregando suas baterias.

Quais são os impactos positivos da utilização da energia solar rural?

Além de reduzir significativamente os gastos com energia elétrica, a utilização da energia solar contribui para diminuir o impacto ambiental. Essa tecnologia é a que representa os menores danos ao meio ambiente — não emite nenhum gás poluente, contribuindo para a manutenção da saúde das pessoas e garantindo a preservação ambiental.

Quais são os benefícios de investir em energia solar rural?

Não é à toa que essa alternativa energética tem sido uma opção cada vez mais frequente no campo. De fato, a energia solar rural traz inúmeras vantagens e garante uma economia substancial. Veja os principais benefícios!

Garante autonomia energética

Os produtores que fazem uso desse sistema de energia, certamente, contam com a autonomia energética. Ou seja, eles não dependem de outras fontes fornecedoras de eletricidade não renováveis — visto que muitas regiões rurais ainda sofrem com a precariedade no fornecimento de energia por rede elétrica convencional.

Os produtores podem optar por diferentes sistemas fotovoltaicos, escolhendo o que mais tenha a ver com o seu perfil de produção. Podem escolher pelo armazenamento de energia fotovoltaica produzida e armazenada, pela conversão de energia ou pela híbrida que utiliza as duas formas. De qualquer forma, a energia nas tarefas diárias e no trabalho rural fica garantida.

Otimiza a agricultura de precisão

A utilização da energia solar no campo possibilita uma economia na conta de luz de cerca de 95%, o que garante o incentivo da instalação de mais painéis fotovoltaicos. Dessa forma, viabiliza-se a adoção da agricultura de precisão que requer mais recursos.

A agricultura de precisão nada mais é do que a utilização de tecnologias avançadas que avaliam e mensuram as condições do solo e do clima no campo. Dessa forma, o trabalho ganha mais eficiência e produtividade.

Colabora para a economia na dessalinização

Um dos maiores problemas para o produtor rural no Brasil são grandes quantidades de água com altos níveis de salinização durante a perfuração nos poços artesianos — tornando-se necessária a dessalinização.

Dessa forma, a energia solar rural é uma maneira de contribuir enormemente, visto que a energia captada poderá ser utilizada nos processos e técnicas de dessalinização. São medidas essenciais para garantir água tanto para o consumo como para a produção de uma forma geral.

Reduz os custos com os processos de irrigação

A irrigação na agricultura envolve processos e técnicas que consomem uma grande quantidade de energia elétrica, resultando em altos custos na conta de luz. Diante dessa questão, muitos agricultores passaram a utilizar o sistema de energia solar fotovoltaico como fonte de energia.

Lembrando que no campo esse recurso é farto devido à alta incidência solar no país, sem contar que seu custo de manutenção é bem baixo. Por tudo isso, essa alternativa tem sido cada vez mais utilizada por produtores rurais.

Promove um melhor aproveitamento do espaço físico

Um dos principais motivos de alguns produtores não optarem pelo sistema de energia solar é o fato de as placas fotovoltaicas ocuparem um grande espaço físico — e, por conta disso, grandes áreas ficam inativas.

No entanto, o que muitos não sabem é que existe a opção de usina solar flutuante que é uma central geradora de energia movida pela luz do sol, porém instalada sobre a superfície da água. Atualmente, alguns produtores optam por essa alternativa, uma vez que ela garante a preservação do meio ambiente, além de preservar o espaço físico.

Envolve baixos custos de manutenção

Um grande benefício para o agronegócio em adotar o sistema de energia solar fotovoltaica é o baixo custo da manutenção, tanto a corretiva quanto a preventiva. Logicamente, esse benefício depende de um projeto minucioso e bem-feito.

Apesar de produzir energia por 12 horas diárias, ainda assim ela necessita de pouca manutenção e um custo baixo quando comparado a outras formas de obtenção de energia.

Como você conferiu neste conteúdo, a energia solar rural é realmente uma excelente opção. No entanto, é muito importante contratar uma empresa especialista e, assim, garantir energia a um ótimo custo-benefício.

Gostou do post? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a aproveitarem também os benefícios da energia solar!