HomePostsSeguro agrícolaSeguro agrícola: vale a pena contratar ou não?

Seguro agrícola: vale a pena contratar ou não?

Seguro agrícola

É possível confiar apenas no seguro agrícola oferecido por programas do governo federal? Veja esta e outras respostas sobre o assunto

Embora o seguro agrícola não seja uma novidade entre os produtores, muitos ainda desconhecem ou seus benefícios ou pensam que se trata de um investimento extremamente caro, o que não é verdade. O maior benefício do seguro agrícola é garantir ao produtor uma renda minimamente segura, até a próxima colheita.

agricola

Nos últimos anos, a busca por esse tipo de serviço foi crescente, pois as instabilidades climáticas são cada vez mais imprevisíveis e o custo benefício do seguro cada vez mais interessantes. Em termos de valores, existem diversas facilidades, como o parcelamento do custo e até benefícios específicos para determinados tipos de cultura.

Apenas para se ter uma ideia, no caso do cultivo da uva algumas seguradoras pagam o valor do prejuízo em dobro, enquanto o custo da franquia não chega à 10% do valor que se investe na plantação. Para se setores como o da fruticultura, o seguro agrícola é cada vez mais adotado pelos produtores. Eles, ao colocarem na balança custo versus benefício, acabam com poucas dúvidas sobre o investimento.

Subsídios governamentais

Parte dos contratantes de seguros agrícolas são médios e grandes produtores. Os pequenos em geral, preferem buscar os programas de subsídio do governo que em geral acabam cobrindo eventuais prejuízos sofridos em razão de fenômenos climáticos adversos.

Os programas do governo, no entanto, fazem diversas exigências para que o produtor possa se inscrever e muitas vezes as indenizações pagas levam em consideração a diferença entre os preços de garantia do produto e o preço de mercado.

Vale a pena?

Apesar de ser uma resposta individual, uma boa alternativa é avaliar as condições da apólice e o que a seguradora oferece em contrapartida. Para alguns tipos de cultura, é possível afirmar que o seguro é extremamente vantajoso, como o caso das uvas por exemplo. Porém, o que o produtor deve ter em mente é o seu custo de produção e o valor do eventual prejuízo.

Conheça o seguro agrícola Humber. Veja as vantagens e se tiver alguma dúvida entre em contato conosco

banneragricola