HomePostsSeguro de acidentes pessoaisSeguro de responsabilidade civil: em quais casos é útil?

Seguro de responsabilidade civil: em quais casos é útil?

Seguro de acidentes pessoais
seguro de responsabilidade civil

Você já ouviu falar em seguro de responsabilidade civil? Embora o termo possa soar um pouco rebuscado e fora da realidade, tal seguro pode ser muito útil, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

A responsabilidade civil é a obrigação que todos nós, enquanto cidadãos, temos de reparar danos não intencionais que, eventualmente, causamos a terceiros. Assim, um seguro de responsabilidade civil protege o patrimônio do segurado, transferindo o risco desses possíveis danos a uma seguradora.

Neste post, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o seguro de responsabilidade civil. Conheça mais sobre o assunto!

Como funciona o seguro de responsabilidade civil?

O seguro de responsabilidade civil — assim como os demais contratos de seguro — é formalizado por meio da emissão de uma apólice de seguro. Nessa apólice, é determinado o valor máximo de indenização, o prazo da cobertura, o valor do prêmio a ser pago pelo usuário, entre outras informações relevantes.

Nesse tipo de contrato, o bem protegido é o patrimônio do segurado. Assim, caso ocorra um sinistro, ou seja, um dano material ou moral não intencional à terceira pessoa, causado pelo segurado, a seguradora fica responsável por indenizá-lo, até o limite estipulado na apólice do seguro.

Com a contratação de um seguro de responsabilidade civil, o segurado garante tranquilidade em sua rotina, pois tem a certeza de que seu patrimônio não será gravemente afetado caso ocorra algum infortúnio que venha a prejudicar uma terceira pessoa.

Quando o seguro de responsabilidade civil pode ser útil?

O seguro de responsabilidade civil tem um alcance bastante amplo, de forma que, às vezes, fica difícil visualizar seus benefícios em nossas realidades. Contudo, todas as pessoas que vivem em sociedade têm responsabilidade civil e devem atentar a tal fato. Por isso, listaremos algumas situações bastante comuns para demonstrar a utilidade dessa modalidade de seguro.

Seguro de responsabilidade civil para automóveis

Um dos seguros mais contratados no Brasil é o seguro de automóveis. Um detalhe que poucas pessoas percebem é que, muitas vezes, ele engloba também a responsabilidade civil do condutor do veículo. Quando há uma colisão, a seguradora se responsabiliza não apenas pelos prejuízos causados ao veículo segurado, mas também pelos danos causados a terceiros, desde que o segurado seja o responsável por esses.

Assim, em um seguro completo de automóvel, se você perder o controle da direção de seu veículo e colidir com outro que estava à sua frente, a seguradora arcará com os danos ao seu carro e também com os prejuízos do carro que foi atingido, até o limite estabelecido na apólice.

Seguro de responsabilidade civil residencial

Muitas pessoas não atentam aos riscos que as atividades domésticas representam em nosso dia a dia. Diversas situações cotidianas podem gerar danos e, consequentemente, responsabilidade de reparação.

Imagine que seu cão estranhe a presença de estranhos e ataque um amiguinho de seu filho que foi à sua casa passear. Ou, então, que um vaso que você pendurou caia e atinja um vizinho ou alguém que estava passando na rua. Ou, ainda, que sua empregada doméstica escorregue na escada de sua casa e fique impedida de trabalhar. Todas essas situações podem gerar um custo que será arcado por você.

Percebeu o risco? Então, converse com seu corretor de seguros e peça para ele adicionar uma cláusula de responsabilidade civil ao seu seguro residencial. O custo da cobertura é baixo e a transferência desses riscos à seguradora pode evitar grandes dores de cabeça.

Seguro de responsabilidade civil profissional

Todos nós estamos sujeitos a riscos no exercício de nossas atividades profissionais, já que somos humanos e passíveis de erros. Muitos profissionais liberais, atentos a isso, contratam um seguro de responsabilidade civil para exercer suas funções com mais tranquilidade. Além disso, o seguro é uma garantia a mais para os clientes.

Para exemplificar, podemos pensar em um advogado que teve um problema de saúde e acabou perdendo o prazo de recurso do processo de um cliente. O cliente poderá alegar que foi prejudicado pelo profissional contratado e exigir a reparação dos danos. Isso poderia onerar muito o advogado, mas, se ele tiver o seguro de responsabilidade civil, será indenizado pela seguradora nos termos de sua apólice.

Casos como o citado acima podem ocorrer com contadores, dentistas, médicos e com diversos tipos de profissionais. Mais uma vez, a prevenção é a melhor forma de proteger o seu patrimônio e, por isso, recomendamos que você entre em contato com uma corretora de seguros de confiança e providencie um seguro de responsabilidade civil para as suas atividades profissionais.

Seguro de responsabilidade civil empresarial

O exercício de atividades empresariais, em qualquer ramo, pode trazer riscos, tanto aos clientes quanto aos funcionários. Imagine uma loja ou um supermercado que sofra um incêndio causado por um curto circuito. Se o empresário tem um seguro comum, poderá reaver o prejuízo do estabelecimento, com estrutura e estoque.

Se o incêndio atingir proporções mais trágicas e causar ferimentos em funcionários e clientes, somente um seguro de responsabilidade civil salvará o patrimônio do empresário de ser consumido, arcando com os custos dos tratamentos de saúde e também dos danos morais causados a essas pessoas.

Vivemos um momento, em nossa sociedade, em que as pessoas estão muito mais conscientes sobre seus direitos enquanto cidadãos e, principalmente, enquanto consumidores. Dificilmente, um prejudicado deixaria de reclamar a reparação dos danos causados por uma pessoa jurídica. Por isso, cada vez mais, os empresários estão se precavendo e contratando seguros com cobertura de responsabilidade civil.

Qual a importância do seguro de responsabilidade civil?

Como vimos nos exemplos acima, ninguém está imune de ser responsável por um dano a outrem. Assim, a única maneira de proteger seu patrimônio e ter segurança é contratando um seguro de responsabilidade civil.

Esse tipo de seguro protege seu patrimônio. Assim, dá a possibilidade de investir seu dinheiro em outras coisas mais prazerosas ou benéficas, como uma viagem com a família, uma escola de melhor qualidade para o seu filho, um imóvel mais confortável, ou outra coisa que seja prioridade em sua vida.

Não perca seu sono com esse tipo de preocupação. Entre já em contato com seu corretor de seguros e solicite uma cotação de seguro de responsabilidade civil para as situações em que você corre risco. Uma boa corretora, certamente, encontrará uma proposta que atenda às suas expectativas de cobertura e investimento.

Gostou do conteúdo apresentado? Compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem informados sobre o assunto!