Por que é importante fazer a renovação do seguro? Entenda agora mesmo

Seguro
renovação do seguro

Um contrato de seguro nada mais é do que a transferência de um risco, por um período determinado, à seguradora. Ou seja, o contrato protege o bem segurado durante a sua validade. Se um sinistro acontecer após o vencimento do contrato, a seguradora não terá mais nenhuma responsabilidade sobre o bem, e todo o prejuízo ficará a cargo do proprietário. Para evitar essa situação, é necessário fazer a renovação do seguro.

Somente a renovação do seguro impede o fim de sua cobertura. Então, neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber para não deixar seu bem desprotegido. Interessou-se? Continue a leitura e fique por dentro!

Qual a importância da renovação do seguro?

Imagine a seguinte situação: você contratou um seguro para a sua residência por um ano, e o contrato encerrou-se no dia 28 de agosto. Você não atentou a esse detalhe, foi viajar com a família no dia 29 de agosto e sua casa foi furtada. Infelizmente, a seguradora não tem mais a responsabilidade de arcar com os prejuízos do furto devido ao encerramento do contrato.

Para ter uma proteção contínua do bem segurado, seja ele qual for, o único meio é a renovação do seguro sempre que o contrato expirar. Com a renovação do contrato, seu bem estará sempre protegido, e você poderá realizar suas atividades rotineiras com muito mais tranquilidade, sabendo que eventuais riscos estarão cobertos pela seguradora.

Quando fazer a renovação do seguro?

Não existe um prazo determinado para realizar a renovação de seu seguro, desde que o contrato ainda não esteja vencido. O mercado de seguros apresenta preços muito voláteis, já que o valor a ser pago por uma apólice leva em conta inúmeras variáveis. Por tal motivo, as seguradoras não costumam fazer cotação com validade muito extensa.

Um prazo considerado bom para realizar a cotação da renovação do seguro é de 15 dias antes do vencimento da apólice. Com 15 dias, seu corretor tem tempo suficiente para verificar, em seguradoras diversas, a proposta que é mais vantajosa, sem correr risco de o contrato anterior vencer e o bem ficar desprotegido.

O que é o bônus do segurado?

Você sabia que existe uma bonificação relativa a seguros? A cada ano em que um bem é segurado e não é reportada à seguradora a ocorrência de nenhum sinistro com tal bem, o usuário ganha um bônus que garante desconto na renovação do seguro. Esse bônus existe nos seguros de automóveis, nos residenciais, nos de responsabilidade civil, entre outros.

Para não perder os benefícios do bônus, o seguro deve ser sempre renovado. E saiba que, caso você receba uma proposta mais vantajosa de uma seguradora diferente, pode utilizar os bônus de seu contrato anterior mesmo assim. Seu corretor cuidará de tudo!

Como fazer a renovação do seguro?

Se você utiliza os serviços de um bom corretor de seguros, muito provavelmente, ele entrará em contato quando o prazo de sua apólice estiver finalizando e apresentará todas as propostas para a renovação do seu seguro.

É importante que o corretor seja informado de todas as mudanças que ocorreram e que possam influenciar nas condições do serviço — por exemplo, a alteração em seu estado civil, o nascimento de filhos, a mudança de endereço, a alteração no uso do bem segurado, entre outros. Tais informações garantem que a renovação do seguro seja feita de forma adequada às suas necessidades.

A melhor forma de evitar prejuízos desnecessários é se precavendo. Portanto, não deixe seu bem sem proteção. Faça a renovação do seguro, pois tranquilidade não tem preço! Com o auxílio de uma boa corretora, você encontrará propostas que garantirão a proteção do seu bem com as condições que atendam às suas expectativas.

Gostou do conteúdo deste post? Então, assine nossa newsletter e receba nossas informações em primeira mão!