HomePostsSeguro estágioPasso a passo para conseguir estágio

Passo a passo para conseguir estágio

Seguro estágio
Passo_a_passo_para_o_seu_estagio

Confira um passo a passo para você conseguir estágio

Muitas dúvidas surgem nos estudantes sobre como conseguir estágio. É preciso que eles saibam quais são os seus direitos e deveres e também as suas obrigações entre a escola e empresa. Para esclarecer essas dúvidas, nessa matéria você encontra o passo a passo para conseguir estágio.

Mas, afinal, qual é o passo a passo para conseguir estágio?

1) Contrato de Estágio
Entre a escola, a empresa e o aluno

A contratação de estagiários não é regida pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho); por essa razão, o vínculo entre estudante e empresa é feito por meio de um contrato. Os termos de compromisso celebrados nesse documento são firmados entre o estudante (ou seu representante legal), a parte que concederá o estágio (a empresa) e a instituição de ensino (a escola). Cada cláusula deve prever as condições de adaptação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante, ao horário e calendário escolar.

Quando remunerado o estágio, o estagiário não entrará na folha de pagamento da empresa, mas assinará, mensalmente, o recibo de pagamento da bolsa-auxílio do estágio.
O tempo de duração de um estágio é de, no máximo, dois anos; podendo ser assinado inicialmente por um período menor e depois renovado, desde que o aluno frequente as aulas regularmente.
Quando o estágio é remunerado, porque o estágio pode ser contratado também sem remuneração, é direito do estagiário receber férias remuneradas de 30 dias a cada 12 meses de estágio realizado, ou o proporcional ao período estagiado. Auxílio transporte e jornada de trabalho de no máximo seis horas por dia e 30 horas por semana também são direitos assegurados ao estudante.

Conforme a Lei do Estágio (Lei 11.788), não é direito do estagiário receber os encargos sociais previstos na CLT, tais como FGTS, INSS, 13º, aviso prévio etc. De acordo com a mesma lei, o aluno, no período de vigência do termo de compromisso de estágio, deverá, obrigatoriamente, estar coberto por um seguro contra acidentes pessoais para estagiários.

2) Seguro contra acidentes pessoais
Para estagiários para atender à exigência legal da lei do estágio

O seguro contra acidentes pessoais para estagiários é uma das exigências da Lei do Estágio e de responsabilidade da instituição onde será realizado o estágio.

Esse seguro de acidentes pessoais garante uma indenização ao estagiário ou seus beneficiários em caso de: morte acidental; invalidez permanente total ou parcial por acidente; e pode incluir gastos com médicos e hospitais decorrentes de acidentes.

O seguro pode ser feito de forma coletiva ou individual. Tanto no seguro coletivo como no individual, as responsabilidades se alternam entre as instituições de ensino e as empresas concedentes de estágio. No entanto, em alguns casos, o aluno é quem se responsabiliza pelo pagamento do seguro.

3) Relatórios de Estágio
Para o acompanhamento do estágio

O relatório de estágio tem por objetivo resumir, de forma organizada, as atividades realizadas durante o período em que o aluno exerceu suas atividades na empresa contratante.

Cabe ao aluno avaliar o trabalho desenvolvido na empresa, fazer uma conexão entre a prática aprendida no trabalho e os conhecimentos teóricos adquiridos na escola. Assim, relacionar as ações da atividade desenvolvida com os resultados obtidos.

É interessante também que o aluno faça uma auto avaliação de seu desempenho e analise o acompanhamento da formação por parte da empresa e da escola. O relatório pode também propor sugestões para melhoria da formação do estagiário por parte da escola e da organização, para futuros estágios.

O relatório deve ser redigido de forma que qualquer pessoa, ao lê-lo, possa constatar se o estágio foi executado de forma plena. Informações de onde foi realizado o estágio, as tarefas executadas, as aprendizagens feitas, as dificuldades encontradas também são fundamentais.

Considerado pelos avaliadores como uma etapa decisiva da formação do estudante, o relatório deve salientar aquilo que foi realmente aprendido.

Com base nessas informações, é possível ao estudante dar início à sua busca por uma de estágio que melhor se encaixe no perfil de seu curso.

Esteja preparado

Demonstre a sua proatividade para seu empregador, levando o seu documento concluído. Ganhe pontos na sua entrevista de estágio / com seu empregador, conheça todos os detalhes para a realização do seu seguro estágio.

Aproveite e veja também nossas dicas para você mandar bem em seu estágio:

Você vai estagiar este ano?

Então contrate já o seu seguro, necessário para o seu estágio!

Ele é válido para qualquer estágio durante todo o ano.