HomePostsSeguro estágioEntrevista de estágio, perguntas que você deve evitar

Entrevista de estágio, perguntas que você deve evitar

Seguro estágio

Entrevista de estágio, perguntas que você deve evitar para não comprometer sua vaga

O interesse do candidato na vaga à qual está concorrendo ou na empresa para a qual pretende estagiar é uma atitude que pode agradar ao entrevistador no momento da entrevista de estágio. No entanto, o candidato deve estar atento na hora de fazer suas perguntas.

Perguntas durante a entrevista de estágio?

A princípio, a ideia de fazer perguntas ao entrevistador é uma forma de demonstrar iniciativa. O problema é saber exatamente o que perguntar.

?? valido ao candidato questionar quais serão suas rotinas de trabalho e suas responsabilidades. Tudo isso poderá ajudá-lo a decidir-se sobre a vaga em questão, ou seja, se esta lhe interessa ou não, se está dentro de sua proposta de estudo ou se não lhe agregará conhecimento.

Há, porém, determinadas perguntas que devem ser evitadas nesse primeiro momento, mas que talvez possam ser feitas em outra etapa do processo seletivo.

 O que evitar?

Perguntar qual é a principal atividade da empresa pode demonstrar que o candidato não se preparou para a entrevista. Perceber que o entrevistador lhe faz as mesmas perguntas que estão no seu currículo e questioná-lo sobre isso é um grande erro. Afinal, a intenção dele pode ser a de testar a confiança e conhecimento do candidato em determinado assunto.

Outra pergunta que deve ser evitada: “Em minha rotina de estágio, terei de trabalhar sob pressão?”. A princípio, a ideia não é fazer com que o estagiário assuma muitas responsabilidades, mas sim que aprenda sobre determinada função. No entanto, deixar claro que não está preparado para trabalhar sob pressão pode eliminá-lo do processo seletivo.

dicas_estagio

Preocupar-se com a flexibilidade das horas de trabalho também não é um ponto positivo. Perguntar, já na entrevista, se poderá sair mais cedo ou entrar mais tarde não é conveniente. O melhor é, após contratado, observar como funciona o banco de horas da empresa.

Querer saber se será promovido antes mesmo de mostrar resultados no trabalho está fora de questão. Demonstrar essa preocupação já na entrevista pode passar a impressão de que você tem uma expectativa equivocada da empresa.

Se o candidato tiver alguma viagem marcada antes mesmo de ser chamado para uma entrevista ou algum outro compromisso inadiável, é melhor pensar bem se a vaga lhe é conveniente neste momento. ?? inoportuno que, no momento da entrevista, o candidato pergunte se poderá adiantar suas férias. Pode parecer impossível que alguém faça essa pergunta, mas acredite, isso acontece!

Perguntas sobre salário também devem ser evitadas no primeiro momento. A entrevista é um primeiro contato entre o candidato e a empresa. Se o candidato parecer adequado à vaga, a empresa fará a proposta. Aí, então, será possível conversar sobre salário.

seguro_estagio

Essas são apenas algumas dicas. Mas o importante é sempre agir com bom senso, pois nem sempre o entrevistador pode falar sobre tudo ou responder a todas as perguntas. Fique atento e boa entrevista!

Fonte: uol.com.br