HomePostsEstágioEntenda o que é onboarding e qual é a sua importância

Entenda o que é onboarding e qual é a sua importância

Estágio
o que é onboarding

Quando uma empresa faz a contratação de um novo estagiário, ela precisa que esse colaborador esteja alinhado com a sua forma de trabalho. Para que esse processo de adaptação ocorra de uma maneira mais satisfatória, o ideal é entender o que é onboarding para ir além das integrações genéricas.

Desse modo, é possível apresentar a empresa de uma maneira muito mais completa, além de capacitar e treinar o profissional de uma forma mais eficiente. Com isso, são alcançados benefícios para ele e para a organização.

Se a sua empresa ainda não aderiu a essa prática, continue lendo este artigo para entender mais detalhes de como funciona o onboarding e por que ele é tão importante para o estagiário e para o seu negócio. Boa leitura!

O que é onboarding de funcionários?

Nem todos os líderes e gestores sabem o que é onboarding, ou não estão muito familiarizados com esse termo. Entretanto, não é difícil entender de que maneira ele funciona na prática porque, basicamente, é o processo de integração que realizamos com os novos funcionários.

No entanto, é bastante comum que as empresas façam uma apresentação muito genérica da corporação. Geralmente, são dadas algumas poucas explicações e é feita a exibição de um vídeo explicativo sobre as rotinas internas, mas o processo de onboarding precisa envolver práticas mais eficazes.

O ideal é que os novos funcionários sejam acompanhados de uma forma mais próxima, para que possam realmente entender:

  • como a empresa funciona;
  • quais são as suas missões e os valores;
  • quais os produtos que entrega;
  • quais as vantagens oferecidas para o público;
  • quais os seus diferenciais; entre outros aspectos importantes.

Ao mesmo tempo, esse funcionário precisa passar por um treinamento, a fim de que esteja perfeitamente alinhado com os interesses da empresa. Desse modo, ele passa a se sentir parte da organização e está totalmente apto para realizar as suas tarefas. É por isso que o onboarding é fundamental para os estagiários.

Por que o onboarding é importante para o estagiário?

Mesmo os profissionais que já estão há algum tempo no mercado de trabalho precisam passar pelo processo de integração quando vão ocupar um novo cargo. No que se refere aos estagiários, isso é ainda mais importante, uma vez que eles estão começando a sua carreira nessa área e, geralmente, não têm muita experiência.

Portanto, quem vai recepcionar essas pessoas precisa entender o que é onboarding e saber como aplicá-lo, para que o processo seja proveitoso e realmente consiga inserir o estagiário na empresa, familiarizando-o com o clima organizacional.

Para que você entenda melhor, veja, a seguir, alguns fatores que explicam por que o onboarding é tão importante para aqueles que estão fazendo estágio. Perceba que isso também favorece a empresa.

Apresenta os principais objetivos da empresa

Para que o estagiário possa, de fato, vestir a camisa da empresa e realizar um bom trabalho, ele precisa entender quais são os objetivos que ela pretende alcançar. Desse modo, pode atuar de forma alinhada com esses interesses, contribuindo para atingir as metas.

Os objetivos da empresa precisam estar muito claros para que o estagiário saiba aonde a organização quer chegar. Assim, ele terá a oportunidade, também, de trazer novas ideias e propor soluções que possam trazer melhores resultados.

Destaca as áreas de atuação do negócio

Quando a integração é feita de uma forma genérica, fica difícil para o estagiário entender de que maneira a empresa atua no mercado. Já no processo de onboarding, há um detalhamento maior desse trabalho, mostrando uma visão completa do que a organização faz.

Conhecer as diferentes áreas de atuação é fundamental, mesmo porque nem sempre essa informação está disponível para o público em geral. Sendo assim, o estagiário só pode conhecê-la se for apresentado a ela para entender melhor a presença da marca no mercado.

Apresenta os diferentes setores

Em qualquer empresa, todos os seus diferentes setores precisam trabalhar de forma harmoniosa para que ela consiga atingir as suas metas. O estagiário que está entrando agora na organização precisa saber disso e deve conhecer esses setores.

Essa informação é importante para que ele entenda a integração das equipes e também saiba a quem recorrer em cada caso. Não é necessário que todos os profissionais dominem todas as áreas (na verdade, isso nem mesmo é possível), mas conhecer o trabalho dos demais é fundamental para entender os processos da empresa.

Integra a equipe

Pelas explicações que deixamos até aqui sobre o que é onboarding, foi possível para você perceber que ele promove uma proximidade maior entre todos os colaboradores, não é mesmo? Afinal, apresenta a empresa de uma forma completa e isso promove a integração de todos.

Quanto ao estagiário, isso faz com que ele não seja uma pessoa desconhecida dentro da empresa, sendo apresentado para as equipes, conhecendo os diferentes setores e ficando a par de como a organização funciona. Assim, torna-se uma peça que se encaixa perfeitamente às demais engrenagens.

Permite que o estagiário se sinta parte da empresa

Para que o estagiário se sinta motivado, é fundamental despertar nele o sentimento de pertencimento à empresa. Isso é feito por meio de uma boa remuneração, com a oferta de um seguro de estágio, e da preocupação com o seu treinamento e com o onboarding.

Considere que quando o processo de integração é feito de uma forma genérica, o estagiário pode se sentir como apenas mais um dentro da empresa. Ele não recebe nenhuma explicação personalizada, não tem uma atenção específica e, por isso, pode se sentir deslocado.

No processo de onboarding, há uma imersão desse estagiário em todos os processos da empresa. Ele realmente entende de que forma ela funciona, tem acesso a vários detalhes importantes e é apresentado à equipe. Assim, sente-se parte dessa comunidade.

Oferece o treinamento necessário

Para que esse novo profissional entenda as tarefas que deverá realizar e cumpra sua função com sucesso, ele precisa ser bem treinado. Durante o onboarding, é realizado esse treinamento e de uma forma mais personalizada, de acordo com as necessidades daquela pessoa.

Perceba que esse processo é muito mais eficaz porque mantém uma proximidade maior com o estagiário, permitindo que ele esclareça com facilidade as suas dúvidas. Por isso, os resultados alcançados são melhores, uma vez que o colaborador terá recebido toda a atenção de que precisa para estar bem capacitado.

Ficou claro o que é onboarding e por que é interessante adotar essa prática? Não se esqueça de que não é apenas o estagiário que se beneficia, pois o retorno maior é para a sua empresa. Afinal, você receberá um profissional bem alinhado e que atende às expectativas com uma atuação muito mais eficaz, sem erros e com serviços de maior qualidade.

Gostou dessas dicas? Que tal receber outras diretamente em seu e-mail? Assine a nossa newsletter para que possamos enviá-las para você!