HomePostsSeguro agrícolaO que é calagem e quais são as vantagens desse procedimento? Entenda!

O que é calagem e quais são as vantagens desse procedimento? Entenda!

Seguro agrícola
o que é calagem

Solos brasileiros, de modo geral, têm a característica de serem ácidos. A maneira de corrigir essa condição é fazendo uso da operação denominada calagem. Mas o que é calagem?

Além disso, por que precisa ser realizada e quais são os seus benefícios? Trata-se de uma operação de cultivo essencial para o bom desenvolvimento da lavoura.

Continue a leitura e descubra agora o que é e quais as vantagens da calagem.

O que é calagem e para que serve?

O solo, para garantir boas produções e uma lavoura saudável, precisa de condições físico-químicas resultantes, principalmente, de sua própria composição. Diversos fatores atuam para que o solo ofereça características favoráveis ao bom desenvolvimento das plantas.

Nesse sentido, tem grande importância a acidez do terreno, medida pela unidade pH (potencial hidrogeniônico). O ponto neutro tem o valor de 7,0, enquanto valores abaixo vão caracterizando um solo cada vez mais ácido, e valores acima de 7,0 traduzem sua alcalinidade.

Solos ácidos (com pH baixo) apresentam diversos aspectos negativos para uma boa produção. A calagem é a operação que se faz incorporando calcário ao solo para aumentar o valor de seu pH, isto é, reduzir sua acidez.

Qual a sua importância?

A maioria das plantas, com suas exceções, desenvolve-se melhor em solos ligeiramente ácidos, ou seja, com seu pH pouco abaixo de 7,0. No Brasil, por sua vez, boa parte dos solos é ácida, o que requer a prática da calagem em quase todas as propriedades.

Nas condições de acidez, alguns elementos, como o fósforo, que são essenciais para as plantas crescerem saudáveis e produtivas ficam praticamente imobilizados. Isso significa que, mesmo que estejam no solo, as plantas não conseguem absorvê-los com suas raízes.

Por outro lado, outros elementos que apresentam toxicidade para as plantas ficam disponíveis quando o solo está ácido. É o caso, por exemplo, do alumínio, um elemento tóxico e responsável por baixas produtividades na lavoura.

A calagem, corrigindo a acidez do solo, é capaz de evitar ou reduzir muito todos esses problemas. Além disso, alguns tipos de calcário empregados na calagem também fornecem magnésio junto ao cálcio.

Esses dois elementos, juntamente à correção da acidez, aprimoram as qualidades do solo. Dessa forma, a calagem é capaz de melhorar o solo de diversas maneiras, contribuindo muito para maiores produtividades.

Como funciona a calagem?

Para que a calagem produza os efeitos esperados, deve ser realizada de modo correto. Isso significa que a escolha do calcário e a dosagem a ser utilizada devem ser precisas, assim como sua forma de aplicação adequada às condições climáticas e de solo.

Para conhecer a quantidade ideal do insumo que deverá ser aplicado, é imprescindível uma análise do solo. Com os resultados da análise, é viável calcular quanto de calcário o solo necessita para a sua correção.

Quanto à composição do calcário, existem 3 tipos mais comumente utilizados:

  • calcário calcítico: teores de cálcio (CaO) maiores que 40%, e de magnésio (MgO), menores que 5%;
  • calcário magnesiano: teores de cálcio (CaO) entre 30% e 40%, e de magnésio (MgO), entre 5% e 12%;
  • calcário dolomítico: teores de cálcio (CaO) entre 25% e 30%, e de magnésio (MgO), maiores que 12%.

Com a calagem, logo que é aplicado e entra em contato com a solução do solo (a água dispersa entre as partículas componentes), o calcário começa a reagir e a neutralizar a acidez existente. Essa ação dá origem aos efeitos benéficos da calagem.

Quando deve ser feita?

Para que a calagem produza os efeitos esperados em todo o solo onde foi realizada, é preciso que transcorram de 2 a 3 meses de interação do calcário com o solo. Dessa forma, sua aplicação deve anteceder o efetivo plantio nesse intervalo de tempo.

Por essa razão, a calagem deve ser realizada preferencialmente na época do preparo do solo, constituindo quase sempre a primeira operação dessa etapa do cultivo. Após ser distribuído sobre o solo, manual ou mecanicamente, o insumo deve ser incorporado fazendo uso do trator, acoplado com arado ou grade.

Nos casos de plantio direto já implantado, o uso de um escarificador instalado na plantadeira faz o serviço de incorporação. Quanto maior a intimidade do calcário com as partículas do solo, melhor será o seu efeito.

Quais os seus benefícios?

Como se destacou, os benefícios da calagem vão além da neutralização da acidez do solo. Assim, além das vantagens obtidas com a redução da acidez, o produtor tem bons motivos para implementar essa prática.

Reduzir a acidez do solo

Reduzir a acidez do solo é o benefício principal e que constitui o objetivo da operação de calagem. Trata-se de um efeito químico da composição do calcário sobre os átomos livres de hidrogênio (H) no solo que caracterizam a acidez, imobilizando-os.

Fornecer cálcio e magnésio

Dependendo da carência desses elementos no solo (mostrada pela análise), um dos 3 tipos de calcário pode ser escolhido com vistas à sua suplementação. Assim, por exemplo, o calcário calcítico apresenta maiores teores de cálcio e, numa situação de grande carência desse elemento, poderá ser o escolhido na hora da compra de insumos.

Aumentar a disponibilidade de fósforo

De modo geral, os solos das regiões tropicais apresentam baixos teores de fósforo e, além disso, esse elemento fica indisponível em condições de acidez. Assim, a calagem permite a solubilidade (liberação) do fósforo existente tornando-o disponível para as plantas na água do solo.

Reduzir a disponibilidade de alumínio e manganês

Com o alumínio e o manganês, ocorre o contrário do que se viu para o fósforo. Dessa forma, esses dois elementos tóxicos para as plantas quando em níveis elevados ficam indisponíveis com a elevação do pH (redução da acidez).

Aumentar a mineralização da matéria orgânica

A matéria orgânica presente no solo é dinâmica e útil para as plantas ao longo de toda a sua decomposição (mineralização). Com a acidez regulada, o processo de liberação de nutrientes componentes da matéria orgânica se aprimora, isto é, passa a haver mais alimento disponível para a lavoura.

Melhorar a agregação do solo

Os agregados do solo constituem o ajuntamento de partículas de argila, silte, areia e matéria orgânica. São essenciais para o bom desenvolvimento das plantas, e sua formação é facilitada pela ação da calagem.

Assim, conhecendo melhor o que é calagem e suas vantagens, o produtor pode se decidir por sua adoção com maior segurança e a certeza de optar por uma operação indispensável aos solos brasileiros.

Este post foi útil? Entre em contato conosco e tenha tudo de que você precisa para a sua segurança e a de sua propriedade.