HomePostsSeguro de acidentes pessoaisSeguro estágioConheça agora mesmo todas as modalidades de seguro!

Conheça agora mesmo todas as modalidades de seguro!

Seguro de acidentes pessoais, Seguro estágio
modalidades de seguro

O seguro é uma espécie de contrato aleatório, o que se deve ao fato de que a proteção incide sobre um risco futuro e incerto, que pode acontecer ou não. E como muitos são os riscos, muitos são os tipos de seguro oferecidos pelo mercado, sendo que o objetivo comum é blindar o patrimônio do contratante.

Por não ser um investimento propriamente, é comum que sua importância seja subestimada, o que é um grande erro. Além de afastar as perdas patrimoniais, possuir uma apólice é sinônimo de tranquilidade e evita muitas dores de cabeça; mesmo quando ocorre o sinistro, que é o evento danoso coberto pelo seguro.

Continue sua leitura e conheça agora mesmo todas as modalidades de seguro. Confira!

Seguro de vida

É uma das modalidades de seguro mais conhecidas, e sua contratação é recomendável para pessoas de todas as idades. Na apólice a cobertura pode incidir sobre acidentes e/ou doenças, e é preciso ficar atento quanto a isso. Se a cobertura prevista na apólice for contra acidentes, não haverá indenização no caso de doença, o que faz com que seja conveniente a contratação contra ambos os riscos.

Em caso de morte do segurado, seus familiares serão indenizados pela seguradora, uma proteção contra a ausência que pode significar uma grande ajuda contra as dificuldades que a falta do provedor pode gerar. Mas nem sempre o segurado morre, e isso deve ser ponderado para que o seguro seja estendido para as situações de invalidez permanente ou temporária, além do tratamento de doenças, que costuma ser bastante oneroso.

Seguro para estagiário

Quem está entrando no mercado de trabalho também precisa de proteção, e o seguro para estagiário cobre diversos infortúnios pelo qual este possa passar, no que a cobertura incide sobre a invalidez permanente (total ou parcial) ou óbito do estagiário. A apólice prevê o pagamento de indenização ao próprio estagiário ou à sua família na hipótese de sinistros ocasionados por riscos exclusivamente de acidentes pessoais, que são aqueles sofridos pelo segurado de forma súbita, imediata, involuntária ou violenta.

Seguro garantia contratual

Tem por escopo garantir o cumprimento de um contrato, para que nenhuma das partes seja prejudicada pela eventual inadimplência de uma das partes. É bastante utilizado em contratos de locação imobiliária e em licitações. No último caso, pode ser exigido pelo próprio edital, o que é uma faculdade do contratante estipular ou não. Pode indenizar a Administração Pública ainda na fase licitatória, quando o vencedor se recusa a assinar o contrato nos termos acordados, gerando prejuízos ao contratante.

Ainda mais comum, é a cobertura sobre a execução, quando o contratado deixa de cumprir suas prestações. Nesse caso, além da indenização, a seguradora poderá contratar um novo prestador para que não haja maiores prejuízos à Administração Pública. Além dos exemplos mencionados, o seguro garantia contratual pode cobrir depósitos judiciais, manutenção de obras, a realização de reparação ambiental, entre outros. Atualmente, o país conta com 10 modalidades de seguro garantia contratual.

Seguro para motoristas de caminhão

Quem ganha a vida cortando as estradas do país certamente já passou por alguma situação no mínimo angustiante. O Brasil apresenta diferentes realidades de acordo com a região, e a má conservação das estradas, por exemplo, é um dos riscos aos quais um motorista de caminhão está sujeito em seu trabalho.

Além disso, o motorista não tem como prever a imprudência alheia, e diversos acidentes são causados dessa forma. O fator humano ainda é o grande responsável pela maioria das colisões em rodovias. A violência e o roubo de cargas também são riscos da profissão, bem como o fato de que o caminhão é uma máquina e, como tal, pode passar por panes e problemas mecânicos.

Esses são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos caminhoneiros, um breve demonstrativo capaz de chamar a atenção para a importância de um seguro para a categoria. A cobertura contra acidentes pessoais pode, inclusive, ser contratada online, por meio de um celular. Não é preciso estar em uma cidade específica para fazê-lo, basta poucos cliques e a apólice é emitida por e-mail e sem burocracia.

Seguro contra acidentes de trabalho

Algumas profissões apresentam inúmeros riscos aos profissionais que a exercem. Além das lesões físicas, as perturbações funcionais também são muito comuns, e podem gerar tanto ao óbito quanto à invalidez do trabalhador, de forma temporária ou permanente. O mercado de seguros oferece boas opções para que, caso um colaborador se acidente, a falta de capacidade para o trabalho não se transforme em um problema ainda maior para a sua família em razão da privação financeira.

Além da apólice de um seguro contra tais acidentes, a prevenção e atenção no exercício de qualquer profissão é absolutamente indispensável!

Seguro agrícola

Quem vive da terra sabe que o clima pode tanto ser uma grande ajuda quanto representar um enorme prejuízo. Para se proteger de condições climáticas desfavoráveis, adversas para determinadas culturas, é importante que os investimentos realizados desde o plantio não se transforme em perdas irreparáveis, e é essa a função do seguro agrícola.

Além da questão climática, a cobertura também se estende contra incêndios e a não germinação das sementes, por exemplo. A indenização é calculada com base na receita esperada com a venda da colheita, e a contratação pode ser feita por pequenos, médios e grandes agricultores.

Seguro automotivo

Essa modalidade é obrigatória para os proprietários de veículos, o que é bastante plausível se tratando de um bem de valor geralmente elevado. Além da cobertura contra acidentes, que acontecem diariamente tanto nas estradas quanto nas cidades do país, o ideal é que a apólice também cubra roubos, furtos e enchentes.

Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório para o embarque para diversos países, e não são raros os casos em que é acionado, principalmente para o pagamento de despesas hospitalares. O seguro é bastante acessível, e evita surpresas com o tratamento de saúde privado de diversos países.

Antes de desbravar o mundo, é fundamental contratar uma apólice para garantir uma boa viagem! São inúmeras as modalidades de seguro, e deve se destacar aquelas que cobrem os riscos a que diversos profissionais estão sujeitos, em razão da alta periculosidade.

Agora que você conhece as principais modalidades de seguro, aproveite para saber quais profissões de alto risco precisam de um seguro contra acidentes!