HomePostsSeguro de acidentes pessoaisEntenda como funciona o seguro de acidentes pessoais em grupo

Entenda como funciona o seguro de acidentes pessoais em grupo

Seguro de acidentes pessoais
acidentes pessoais em grupo

Os seguros de acidentes pessoais em grupo ou seguros coletivos, como também são conhecidos, são uma modalidade que está em alta nos últimos tempos, devido às vantagens que oferecem aos segurados.

A flexibilidade desse tipo de seguro, bem como os custos mais acessíveis para os segurados, é o que faz com que a modalidade seja tão procurada. Porém, se você tem dúvidas sobre o tema e não sabe bem do que estamos falando, não se preocupe.

Na sequência, esclareceremos as principais dúvidas que as pessoas têm sobre os acidentes pessoais em grupo. Portanto, se você tem interesse em aprender mais sobre o tema, é só seguir a leitura conosco!

O que é um seguro de acidentes pessoais em grupo?

Um seguro de acidentes pessoais é aquele que dá cobertura em caso de morte ou invalidez permanente, total ou parcial, da pessoa segurada. São considerados sinistros, para esse tipo de cobertura, os acidentes que um segurado pode sofrer de forma súbita, involuntária e violenta.

Conforme o que for acordado com a seguradora, o seguro de acidentes pessoais também pode cobrir despesas médicas e hospitalares, bem como as dos atos fúnebres, caso seja necessário.

O seguro pode ser contratado de forma individual, por qualquer pessoa. Porém, também existe a possibilidade de contratar seguros de acidentes pessoais em grupo, que são planos empresariais. Esses planos são válidos para colaboradores de empresas ou membros de sindicatos. De tal modo, para contratá-los, é preciso que se tenha uma organização, com uma quantidade X de funcionários, que é determinada por cada seguradora.

Como funciona esse serviço?

Nesse tipo de serviço, a empresa interessada em oferecer o benefício para os seus funcionários, deve fazer a contratação com a seguradora. Feito isso, a organização pode solicitar aos colaboradores interessados, que ingressem no grupo de segurados.

É importante destacar que os membros do grupo, geralmente, precisam ter mais de 14 e menos de 65 anos de idade no momento da contratação, bem como gozar de boa saúde e estar em plena atividade profissional.

Quais são os diferentes tipos de planos de seguros empresariais?

Existem, basicamente, dois tipos de planos de seguros empresariais que podem ser contratados — o não contributário e o contributário.

No plano não contributário, a empresa arca com todas as despesas da apólice, sem que os colaboradores precisem ajudar a pagar pelo seguro. Já no plano contributário, o valor é dividido entre a organização e os seus funcionários. De tal modo, um valor é descontado periodicamente na folha de pagamento, para essa funcionalidade.

O que garante o seguro de acidentes pessoais em grupo?

É preciso ter em mente que o seguro de acidentes pessoais em grupo é diferente do seguro de vida, seja ele particular, seja ele também em grupo. As diferenças estão principalmente nas coberturas de cada um dos planos.

No caso do seguro de vida, as indenizações são pagas apenas por causa de morte natural ou acidental. Já no caso do seguro de acidentes pessoais, o pagamento só ocorre se acontecer morte ou invalidez por conta de acidente pessoal coberto.

Também é importante destacar que o valor que os beneficiários recebem do seguro não entra em inventários e tampouco deve responder por possíveis dívidas que o segurado tenha deixado antes da morte.

Quais são as suas coberturas?

As coberturas do seguro de acidentes pessoais em grupo, conforme já destacamos, são tanto para questões de morte quanto para questões de invalidez permanente ou de gastos com tratamentos médicos.

Se um trabalhador de uma empresa sofre qualquer tipo de acidente e precisa se afastar do trabalho por um período determinado para fazer uma cirurgia e recuperar-se, por exemplo, ele receberá um prêmio pelo sinistro. Dessa maneira, poderá garantir o pagamento dos gastos hospitalares, de consultas médicas e de medicamentos que necessitar utilizar.

Quais as vantagens oferecidas por esse serviço?

Entre as principais vantagens oferecidas pelo seguro de acidentes pessoais em grupo, está o baixo custo da apólice. Isso se justifica porque o valor será dividido entre várias pessoas e não arcado por um único indivíduo.

Além disso, o seguro de acidentes pessoais é mais barato do que o seguro de vida. Em alguns casos, ele é até mesmo mais vantajoso. Imagine, por exemplo, um jovem de 25 anos, solteiro, sem filhos, sem histórico de doenças na família, que mora sozinho, já é formado e tem um bom emprego, no qual recebe um salário alto e que proporciona que ele tenha uma excelente qualidade de vida.

Certamente, essa pessoa corre um risco baixíssimo de morrer de forma natural nos próximos anos, concorda? Porém, ninguém está livre de sofrer um acidente pessoal, como uma queda, uma colisão de carro, um atropelamento etc.

Por conta disso, para essas pessoas, contratar um seguro de acidentes pessoais é mais vantajoso do que um seguro de vida, por ser mais barato e estar mais alinhado com a sua realidade. Além do mais, se o valor for dividido com os colegas de trabalho, a quantia será ainda mais em conta.

Como contratar um seguro de acidentes pessoais em grupo e como uma corretora especializada pode auxiliá-lo nesse processo?

A contratação do seguro de acidentes pessoais em grupo somente pode ser feita por empresas, conforme já explicamos. Por isso, se você é funcionário de uma companhia, pode sugerir aos diretores ou aos gestores de RH que procurem uma corretora e informem-se sobre esse serviço. Afinal, trata-se de uma excelente forma de reter talentos na organização.

E se você for empresário, não deixe de consultar uma corretora especializada para saber como fornecer esse serviço para os seus colaboradores. Temos a certeza de que todos serão beneficiados.

Entender sobre o seguro de acidentes pessoais em grupo é muito relevante. Isso porque estamos falando em uma modalidade que tem baixo custo e que é muito benéfica para todos que fazem parte do coletivo de pessoas que se unem para arcar com as despesas da apólice.

Outras informações sobre seguros são encontradas em nossa página no Facebook! Curta e receba as novidades sempre em primeira mão, diretamente na sua linha do tempo!