HomePostsSeguro agrícolaSaiba a importância de uma fazenda inteligente e como ter a sua

Saiba a importância de uma fazenda inteligente e como ter a sua

Seguro agrícola
fazenda inteligente

A tecnologia atravessou a porteira e chegou com tudo nas propriedades rurais. Uma fazenda inteligente permite um grande controle sobre a produção e a utilização de insumos, além de ampliar a capacidade de o produtor acompanhar em tempo real as atividades da lavoura e da pecuária.

A maior disponibilidade de dados e informações torna o trabalho mais preciso e os resultados bem melhores. Além disso, o tempo do produtor é melhor aproveitado. Continue a leitura e saiba a importância de uma fazenda inteligente e como ter a sua.

O que é uma fazenda inteligente?

Em termos práticos, uma fazenda inteligente consiste na propriedade rural que incorporou em seus processos produtivos, principalmente, diversas soluções tecnológicas. Essa tecnologia aplicada constitui o que é conhecido como agricultura 4.0 e agricultura de precisão. As possibilidades oferecidas pela tecnologia no campo são inúmeras e se ampliam a cada dia com as inovações que surgem.

Muitos equipamentos, processos e softwares estão consolidados, constituindo a fazenda inteligente, enquanto outros ainda estão sendo testados, mas já em fases adiantadas. Os benefícios e as vantagens de uma fazenda inteligente estimulam o produtor, abrindo novas frentes e possibilidades para a produção rural. Veja a seguir o que uma propriedade agrícola com tecnologia moderna pode fazer.

Quais os benefícios da tecnologia na fazenda?

Uma fazenda inteligente é capaz de apresentar maior produtividade, racionalizando o consumo de recursos e insumos como água, sementes, fertilizantes e defensivos, entre outros. Além disso, diversos processos podem ser automatizados com sensores, enviando dados para plataformas ou softwares que processam as informações e tomam decisões programadas.

Assim, alguns importantes benefícios podem ser obtidos com o uso da tecnologia de uma fazenda inteligente, além de facilitar as tomadas de decisão mais importantes para o produtor — por exemplo, o monitoramento das condições climáticas, permitindo um planejamento mais preciso das operações de campo. Por sua vez, também o monitoramento das condições de umidade do solo podem ser transmitidas em tempo real, por rede wi-fi automatizada.

Nesse caso, uma central prepara as informações e avisa ao produtor, por meio do celular, ou já realiza a irrigação que estiver programada, em função dos índices informados. Ao mesmo tempo, o produtor pode fazer uma vistoria geral na fazenda ou talhão por talhão, sem sair de sua casa sede. Por meio de sobrevoos programados e orientados por GPS, a câmera de um drone leva a lavoura até a mesa do produtor.

Também é destaque a capacidade de gestão da propriedade e das operações de manejo e cultivo, fazendo uso de aplicativos que permitem controlar praticamente tudo na fazenda. Assim, a utilização racional de defensivos e fertilizantes, por exemplo, traz economia de recursos e menor agressividade ao meio ambiente.

Quais as principais tecnologias utilizadas para esse fim?

Diferentes possibilidades têm sido propiciadas pela tecnologia colocada a serviço do campo. Muitas já estão consolidadas e outras estão chegando e acenando para um futuro que está logo ali na frente. Conheça as principais já disponíveis.

Sensores

Os sensores são equipamentos específicos, capazes de avaliar um determinado parâmetro e enviar esse dado via rede wi-fi para uma central na sede da fazenda. Assim, por exemplo, sensores de umidade instalados em cada talhão da lavoura informam a necessidade ou não de água naquele talhão.

Sistemas automatizados

O sistema de irrigação, por exemplo, pode ser instalado em cada talhão. No exemplo anterior dos sensores de umidade, a central, recebendo os dados, pode acionar os mecanismos de irrigação apenas nos talhões com deficiência de água no solo, reduzindo os custos com energia e com a própria água.

IoT

IoT ou internet das coisas consiste na comunicação via internet dos diferentes equipamentos entre si — um mandando informação para o outro. Essas informações podem ser trabalhadas pelo produtor ou os equipamentos podem ser programados para acionar algum mecanismo, de forma automatizada.

Drones

Os drones têm encontrado aplicações quase ilimitadas no agronegócio, sobretudo para a avaliação das condições da lavoura e do pasto, assim como o acompanhamento das operações, como o preparo de solo, por exemplo. Com uma câmera acoplada, transmitem imagens em tempo real para onde estiver o operador, facilitando alcançar áreas de acesso mais difícil.

Telemetria

A telemetria é uma tecnologia utilizada para coletar dados de máquinas e equipamentos em tempo real e compartilhá-los, por meio remoto (sem fio). Assim, por exemplo, diversos tipos de sensores instalados em uma máquina que está preparando o solo podem informar para a sede o consumo de combustível, o número de horas trabalhadas, a pressão do óleo e muito mais.

Softwares de agricultura de precisão

A agricultura de precisão opera com todos esses equipamentos, mas precisa de softwares que traduzam os dados recebidos e os processem, transformando-os em informações úteis para o produtor. Da mesma forma, essas informações podem ser utilizadas para acionar outros mecanismos automatizados.

Nesse sentido, um drone realizando um sobrevoo programado em um talhão manda imagens com coordenadas GPS para a central. Um software de tratamento de imagens pode perceber que determinada área apresenta uma reboleira de plantas com características de ataque de pragas.

Nesse caso, outro drone, com um pulverizador instalado, segue até o mesmo local definido pelas coordenadas e realiza a aplicação apenas no local atingido pelas pragas. Isso gera economia de defensivo e trabalho, reduzindo também a contaminação ambiental, além de impedir que a praga se alastre.

Por que o seguro rural é importante na fazenda inteligente?

O ambiente rural do agronegócio está permanentemente em situação de risco, devido, sobretudo, às variações das condições climáticas. Some-se a isso, a ocorrência de raios e tempestades que aumenta a suscetibilidade dos equipamentos eletrônicos introduzidos com a tecnologia. Uma fazenda inteligente dispõe de equipamentos, máquinas e tecnologias que precisam ser preservados do risco de perdas e danos.

Para essa finalidade, o seguro rural é um importante parceiro e instrumento chave de proteção a todo o aparato produtivo da propriedade. Ele é uma maneira de garantir que, na ocorrência de danos ou perdas previstos na apólice (contrato), a seguradora pagará uma indenização ao segurado ou seu beneficiário indicado. Além de proteção aos equipamentos e máquinas, também os produtos da lavoura e da pecuária e as benfeitorias, entre outros, podem ser amparados. Nesse sentido, existem oito modalidades do seguro rural:

  • seguro agrícola;
  • seguro pecuário;
  • seguro aquícola;
  • seguro de benfeitorias e produtos agropecuários;
  • seguro de penhor rural;
  • seguro de floresta;
  • seguro de vida;
  • seguro de cédula do produtor rural.

Praticamente tudo pode estar protegido na propriedade. Nesse sentido, a orientação de sua corretora de seguros traz para você as melhores opções do mercado, para que você faça a sua escolha. Como você pode ver, uma fazenda inteligente propicia grandes facilidades para o produtor, aprimora a produtividade e permite um controle muito mais amplo sobre os processos produtivos. Mais que isso, economiza recursos e reduz as intervenções no meio ambiente.

Entre em contato conosco para conhecer a experiência da Humber Seguros e o que essa parceira pode fazer para proteger sua propriedade.