HomePostsSeguroSeguro de acidentes pessoaisComo fazer a cotação de seguro? Confira!

Como fazer a cotação de seguro? Confira!

Seguro, Seguro de acidentes pessoais
cotação de seguro

A distribuição de risco já era praticada pelos indianos, chineses e babilônios há mais de 4 mil anos, por meio de ideias simples, como o compartilhamento das mercadorias em vários navios. Hoje, as seguradoras promovem indenizações e tudo começa na cotação de seguro.

Algumas leis antigas já ensaiavam um seguro para prejuízos financeiros. No Código de Hamurábi, os capitães tinham uma redução nas suas dívidas, nos casos de prejuízos nos navios, enquanto a “Lei de Rodes” do Império Romano legalizava uma forma rudimentar de seguro marítimo.

Mas, o uso de indenizações em dinheiro começou na Bélgica, durante a Idade Média, e é o modelo praticado até hoje. A ideia do texto é trazer as principais dicas de como fazer cotação de seguro, mostrando o que deve ser analisado e por que contar com uma corretora. Boa leitura!

Para que serve a cotação de seguro?

A cotação é a definição do preço. Isso serve para ativos, mercadorias e por aí vai. O termo é muito usado, por exemplo, no mercado de ações. Na cotação de seguro, você vai precisar preencher um perfil, por meio do qual a corretora vai encontrar a opção que faz mais sentido financeiro. Durante a cotação, talvez você se depare com alguns termos. “Franquia”, por exemplo, que representa a fatia do prejuízo que não é coberta pela seguradora.

Isso existe no caso de um “sinistro”, ou seja, a eventualidade que gera os problemas cobertos pela seguradora. “Prêmio”, por sua vez, não é algo que você ganha, mas o contrário. É o valor que você vai precisar desembolsar para contratar o seguro. Já “indenização” é o dinheiro que você recebe da seguradora, no caso dos problemas que aparecem no contrato.

Quais são as principais dicas de como fazer uma cotação de seguro?

Vamos supor que você tenha contratado um seguro auto para seu carro. Na cotação, o valor que você vai pagar pelo seguro (prêmio) é definido. Caso o carro sofra um acidente (sinistro), você recebe um valor (indenização) para compensar o prejuízo. Se a seguradora não cobrir todos os custos, você precisará arcar com o resto (franquia).

Mas, a cotação envolve várias perguntas sobre você. No seguro auto, por exemplo, a escolha pode envolver seu perfil, a função do carro, o modelo, a localização e por aí vai. Uma dica importante é observar os atributos da sua corretora. Vale reparar se o atendimento funciona, se a cotação é transparente e se há muitas opções de seguradoras para seu perfil.

O que deve ser analisado?

Existem algumas questões sobre cotação de seguros em que pode valer a pena prestar atenção. Você pode começar, por exemplo, fazendo pesquisas e comparando as alternativas, evitando assinar na primeira proposta. Uma forma de garantir qualidade no serviço é investir em seguradoras confiáveis e com reputação no mercado.

A razão pela qual esse ponto é importante é o fato de que sua segurança financeira e seus bens estão em risco. A escolha das coberturas também conta. Por isso, vale observar bem cada uma para selecionar a opção que realmente cobre os riscos aos quais você estará mais exposto. Por fim, sempre faz diferença reparar na transparência.

Como economizar?

Economizar no preço pode ser a prioridade de quem faz a cotação de seguro. Por isso, uma alternativa é apostar nas cotações on-line, evitando o tempo e o deslocamento que o processo presencial poderia exigir. Um recurso que costuma facilitar a vida na hora da cotação de seguro é a simulação. Por meio dela, você pode estimar o quanto você vai gastar.

Ainda assim, vale ter em mente que nem todas as simulações podem ser feitas gratuitamente. Fazer uma contratação on-line também é uma aposta na praticidade. Aqui, você não precisa receber um corretor em casa e ainda passa a ter mais facilidade para comparar preços. Basta solicitar a cotação, escolher a proposta ideal e contratar.

Como saber seu perfil?

Na hora de escolher o seguro, saber qual o seu perfil pode fazer uma boa diferença na escolha. Isso acontece porque a seguradora trabalha com o chamado “contrato aleatório”, funcionando com base em riscos incertos e pouco verificáveis. Por isso, a seguradora faz uso de cálculos estatísticos, ao fazer a precificação. O valor do seguro, nesse caso, é proporcional ao risco que o segurado corre.

Esse modelo de definição de preços faz com que o perfil faça diferença na definição dos riscos. Ainda assim, procure ser transparente na hora de revelar informações. Omitir ou dar dados falsos pode fazer com que a indenização seja recusada na hora do sinistro, caso a omissão seja descoberta.

O que vem depois da cotação de seguro?

Depois da cotação de seguro, você vai precisar seguir alguns passos para realizar a contratação. Ao fazer a escolha, é preciso apresentar uma proposta para a seguradora, por meio do preenchimento de um formulário. O encaminhamento da proposta também pode ser feito pela corretora, a partir dos dados que você mesmo forneceu.

Nesse caso, a seguradora faz a análise e responde em um prazo de até 15 dias. Se a proposta for aprovada, há a emissão da apólice: o contrato do seguro. No documento, aparecem algumas das principais informações. Isso inclui a validade, as coberturas e vários outros pontos.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Ao preferir uma corretora de seguros, você conta com atendimento especializado, cotação de seguro de várias empresas, apoio técnico, contratação mais segura e mediação de problemas com a seguradora. A cotação de seguro funciona como um orçamento, em que você vai precisar prestar atenção em pontos, como cobertura, limites, oferta de serviços e por aí vai. Aqui, vale entender bem o significado dos termos do “segurês”.

Vale apostar em seguradoras confiáveis, conferir a habilitação dos profissionais da sua corretora, comparar os benefícios, verificar os fatores de risco, conferir os termos da apólice e cotar com antecedência na renovação. As corretoras de seguros contam com um grupo de pessoas especializadas para fazer a intermediação entre o candidato a segurado e a seguradora.

É o caso da Humber Seguros, que aposta no princípio de que sempre existe um caminho ainda melhor. Você pode entrar em contato e conferir!