Quais os motivos para comprar fazenda? Descubra
Comprar uma fazenda pode ter diferentes razões, mas, a melhor forma de fazê-lo requer alguns cuidados, para que o negócio seja adequado aos interesses de cada um.
São algumas medidas a serem observadas, tanto com a documentação quanto com a propriedade propriamente, entre outras. O agronegócio brasileiro vem ganhando destaque a cada ano, trazendo assim valorização para as propriedades rurais.
Seja você um produtor rural ou apenas alguém que gostaria de dispor de um lugar no campo para a família, este post é para você. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra os motivos para comprar fazenda.
Por que comprar uma fazenda?
As razões que levam uma pessoa a adquirir uma propriedade rural podem variar, conforme o tipo de atividade que ela já desenvolva. Assim, por exemplo, se você é um produtor rural e sua boa gestão no agronegócio permite considerar uma expansão, você pode pensar em adquirir uma fazenda.
Mas, não são apenas os produtores agrícolas e os pecuaristas que compram fazendas. Existem outras razões para qualquer pessoa interessada fazê-lo. Veja os principais motivos que levam à aquisição de uma propriedade rural.
Expansão de atividade no agronegócio
Como referido no exemplo dado acima, você pode ser um pequeno produtor rural interessado na expansão de suas atividades no campo. Assim, seja para expandir uma cultura agrícola existente, implantar uma nova ou conduzir uma atividade pecuária, comprar uma fazenda pode ser um bom negócio.
Em especial, nos últimos anos, a pujança do agronegócio brasileiro vem incentivando os produtores rurais a planejar a expansão de seus negócios. Da mesma forma, novos empreendedores para o campo surgem na esteira do sucesso do agronegócio.
Implantação de empreendimento de turismo ecológico
Um segmento que vem crescendo rapidamente no Brasil há alguns anos é o dos empreendimentos de turismo ecológico. Na verdade, sob este rótulo estão diferentes atividades, que podem ou não fazer parte do mesmo negócio. Nesse sentido, têm destaque no mercado as seguintes atividades:
- trilhas ecológicas conduzidas por guias treinados;
- hotéis fazenda;
- pousadas com atividades rurais;
- restaurantes com motivação rural, alguns com passeios locais;
- fazendinhas para visitação em convênio com escolas;
- instituições de ensino rural com diferentes cursos e treinamentos;
- espaços para treinamento empresarial e cursos especiais.
Opção por viver no campo
Uma parcela grande da população, principalmente entre aqueles que cresceram no interior e vivem em grandes centros, tem manifestado a vontade de viver no campo, ainda que não seja para residir definitivamente, mas para poder dispor do ambiente rural e de maior contato com a natureza.
Para um produtor rural, no entanto, essa motivação já não seria aplicável. Mas, para muita gente se trata de um sonho, às vezes, de muitos anos e que foi ficando para trás pelas diferentes razões que a vida de cada um vai trazendo. Uma fazenda pode ser a realização.
Especulação imobiliária rural
Pessoas que compram e vendem imóveis como forma de atividade comercial, isto é, como negócio, podem incluir no seu portfólio as propriedades rurais. Na verdade, algumas corretoras são especializadas em chácaras, sítios e fazendas de pessoas que regularmente atuam nesse ramo.
Em determinadas épocas, algumas regiões se desenvolvem e parecem indicar o crescimento de algum mercado específico de natureza rural. Nesse caso, especuladores podem perceber oportunidades de negócios e adquirem propriedades para colocá-las à venda em seguida.
Como comprar uma fazenda?
A aquisição de uma propriedade rural, dependendo da motivação ou da utilização que será dada, pode requerer recomendações diferentes. De todo modo, algumas orientações são praticamente universais e valem para todos os fins. Conheça as principais a seguir.
Faça uma visita técnica
Uma visita técnica consiste na avaliação de determinados aspectos necessários para viabilizar as atividades que você pretende implantar. Da mesma forma, identifica parâmetros de valorização, no caso de negociações futuras. Nesse sentido, você deve observar:
- condições dos imóveis prediais existentes;
- disponibilidade de água na propriedade;
- clima da região;
- condições das estradas de acesso;
- condições do cercamento da propriedade;
- distância do centro urbano mais próximo;
- existência de cooperativas agrícolas na região;
- topografia local;
- tipo de solo e vegetação predominante;
- existência de mata nativa;
- existência de corpos d’água (rios, lagos, nascentes).
Avalie a documentação existente e a regularidade da situação
No Brasil, ainda existem muitas propriedades sem a escritura devida, mas apenas um título de posse. Medidas de regularização são necessárias nesse caso. Veja os principais cuidados a observar:
- verifique a escritura da propriedade e sua regularidade;
- confira os limites da propriedade;
- levante a existência de débitos fiscais e outros (certidões negativas diversas);
- informe-se sobre as relações com os vizinhos confrontantes;
- certifique-se da existência de reserva legal (área de cobertura vegetal protegida) e sua condição;
- verifique a condição do Cadastro Ambiental Rural (CAR);
- avalie a extensão da área utilizável para produção;
- avalie a certidão de inteiro teor do imóvel.
Por que contar com um seguro rural?
Uma propriedade rural, independentemente da utilização que se dê a ela, possui um grande elenco de situações e aspectos patrimoniais que precisam estar protegidos e amparados. Não se pode desconsiderar as possibilidades de sinistros com as instalações, pessoas, máquinas e equipamentos, lavouras e animais, entre outros.
A maneira de se ter a tranquilidade necessária para focar no empreendimento ou, com a mesma razão, na nova moradia, é a contratação de um seguro rural. Essa é uma forma de seguro que se adéqua a qualquer tipo de destinação que se dê à propriedade. Assim, sua fazenda (muitas vezes se trata do seu sonho) pode estar protegida por meio de diversas modalidades de seguro rural, como:
- seguro agrícola;
- seguro pecuário;
- seguro aquícola;
- seguro de benfeitorias e produtos agropecuários;
- seguro de florestas;
- seguro de vida.
Como você pôde ver, comprar fazenda, seja para negociar, ampliar a produção ou dispor de um local de lazer no campo para desfrutar com a família requer alguns cuidados e atenção para algumas iniciativas que devem ser tomadas. Dessa forma, o negócio terá muito mais chances de alcançar o que você pretende. Além disso, você viu também a importância de dispor de um seguro que proteja você, sua família e a propriedade.
Entre em contato conosco e descubra como a Humber Seguros pode ser a sua grande parceira nessa iniciativa.