Saiba como prevenir incêndios em empresas!
A ocorrência de incêndio em uma empresa pode ser um evento extremamente desastroso e com prejuízos absolutamente sem retorno. Dessa forma, saber como prevenir incêndios em empresas deve constituir assunto da maior responsabilidade em qualquer gestão.
Conhecer a importância dessa iniciativa e os principais benefícios que dela resultam facilita a tomada de posição. Assim, leve em conta a vida dos colaboradores, o patrimônio da empresa e, até mesmo, a possibilidade de sua continuidade sendo afetados e será fácil entender. Continue a leitura e saiba como prevenir incêndios em empresas.
Qual a importância da prevenção de incêndios?
Qualquer que seja o trabalho desenvolvido por uma empresa, seus cuidados preventivos para evitar a possibilidade de incêndios devem ser indispensáveis. Para alguns segmentos, nos quais a natureza da atividade oferece maiores riscos desse tipo de sinistro, a atenção e as medidas preventivas são ainda mais aplicáveis. Existem inúmeras razões que sustentam a importância da prevenção contra incêndios em uma empresa. Veja a seguir as principais:
- garantir a segurança dos colaboradores em seu ambiente laboral;
- garantir a segurança de clientes, fornecedores e visitantes;
- prover proteção ao patrimônio (estrutura, máquinas, equipamentos e estoques);
- garantir a continuidade dos negócios da empresa;
- evitar danos ambientais (poluentes tóxicos no ar, destruição de áreas verdes);
- desenvolver e fortalecer uma cultura de segurança na organização.
Como você pode perceber, não são poucas as razões nem desprezíveis os motivos pelos quais a prevenção de incêndios deve ser prioridade em uma organização responsável. Mas, também existem benefícios com a adoção de cuidados preventivos nessa área.
Quais os principais benefícios desses cuidados?
As medidas tomadas são de natureza preventiva, com vistas a evitar que um dano que pode ser muito significativo e até letal ocorra na empresa. No entanto, os benefícios envolvidos são bem objetivos e presentes, sendo que se refletem no próprio clima organizacional da empresa. Conheça os principais benefícios imediatos.
Redução da possibilidade de acidentes
O principal benefício é o objetivo maior da prevenção de incêndios: reduzir significativamente a possibilidade de acidentes com fogo. Para isso, concorrem todas as medidas, desde a orientação e o treinamento até a instalação de equipamentos de segurança e controle de incêndios.
Estímulo à segurança
Os cuidados na prevenção de incêndios estão entre as principais medidas de segurança permanentemente visíveis aos colaboradores da empresa. Por essa razão, constituem um dos instrumentos para o desenvolvimento de uma cultura de segurança na organização.
Maneira de evitar prejuízos
Os prejuízos causados por um incêndio podem literalmente provocar o fim de uma empresa, além dos danos e perdas de pessoas. Se os possíveis prejuízos forem dimensionados, o resultado justificaria qualquer investimento em prevenção contra incêndio.
Atendimento às exigências da legislação
Ao tomar as medidas necessárias à prevenção contra incêndio, a empresa atende às exigências da legislação e evita irregularidades junto à fiscalização. Dependendo da natureza da atividade desenvolvida, essas exigências podem ser maiores ou menores, mas sempre existirão.
Como prevenir incêndios em empresas?
Você já conhece a importância e os principais benefícios resultantes da adoção das medidas preventivas para se evitar incêndios na empresa. Agora, veja algumas medidas que podem ser fomentadas na organização para facilitar os cuidados e iniciativas para a prevenção.
Respeitar a sinalização
A sinalização referente à prevenção de incêndios é empregada em diferentes situações, mas sempre de forma a orientar procedimentos, seja antes ou durante a ocorrência de um incêndio. Dessa forma, existem sinalizações para:
- indicar a existência de produto inflamável;
- indicar o caminho a percorrer;
- apontar zonas de escape;
- situar pontos de encontro;
- indicar equipamentos de combate (extintor, mangueira, hidrante);
- entre outras.
Toda sinalização empregada na empresa deve ser de padrão universal, sempre que possível. Ao mesmo tempo, precisa ser do conhecimento de todos os colaboradores da organização, ou não fará sentido sua utilização. Assim, treinamentos periódicos devem reforçar esse conhecimento.
Realizar manutenções
Qualquer manutenção, em qualquer empresa, precisa ser mantida em dia. Quando se trata de situações cujo descuido pode provocar um incêndio, as exigências desde a inspeção devem ser ainda para incisivas. Assim, é preciso rigidez e supervisão nos trabalhos de manutenção nessas áreas, a fim de que não sejam criadas deficiências em razão da ausência de cuidados suficientes e adequados durante as diversas manutenções pertinentes. Leve em conta a importância da análise de riscos.
Capacitar os colaboradores
Entre as medidas preventivas mais importantes está a capacitação e o treinamento dos colaboradores. Inicialmente, essa capacitação deve ser específica para cada área de trabalho, de modo que o colaborador conheça as situações de risco em seu ambiente laboral. Por sua vez, os procedimentos durante um princípio de incêndio devem ser exaustivamente do conhecimento de todos, uma vez que podem reduzir os prejuízos, evitando danos pessoais e perdas de vidas.
Por que contar com um seguro empresarial?
Um seguro empresarial existe para resguardar a empresa contra imprevistos que podem ser muito danosos para a organização. Assim, por exemplo, incêndios, desastres por causas naturais e diversos outros imprevistos podem estar cobertos. Nesse sentido, o seguro permite que o impacto dos prejuízos seja bem menor em eventos dessa natureza, que poderiam ser totalmente desastrosos sem o amparo da indenização.
A empresa pode contar com a cobertura dos danos causados e com a assistência especializada para a reconstrução. Veja a seguir alguns exemplos das coberturas do seguro empresarial, entre muitas outras:
- incêndio, explosão, implosão e queda de raio;
- despesas fixas;
- perda ou pagamento de aluguel;
- vendaval, furacão, ciclone e granizo;
- alagamento e desmoronamento;
- equipamento;
- responsabilidade civil;
- lucro cessante.
Entre outras razões, qualquer plano de prevenção de incêndio implantado na empresa deve contar com um seguro empresarial e, assim, dispor das inúmeras coberturas que oferece. É uma iniciativa que traz tranquilidade para os gestores da empresa, bem como para seus colaboradores.
Como você pode ver, saber como prevenir incêndios em empresas é essencial para uma boa gestão, seja do patrimônio, da segurança dos colaboradores ou do cumprimento das exigências da legislação aplicável. Existem iniciativas práticas que podem facilmente ser adotadas na organização, por meio da contratação de um seguro empresarial.
Se você gostou deste post, registre aqui o seu comentário que, certamente, será de grande valia para outros interessados.