HomePostsSeguro de acidentes pessoaisAnálise de risco: entenda o que é e como funciona

Análise de risco: entenda o que é e como funciona

Seguro de acidentes pessoais
analise de risco

A saúde e a segurança no trabalho dependem de iniciativas tomadas no sentido da prevenção de situações perigosas para os colaboradores. Com esse fim, a análise de risco permite identificar condições de risco existentes em um determinado ambiente de trabalho.

Por se tratar de um verdadeiro diagnóstico das possibilidades de acidentes ou de danos à saúde, serve de base para diversos programas ocupacionais. Assim, identificar riscos e propor medidas para a sua eliminação ou para a redução é o seu objetivo. Continue a leitura e entenda como funciona a análise de risco!

O que é análise de risco?

A análise de risco é uma avaliação técnica realizada com o olhar voltado para as condições de segurança do ambiente de trabalho. Seu objetivo é exatamente identificar situações de risco a fim de eliminá-las ou, pelo menos, reduzi-las.

Nesse sentido, constitui-se em uma ferramenta indispensável para a gestão da saúde e da segurança no trabalho. Os resultados obtidos com a análise de risco servem de base para a definição das medidas preventivas que devem ser adotadas para os colaboradores e para o ambiente avaliado.

Tipos de análise de risco

Se a abordagem realizar medições das condições que ofereçam risco à atividade no ambiente avaliado, tem-se a chamada análise de risco quantitativa. Por sua vez, quando as considerações se pautam mais pela descrição das circunstâncias e da percepção da existência dos riscos, fala-se em análise qualitativa.

Assim, documentos, planos e programas que tratam de saúde e segurança fazem uso dos resultados da análise de risco. Nessa condição, estão o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), entre outros.

Como funciona essa análise?

A análise de risco deve ser conduzida em etapas sucessivas. A legislação não especifica o perfil do profissional responsável por sua elaboração. No entanto, é importante que seja conhecedor experiente dos processos envolvidos no ambiente em avaliação, assim como dos equipamentos e das previsões legais pertinentes.

Identificação dos riscos

É o primeiro passo, considerando-se a atividade desenvolvida e as características do ambiente de trabalho. É imprescindível a participação dos colaboradores envolvidos com a atividade conduzida no local para se avaliar as possibilidades de acidente.

Análise dos riscos

Conhecidos os riscos e os colaboradores envolvidos, é hora de analisar cada situação em relação ao respectivo fator de risco encontrado. Devem ser considerados, além do risco propriamente, a probabilidade de sua incidência, o histórico existente e a intensidade de cada possível evento.

Definição das medidas de prevenção

Com os dados anteriores, já é possível definir as medidas que devem ser adotadas para a prevenção de acidentes nas situações analisadas. Cada caso, quase sempre, requer uma medida preventiva diferenciada.

Formalização da documentação envolvida

Cada etapa do processo deve ser registrada e documentada, compondo a formalização da análise de risco conduzida. Posteriormente, os fatos registrados podem servir de base para uma revisão.

Controle e revisão

O controle consiste na gestão das medidas prevencionistas que foram implantadas. A partir desse acompanhamento, é possível identificar situações que requeiram adequação para aprimoramento, uma vez que os processos são dinâmicos.

Quais aspectos são analisados?

Como se viu, conhecer os processos envolvidos no ambiente em que se procede à análise de risco é fundamental. Considere, a seguir, os principais aspectos envolvidos e que precisam ser analisados:

  • o processo produtivo e suas respectivas etapas desenvolvidas;
  • o equipamento e os produtos empregados;
  • as principais variáveis do ambiente de trabalho, como ventilação e luminosidade, entre outras;
  • os colaboradores em situação de risco;
  • a jornada de trabalho adotada no ambiente observado;
  • a legislação aplicável a cada situação de risco identificada.

É dessa forma, portanto, que a análise de risco contribui para a implantação de medidas preventivas que visam à redução de acidentes no ambiente de trabalho. Além disso, associado ao trabalho preventivo, deve-se contar com um bom seguro para o melhor amparo.

Este post foi útil? Agora, aproveite e descubra como funciona o seguro de acidentes pessoais em grupo.