HomePostsSeguro AutomóvelCarro reserva do seguro: Como funciona e quando tem direito?

Carro reserva do seguro: Como funciona e quando tem direito?

Seguro Automóvel
carro reserva do seguro

Da forma como percebemos, contar com boas coberturas e assistências 24 horas é algo fundamental para melhorar a experiência com o seu veículo. Afinal de contas, esses são os diferenciais mais importantes, que realmente podem te ajudar nos momentos em que você mais precisa. Foi pensando nisso que criamos este artigo para falar sobre o carro reserva do seguro.

Aqui, você ganhará uma visão completa sobre o tema. Durante a leitura, você entenderá por que é importante contar com uma boa apólice de seguro para o seu carro, como funciona a assistência de carro reserva, por que esse serviço existe e, por último e mais importante, em quais situações esta assistência pode ser solicitada. Então, não perca tempo e acompanhe!

Por que é importante contar com uma boa apólice de seguro?

Por muito tempo, as pessoas entendiam que os seguros eram serviços que só eram úteis em última instância, para proteger o condutor em caso de colisões, acidentes, furtos, roubos e afins. E claro, esse continua a ser o conjunto principal de funcionalidades de uma boa apólice. Mas hoje em dia, vale notar que os seguros vão muito além dessas coberturas.

Conforme o mercado se tornou mais competitivo, novas soluções começaram a se popularizar nas apólices — as chamadas assistências. Hoje, por exemplo, boas apólices residenciais oferecem assistências para tudo relacionado à experiência com o imóvel, tal como montagem de móveis, instalação de eletrônicos, formatação de computadores e afins.

E o mesmo fenômeno aconteceu também nas apólices automotivas. Hoje, ter um seguro é importante muito além das situações protegidas previstas em contrato, que são as coberturas. Atualmente, boas apólices oferecem assistências fundamentais para garantir a sua segurança, conforto e conveniência em todos os momentos da sua jornada nas estradas.

Por exemplo, digamos que você saia com sua família para viajar. No entanto, em um momento de azar, o carro sofre uma pane mecânica, fazendo com que você fique parado no “meio do nada”. É para contornar essas situações que existem assistências 24 horas, tais como guincho, chaveiro, mecânico, carro reserva, auxílio hospedagem, motorista amigo e por aí adiante.

Percebe? Um bom conjunto de assistências existe para te ajudar nos momentos em que você mais precisa, oferecendo uma solução prática, rápida e segura para os imprevistos do cotidiano. Por isso que, hoje em dia, entendemos que o seguro é importante muito além de suas coberturas, mas principalmente pelas assistências que ele oferece em seu contrato.

Como funciona o carro reserva do seguro?

Como sugere o nome, o carro reserva garante ao usuário da seguro o direito a um carro substituto enquanto o seu veículo não pode ser utilizado. Geralmente, isso ocorre quando o carro está sob a responsabilidade da seguradora após um sinistro, como uma colisão, por exemplo. Ou seja, enquanto o veículo é inspecionado ou reparado na oficina, o consumidor fica sem carro.

Em situações como essa, desde que dentro das condições de sua apólice, o segurado pode solicitar um carro reserva para usar no cotidiano, enquanto espera pelo retorno do seu veículo. Como pode notar, essa é uma assistência indispensável para quem realmente precisa do veículo no cotidiano, e não pode ficar sem o automóvel, seja por questões pessoais, de estudo ou trabalho.

Da forma como percebemos, a assistência do carro reserva está entre um dos vários motivos que fazem o seguro de carro valer a pena. Inclusive, esta é uma situação que ilustra muito bem a importância do seguro no seu cotidiano. Imagine o exemplo que citamos no tópico anterior, em que você está viajando com a família e uma pane mecânica faz o carro parar no meio do nada.

Em uma situação como esta, primeiro é possível solicitar o serviço de mecânico 24 horas, em que um profissional se desloca até você para diagnosticar a situação do veículo. Caso não seja possível realizar o reparo in-loco, solicita-se o guincho 24 horas, que transporta o veículo até uma oficina licenciada pela seguradora na região.

Para que você não fique com a sua família no meio da estrada, é possível solicitar a assistência de translado, que leva você e seus acompanhantes até o destino inicialmente planejado, como o seu hotel, pousada ou afins. Ou ainda, em certos casos, o imprevisto pode bagunçar a sua agenda, garantindo até mesmo a cobertura dos custos de hospedagem temporária.

Mas depois de chegar no seu destino, como você poderá se deslocar sem o seu veículo, que está na oficina sendo diagnosticado e reparado? É para isso que serve o carro reserva. Por meio dessa assistência, a seguradora disponibiliza para você um veículo de nível equivalente ao seu, garantindo sua mobilidade e conforto durante esse meio tempo.

Quando é possível solicitar o carro reserva do seguro?

O carro reserva é uma assistência muito funcional e importante. Mas aqui, vale notar que essa solução não está presente em todas as coberturas, e nem em todas as apólices. Geralmente, o carro reserva aparece nos contratos como uma assistência opcional, que precisa ser adicionada pelo usuário no momento da contratação.

Outro detalhe importante é que as situações que garantem o direito ao carro reserva também costumam variar de seguradora para seguradora, e de uma apólice para outra. Basicamente, quanto mais compreensiva, ampla e sofisticada a sua apólice, maior o nível de proteção, conveniências e comodidades — e quanto mais simples, mais restritiva são as funcionalidades.

No entanto, é possível observar que, geralmente, o carro reserva é uma assistência que pode ser solicitada após alguns problemas comuns no mundo dos seguros, tais como os sinistros de furto, roubo, perda parcial e perda total. Essas são as quatro situações em que a maioria das seguradoras e apólices oferecem o direito ao carro reserva.

Como pôde ver, contar com o carro reserva do seguro é uma das soluções mais rápidas para o dilema que é a ausência do seu carro. Para grande parte das pessoas, o veículo é uma ferramenta fundamental para a produtividade em seu cotidiano — e ter a possibilidade de acessar um carro substituto enquanto o seu está na oficina é a solução ideal para esse problema.

Agora que você sabe quando é possível solicitar o carro reserva do seguro, aproveite o momento para cotar as melhores apólices do mercado, escolhendo uma solução que realmente atenda às suas expectativas. Para isso, basta entrar em contato.