HomePostsSeguro AutomóvelAfinal de contas, como funciona a cobertura seguro automóvel?

Afinal de contas, como funciona a cobertura seguro automóvel?

Seguro Automóvel
cobertura seguro auto

Obter um seguro automóvel é um dos aspectos mais importantes a serem considerados ao comprar um veículo. Ele é extremamente vital, pois pode economizar enormes quantias de dinheiro e problemas legais, no caso de um acidente ou se algo inesperado acontecer ao automóvel.

Acidentes ou incidentes ocorridos em um veículo podem ser caros, especialmente se ele ficar muito danificado ou se alguém sair ferido. O papel da cobertura seguro auto é ajudar a cobrir as contas e proteger você de responsabilidades financeiras potencialmente devastadoras.

É muito importante contar com esse serviço, principalmente para quem acabou de comprar seu primeiro carro. Entretanto, para os que não o conhecem pode parecer bem complexo. Pensando nisto, neste post, tiraremos todas as suas dúvidas sobre cobertura seguro auto. Acompanhe!

O que é seguro automóvel e como ele funciona?

O seguro auto é um contrato feito entre uma empresa de seguros e o dono do veículo, em que a pessoa que o contrata efetua o pagamento de um determinado valor, para que haja ressarcimento, diante de danos ao automóvel, previstos na apólice, como danos pessoais roubo, danos a terceiros, entre outros.

Esse seguro funciona como uma proteção que o segurado faz para seu veículo. Na apólice, que oficializa o contrato, é definido o período no qual o segurado e seu automóvel ficarão protegidos. Normalmente, esse prazo é de um ano e é chamado de vigência do seguro. É importante ressaltar que existe a possibilidade de adicionar ao seguro várias coberturas. Em outras palavras, é possível fazer um plano personalizado para cada tipo de perfil de segurado e de veículo também.

Quais são os tipos de coberturas feitas nesse tipo de serviço?

Ao contratar um seguro auto, é muito importante conhecer as coberturas realizadas nesse tipo de serviço. Veja!

Cobertura básica

A cobertura básica está relacionada de forma direta ao automóvel como um todo, sendo assim chamada de cobertura de casco. Ela trata prontamente da cobertura de todas as responsabilidades relacionadas a terceiros, que uma determinada pessoa tenha ao conduzir o seu veículo.

Ao se falar sobre esse tipo de cobertura, faz-se referência aos danos que ocorrem, não só na integridade de outra pessoa, mas também em seu patrimônio. Existem valores de cobertura preestabelecidos para esse tipo de seguro, que variam de acordo com a seguradora e também com o valor pago por mês.

As principais coberturas básicas do seguro auto são:

  • explosão ou incêndio;
  • furto ou roubo total ou parcial do veículo;
  • capotagem, colisão, abalroamento ou derrapagem;
  • queda de objetos externos sobre o automóvel, como pedras, tijolos, etc;
  • ressaca, raios, granizo, vendaval, terremoto e furacão;
  • acidentes com o automóvel, por qualquer meio apropriado e comum;
  • prejuízos ocasionados por terceiros, em ato isolado, involuntário e eventual;
  • prejuízos causados por inundações, alagamento ou enchente.

Além disso, inclui-se casos de automóveis que precisam ficar em regiões de subsolo, contanto que não passem com ele em locais alagados.

Compreensiva

Esse tipo de cobertura é o mais completo, em que incluem todos os itens da cobertura básica, além de outros tipos de proteção ao veículo e serviços extras, como a assistência 24 horas, por exemplo.

Normalmente, estão incluídos nessa cobertura:

  • danos por incêndio;
  • indenização para casos de furto e roubo;
  • indenização total ou parcial para colisões;
  • vandalismo ou queda de objetos (como árvore, pedras, etc);
  • assistência 24 horas, com chaveiro, guincho, etc;
  • proteção contra danos causados pela natureza, como raios, enchentes e chuva de granizo.

É importante ressaltar que, se você está comprando um automóvel financiado, o credor provavelmente exigirá uma cobertura compreensiva. Já, se você possui seu veículo, é uma cobertura opcional em sua apólice de seguro auto. Além disso, se você estiver comprando um novo seguro ou revisando sua apólice atual, convém considerar essa cobertura.

Por mais que a cobertura compreensiva seja mais completa em relação à básica, não é qualquer tipo de prejuízo que ela cobre. Alguns itens não são cobertos por essa cobertura como vidros, acessórios, retrovisores, lanternas, equipamentos de áudio e vídeo e rodas, por exemplo. Todavia, é possível contratar coberturas adicionais para esses itens, com a cobertura principal do seguro contratado.

Como escolher a melhor empresa de seguros?

Existem algumas dicas simples que te ajudarão a escolher a melhor seguradora, para contratar um bom seguro auto. Confira algumas delas a seguir.

Escolha suas prioridades de seguro

Primeiramente, decida qual o tipo de cobertura que você e seu veículo precisam. Diferentes apólices de seguro possuem níveis diversos de cobertura, sendo importante decidir que tipo de cobertura você deseja e precisa para seu veículo. Além disso, solicite um orçamento com a seguradora e decida qual cobertura seguro auto você gostaria de contratar.

Defina também o que é importante para você em uma seguradora. Além do custo e da cobertura, considere o tipo de seguradora que você está querendo contratar. Se você gosta de uma empresa com serviço e suporte 24 horas, compre seu seguro de uma empresa que ofereça esse tipo de serviço.

Faça pesquisas

Outra dica para encontrar a melhor seguradora de automóveis para você é realizar pesquisas sobre a reputação da empresa e os benefícios que ela oferece em seus seguros. Isso ajudará você a comparar as cotações de seguro auto e os benefícios que cada seguradora oferece. Por exemplo, se ela oferece vantagens extras para os motoristas em sua apólice de seguro, ajudando a encontrar uma oficina ou alugar um carro de forma bem ágil, é um grande diferencial a ser considerado.

Além disso, verifique as reclamações existentes sobre a empresa. Pergunte para as pessoas conhecidas e familiares sobre as experiências que tiveram com ela, e se estão satisfeitos com a cobertura oferecida, preços e atendimento ao cliente.

Compare cotações de seguros auto

Essa dica também é muito importante para sua escolha. Pesquise e compare os valores cobrados nas seguradoras. Lembre-se de solicitar uma cotação de acordo com suas necessidades de seguro. Além disso, é importante ter em mãos as informações básicas do veículo, além do nome e a data de nascimento do segurado.

Agora, você sabe tudo sobre cobertura seguro auto e como escolher a melhor empresa para contratar esse serviço. A Humber Seguros atende a todos os pré-requisitos considerados para uma boa empresa de seguro auto. Ela é uma corretora de seguros que disponibiliza para seus segurados os serviços oferecidos pelas maiores empresas do mercado. Além disso, ela oferece diversos tipos de seguros, como seguros de carro, empresas, eletrônicos, rurais, casa e pessoal.

Quer saber mais sobre o serviço de seguro auto? Então, não perca mais tempo e entre já em contato com a Humber!