HomePostsSeguro AutomóvelOs 3 problemas mais comuns em carros e como resolvê-los: confira!

Os 3 problemas mais comuns em carros e como resolvê-los: confira!

Seguro Automóvel
problemas mais comuns em carros

Ter um automóvel oferece grande comodidade ao proprietário, que pode se deslocar para qualquer lugar a qualquer hora. Mas é preciso cuidado para não ficar a pé, e conhecer os problemas mais comuns em carros é uma forma de evitá-los, e isso garante economia de dinheiro e afasta maiores dores de cabeça.

Como toda máquina complexa, um veículo está sujeito ao desgaste de seus componentes, quebras e panes. Fazer revisões com frequência é uma forma de prevenir defeitos, mas nem sempre é o suficiente para que eles deixem de surgir.

Continue a sua leitura e saiba em quais partes e componentes estão concentrados os problemas mais comuns em carros. Confira!

1. Problemas no motor

Uma série de problemas podem incidir sobre o motor do seu veículo, e o respectivo conserto pode ser bastante oneroso, de acordo com a gravidade da avaria. Veja os principais.

Arrefecimento

Mesmo com o crescimento dos veículos elétricos no mercado mundial, a maioria dos veículos ainda contam com motores à combustão. Dessa forma, o funcionamento se dá em altas temperaturas, que demandam o constante resfriamento por meio do sistema de arrefecimento, cuja principal peça é o radiador do veículo.

O funcionamento irregular do sistema de arrefecimento causa o superaquecimento, e andar nessas condições provoca a queima da junta do cabeçote, o que faz com que água e óleo se misturem, o que compromete a refrigeração e a lubrificação do motor. A consequência pode ser o empenamento do cabeçote e a fundição de peças da parte do motor, como pistões e virabrequim, e o conserto é por meio da retífica dessas peças.

Correia dentada

Nos veículos que contam como essa peça, é preciso atenção para a substituição no momento adequado, que pode ser verificado por meio do desgaste aparente ou pela quilometragem. Em geral, as marcas recomendam a troca a cada 40 mil quilômetros, mas isso pode mudar de acordo com o fabricante e o modelo, que indicará a quilometragem adequada no manual do veículo.

A quebra da correia dentada faz com que o veículo deixe de funcionar instantaneamente, e a consequência mais comum é o entortamento das válvulas do cabeçote. O conserto é oneroso, mas é um problema que pode ser prevenido com facilidade.

Lubrificação

Além do sistema de arrefecimento, a lubrificação do motor é bastante importante, pois evita que peças de metal que estão em constante contato em altas temperaturas não fundam. A troca do óleo deve ser feita nos períodos recomendados pela montadora, com um produto que siga as especificações de material e viscosidade que constam do manual.

Além de não esquecer as trocas periódicas, jamais ande com a luz do óleo acesa, pois indica obstruções na bomba que podem impedir a lubrificação e levar à fundição do motor.

2. Pane elétrica

Sistema de alarme mal instalado, desgaste dos fusíveis e problemas no alternador do veículo são os maiores causadores desse tipo de problema. A bateria também merece atenção e deve ser substituída periodicamente, sendo que os defeitos que incidem sobre ela geralmente são causados pelo frio e pelo pouco uso do veículo.

3. Pane seca

Um dos hábitos mais nocivos para o veículo é andar sempre com o tanque na reserva. Isso faz com que a bomba de combustível tenha que trabalhar em seu limite, o que faz com que ela queime antes do prazo de sua vida útil e deixe o condutor no meio do caminho, o que configura infração de trânsito.

O ideal é que o veículo tenha sempre mais que meio tanque, e que o reabastecimento seja feito antes de chegar na reserva.

A manutenção preventiva e os cuidados mencionados ajudam a evitar diversos problemas, mas alguns podem surgir sem aviso prévio. Contar com um seguro automotivo diminui a vulnerabilidade do proprietário do veículo, visto que não há hora ou local para esse tipo de infortúnio acontecer, e garantir a própria tranquilidade nesse tipo de situação é algo bastante desejável.

Agora que você sabe quais são os problemas mais comuns em carros, compartilhe este blogpost em suas redes sociais! Com certeza ele será bastante útil para os seus contatos!