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Quer começar a empreender? Confira o passo a passo para iniciantes

empresário

Ter uma rotina autônoma, fazer a diferença, pôr no mundo ideias inovadoras, manter a tradição da família; independentemente da razão, há um bom número de pessoas querendo começar a empreender. 

Ainda que ser o seu próprio chefe seja uma ideia atraente, especialmente onde é mais rápido abrir uma empresa no Brasil, o caminho é desafiador. Ele traz inseguranças para os que estão começando um negócio pela primeira vez e a taxa de sucesso dos empreendedores por oportunidade é mais alta do que a dos que fazem por necessidade.

Isso significa que se preparar importa. Para adentrar esse universo, identifique suas paixões e habilidades pessoais, tornando a escolha da área de empreendimento mais fácil. Você já descobrirá como fazer isso.

O que considerar antes de empreender?

O mais saudável, do ponto de vista financeiro, é começar sem capital ou com investimento próprio, pois nem sempre financiar é uma ideia boa para empreendedores iniciantes. Assim, você não cede uma parte da empresa a um investidor externo e garante um retorno mais alto a princípio.

Se você precisar se capitalizar sem ceder uma fatia do seu negócio, pode optar pelo empréstimo pessoal e pela antecipação de recebíveis. Se o negócio for realmente promissor, é mais lucrativo pagar uma taxa de empréstimo do que abrir mão dele. Sem o investimento de fora, seu negócio crescerá a velocidade mais lenta.

No entanto, terá capital próprio se manter em pé para os próximos anos.

Como começar a empreender?

Se você não conseguir começar sem capital de fora, não tem problema. Pode optar pelo aporte de uma aceleradora. O que vale é seguir boas práticas de empreendedorismo, como as que você vai ver a seguir.

Estude

Prepare-se até mesmo antes de fazer alguma consultoria com especialistas porque, quanto mais estudar, mais certeiras serão suas perguntas. Comece com cursos básicos sobre empreendedorismo. 

Depois, aprenda sobre estratégia, inovação, planejamento empresarial, marketing e vendas, além de cursos técnicos de acordo com seu nicho.

Interaja com empreendedores estabelecidos

Empreendedores, muitas vezes, são acessíveis e gostam de compartilhar suas histórias e seus percalços. Tente agendar algumas conversas para achar pontos em comum ou consultar livros escritos por empresários bem-sucedidos.

Frequente eventos de empreendedorismo

Há várias escolas de negócio que têm centros de empreendedorismo que oferecem palestras e encontros gratuitos. Além de ser um lugar para aprender sobre o assunto, o lugar também é uma oportunidade de networking.

Reflita sobre contratar uma consultoria

A consultoria é o jeito mais fácil de conseguir orientação, mas também é o mais caro. Por isso, deixe a alternativa para quando já tiver dado o máximo de passos que conseguir no seu planejamento. Isso fará a troca ser mais produtiva.

Crie um plano de negócios detalhado

Criar um plano de negócios diminui as chances de erros e torna sua jornada mais confortável. Quando bem-feito, o documento é um mapa que guiará o desenvolvimento e a operação da marca, guiando as decisões e ajudando a evitar a perda de recursos.

Estude o mercado que quer atuar

Antes de pôr seu produto no mercado, separe um tempo para pesquisar sobre o setor. Encontre os concorrentes, defina as necessidades do público e atenha-se às tendências do mercado. 

Reflita sobre a possibilidade de investir em uma franquia

Para quem está dando os primeiros passos no empreendedorismo, a franquia pode ser uma ótima opção. Ela tem uma estrutura já testada e uma marca conhecida, o que diminui os riscos. A desvantagem é o custo mais alto do empreendimento.

Busque e valide oportunidades

Pesquise minuciosamente seu nicho em busca de necessidades que ainda não foram atendidas. Achar uma chance única é o diferencial que tornará sua marca competitiva. Faça pesquisas e teste um protótipo inicial para colher feedback dos clientes.

Tenta uma identidade de marca forte

Aposte em uma identidade coerente, que passe os diferenciais e valores da marca. Sua força traz confiança e facilita a conexão com o público. Observe o posicionamento, a cultura e o momento do mercado.

Adapte-se às mudanças

O mercado é dinâmico e tem uma volatilidade alta. Ajuste sua estratégia de acordo com as mudanças no mercado. O Brasil passa por um processo de transformação digital, o que é um incentivo também para criar uma presença online.

Tenha uma boa equipe

Recrute pessoas talentosas e que se comprometam com sua visão empresarial, afinal, uma boa equipe ajuda a empresa a crescer. Vale por o cliente no centro das decisões, entendendo suas necessidades e expectativas.

Faça um benchmark

O benchmark é um estudo para comparar a performance da sua marca com as outras do mercado, sendo útil para dar uma ideia do que já funciona bem e do que ainda precisa de melhorias.

Estude outras fontes de financiamento

Confira as possibilidades de movimentar dinheiro para dar início ao seu negócio. Considere suas reservas, o dinheiro de amigos e familiares, os financiamentos coletivos, os empréstimos, os investimentos-anjo e os fundos do governo.

Invista em marketing digital

O marketing digital inclui práticas simples para as empresas que estão começando — é o caso de site, blog e perfil nas redes sociais. Esse é um caminho para posicionar sua empresa positivamente diante do público.

Faça um produto mínimo viável

O produto mínimo viável é uma forma de testar sua ideia no mercado antes de fazer um investimento completo. Nele, um protótipo é validado por “early adopters”, os clientes pioneiros.

Por que contar com um seguro empresarial?

O seguro empresarial é um caminho para proteger sua fonte de renda, seu patrimônio e ainda manter sua empresa segura. Só que as opções variam de acordo com as coberturas. Escolher a ideal depende dos riscos da marca e de boas propostas.

Entre os tipos de seguros para empresas, você encontrará:

  • responsabilidade civil;
  • bens da empresa;
  • para empregados, como os planejados para cobrir acidentes
  • inadimplência de compradores.

O seguro empresarial traz:

  • flexibilidade, graças às coberturas extras;
  • segurança financeira;
  • coberturas para o patrimônio físico, como contra incêndios e roubos;
  • coberturas jurídicas, como as para responsabilidade civil e inadimplência.

Começar a empreender depende de estudo, dedicação e feeling para captar uma boa oportunidade de mercado. Para fazê-lo com menos riscos, pode optar por um seguro empresarial e contar com a ajuda de uma boa corretora de seguros

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o post em que contamos os tipos de seguros para empresas que você deve conhecer!