HomePostsSeguro empresarialO que é e quanto custa um seguro empresarial? Saiba

O que é e quanto custa um seguro empresarial? Saiba

Seguro empresarial
seguro empresarial

O seguro empresarial protege sua fonte de renda e seu patrimônio. Sua principal função é manter a empresa segura. Mas as opções variam de acordo com a cobertura e podem incluir incêndios, vendavais, roubos, explosão, danos e por aí vai.

Cada empreendedor adapta a opção de acordo com as próprias necessidades. A proteção conta independentemente do tamanho da empresa. Embora alguns empreendedores evitem o seguro em pequenos empreendimentos, vale ter em mente que os riscos também existem nesse caso.

Afinal, mesmo as pequenas empresas precisam de alguma dose de investimento para ficar de pé. A ideia do texto é contar quanto custa um seguro empresarial, revelar se é gasto ou investimento e mostrar os potenciais benefícios para a proteção do seu negócio. Boa leitura!

Quanto custa um seguro empresarial?

O seguro ajuda a proteger os bens e trazer tranquilidade ao empreendedor. Isso vai de acordo com o que está na apólice. Mas o seguro não tem preço fixo. Isso acontece porque envolve análises de risco — quanto maior, mais caro.

Normalmente, o custo começa na casa dos R$ 500 em empresas de baixo risco, mas chega aos R$ 2.000 em indústrias. Mas vale ter em mente que existem várias ramificações, embora algumas coberturas sejam obrigatórias.

Se a contratação é para uma construtora, por exemplo, o seguro indicado é o de responsabilidade civil. Por meio dele, danos às pessoas que são frutos de uma obra também são cobertos. Isso introduz mais elementos no cálculo de risco, o que faz com que o valor varie mais.

Seguro empresarial vale a pena?

A escolha de um seguro depende dos riscos do negócio e de boas propostas. Seguros como os de incêndio e explosão são básicos. Mas caso exista estoque caro, vale considerar a hipótese de proteção contra roubos.

Uma empresa que possa causar danos a terceiros por efeito dos produtos também pode considerar o de responsabilidade civil. Alguns empreendedores têm a preocupação de ter prejuízos por processos judiciais, o que torna a cobertura útil.

Aqui, o papel do corretor conta. Quanto mais detalhadamente você descrever a empresa para o corretor, mais informações ele terá para indicar a melhor opção. Isso vale para casos específicos. Algumas seguradoras oferecem opções para empresas com fachada de vidro, ressarcindo no caso de quebras, por exemplo.

Quais são os benefícios de contar com seguro empresarial para a proteção do negócio?

O primeiro ponto forte do seguro empresarial é a flexibilidade. Por meio do seguro, é possível fazer a contratação de coberturas extras, seguindo sua necessidade.Essa flexibilidade também se reflete no preço e o valor se ajusta às demandas por cobertura.

A garantia de indenização ainda contribui para o controle financeiro, ajudando a evitar prejuízos. As coberturas básicas costumam incluir incêndio, raios, explosões e fumaça. Mas as adicionais trazem um leque de opções.

Por exemplo, danos elétricos, aluguel, quebras de vidros, danos a terceiros e por aí vai. O seguro ainda se destaca por ajudar a economizar o tempo que se perde em pequenas causalidades.

Quais são os tipos de seguro empresarial?

Empreender é uma tarefa instável e envolve riscos. Mas boa parte pode ser mitigada ou contornada com as várias opções de cobertura que sua empresa pode usufruir. Isso conta porque os riscos aumentam com a queda de renda das famílias e as taxas de inadimplência.

Existem vários tipos de seguros para empresas que vale a pena conhecer. A seguir, confira alguns:

  • responsabilidade civil, que cobre o prejuízo provocado a terceiros, com valor proporcional à extensão do dano;
  • para bens da empresa, que cobre as avarias, consertos e problemas nas máquinas e equipamentos;
  • para empregados, que cobre acidentes e problemas com os profissionais da empresa;
  • para inadimplência de compradores, que cobre as dívidas dos devedores da empresa.

Como escolher uma boa seguradora?

Na hora de escolher a melhor seguradora, você pode considerar alguns pontos. Um deles é a reputação. Procure conferir como o mercado vê e considera a seguradora. A internet tornou a busca por opiniões sobre uma empresa uma tarefa mais simples.

Você pode ver nas redes sociais ou em sites especializados. Outro ponto de atenção é a situação legal. Confira se os registros estão em dia. Uma forma de fazer isso é visitando o site da Superintendência de Seguros Privados.

Por fim, confira se a seguradora é transparente. Se você tem dificuldades para colher as informações, desconfie. Antes da assinatura, faça um pente fino e verifique os itens que podem limitar seus direitos.

Como é a cotação?

A cotação de seguros é a estimativa do custo da apólice. Mas não é uma escrita em pedra e o valor pode sair um pouco diferente. A vantagem da cotação é a possibilidade de comparar opções.

Por isso, vale evitar assinar a primeira opção ou procurar com pressa. O ideal é conferir as melhores propostas das seguradoras. Você também pode comparar as coberturas. Um seguro normalmente não cobre todos os riscos, o que faz com que as opções sejam estudadas.

Aqui, um ponto importante é não mentir ou omitir informações. Afinal, se a fraude for descoberta, a seguradora pode se recusar a pagar a indenização. O valor pago faz parte de uma análise individual que computa os riscos.

Faz sentido buscar uma corretora?

Ao preferir uma corretora de seguros, você entra em contato com algumas vantagens. Por exemplo, o atendimento especializado. Uma corretora conta com pessoas especialistas no assunto que ajudam a entender os termos técnicos e os detalhes da apólice. A própria cotação já é feita com os profissionais.

O seguro empresarial ajuda as empresas a lidarem com perdas e danos que são frutos de incidentes já definidos via contrato. Por isso, serve para proteção patrimonial e pode abranger vários eventos.

O ideal é ter coberturas que se alinhem às necessidades da empresa. Para profissões com características específicas, existem seguros exclusivos. É o caso de consultórios e pet shops.

Manter o patrimônio protegido costuma ser um dos desafios da administração de recursos. Isso conta para conseguir um bom equilíbrio financeiro. Assim, é uma ideia que complementa a gestão de riscos. Você acha que faz sentido procurar um seguro empresarial? Conte para a gente nos comentários!