Saiba como realizar seu planejamento estratégico no agronegócio
Planejamento estratégico é um tipo de ferramenta que diversos gestores utilizam, e engloba todos os departamentos de uma empresa, demandando uma visão mais abrangente da mesma. Obviamente, ele não tem a finalidade de adivinhar o futuro, mas o planejamento faz com que a empresa se prepare para quaisquer surpresas que possam aparecer.
Do mesmo modo que acontece em qualquer instituição, o setor do agronegócio necessita também dessa ferramenta. O fato é que um planejamento estratégico bem definido e estruturado no agronegócio pode viabilizar algumas vantagens, em médio ou longo prazo.
Porém, surgem muitas dúvidas a respeito do assunto. Pensando nisso, neste post, daremos algumas dicas de como colocar em prática o planejamento estratégico no agronegócio e citaremos algumas de suas vantagens. Acompanhe!
Como colocar em prática o planejamento estratégico no agronegócio?
Existem algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora de colocar em prática essa missão. Veja!
Coletar dados
A primeira coisa que deve ser feita para realizar o planejamento do seu agronegócio é executar um levantamento do seu negócio rural, coletando dados. A grande realidade é que é extremamente necessário conhecer profundamente sobre como funciona a sua empresa. O recomendado é que seja feito um mapeamento completo, analisando operações, processos, atividades e resultados.
Isso com relação aos insumos demandados para cada operação, ao maquinário utilizado, período determinado para cada processo, custos de todos os departamentos da empresa, entre outros elementos. Ao fazer esse levantamento de dados do seu agronegócio, ficará mais fácil realizar as outras etapas, devido ao fato de que terá acesso às informações necessárias para estudar a empresa e também criar estratégias para ela.
Definir metas realistas
A partir do momento que você tem em mãos dados e informações sobre o agronegócio, é necessário determinar metas realistas a serem atingidas. A grande verdade é que, se não existir um ponto que se deseja alcançar, não há como realizar um planejamento realmente eficiente do seu negócio. Se um planejamento é estabelecido sem metas, fica bem mais fácil acabar se perdendo durante a jornada.
Inclusive, devido ao fato de não haver um parâmetro para comparar, os próprios colaboradores não terão a certeza de que sua produção e trabalho estão sendo suficientes, ou se é preciso maximizar a produtividade. Logo, é essencial traçar as metas e os objetivos de cada setor, com seus respectivos gestores. Ademais, é necessário também definir as metas gerais do negócio e compartilhá-las com todos os seus envolvidos.
Elaborar planos de ação
Outra dica de planejamento estratégico no agronegócio é elaborar planos de ação. Em outras palavras, determinar quais planos serão utilizados em conjunto com os processos, operações e ações. O que ocorre é que essa é uma das etapas consideradas mais complexas, visto que será necessário dar detalhes minuciosos do modus operandi do seu agronegócio. Nessa etapa, também é importante reunir gestores, a fim de criar planos de ação mais realistas.
Definir prazos
O quarto passo para criar o planejamento do seu agronegócio é definir um cronograma de prazos para as suas metas. Caso sejam criadas somente metas, sem que haja prazos, é bem difícil que sejam colocadas em prática. Essa etapa é essencial, devido ao fato de que se todos os colaboradores e envolvidos no processo sabem exatamente os prazos para alcançar as metas, eles automaticamente criam novas ações e otimizam processos.
O fato é que criar esses prazos é um ótimo meio de trazer melhorias à gestão do agronegócio. Apesar de ser possível modificá-los durante o processo, conforme surgirem novas demandas, é imprescindível criar essas datas, a fim de que todos os integrantes da equipe consigam se programar.
Quais as vantagens de traçar um planejamento estratégico no agronegócio?
São inúmeras as vantagens de realizar um planejamento estratégico no agronegócio. Confira as principais abaixo!
Otimiza o tempo e os processos
Uma das mais significativas vantagens é que se torna possível utilizar o tempo, de modo bem mais eficiente. Visto que você sabe exatamente o período de cada um dos processos, torna-se possível elaborar ações para que eles sejam mais eficazes e ágeis. Com isso, há uma melhora na força de trabalho.
A grande verdade é que tempo é uma questão de prioridade. Assim, identificar e fazer o planejamento das ações que oferecem maiores e mais relevantes resultados pode viabilizar, não apenas a otimização do tempo, mas também a possibilidade de manter o foco no que, de fato, é relevante.
Evita o desperdício de insumos
Quando você sabe exatamente quais são cada um dos processos do seu agronegócio e também conhece os insumos que devem ser utilizados, torna-se mais fácil evitar qualquer tipo de desperdício. É primordial ter essa atenção, devido ao fato de ser possível maximizar a sua lucratividade, por meio da redução das despesas com insumos nos processos.
Prepara para eventuais períodos de crise
Outra grande vantagem do planejamento estratégico no agronegócio é prever possíveis crises que podem ser comuns nesse mercado. Diversos empresários acabam tendo prejuízos enormes, devido ao fato de que não fazem planejamento para esse tipo de gargalo, por mais que saibam que correm o risco de prejudicar toda a safra, por causa de condições climáticas contrárias.
Possibilita focar em metas específicas
Por último, o planejamento estratégico no agronegócio oferece também a vantagem de focar em metas mais específicas. Um erro de muitos empresários do ramo é somente produzir, sem terem, de fato, metas planejadas. Com isso, podem permanecer sempre na mesma posição, não conseguindo crescer no mercado. É possível identificar os resultados que devem ser conquistados, ao realizar o planejamento do seu agronegócio, além de fazer o planejamento de ações, para que esses resultados sejam alcançados.
Assim, torna-se mais fácil não se perder e manter o foco nos esforços para a otimização do negócio. Por fim, com todas essas dicas de planejamento estratégico no agronegócio, basta colocá-las em prática e fazer seu monitoramento constante. Um grande erro cometido por alguns gestores é achar que é o suficiente fazer esse planejamento apenas uma vez, que ele não precisa ser reavaliado e refeito.
A verdade é que o agronegócio precisa ser atualizado com certa frequência, pois o mercado está sempre em transformação e inovação. Logo, é preciso adaptá-lo a todas elas, a fim de enfrentar a concorrência.
Gostaria de ler mais conteúdos como este? Então, comece agora mesmo a seguir nossas redes sociais! Nós estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.