Como escolher a melhor seguradora? 7 pontos a considerar!
Um seguro é um produto adquirido com vistas a não precisar pensar nele. Nesse sentido, é muito importante que seja escolhida a melhor seguradora para suas necessidades.
Mas, para se fazer a opção mais acertada, é preciso levar em conta alguns aspectos próprios do segmento e avaliar as alternativas disponíveis. Considere que você só deseja se lembrar da seguradora quando precisar dela e, se esse for o caso, não há espaço para decepções.
Continue a leitura e conheça sete pontos a considerar para escolher a melhor seguradora.
1. Reputação
A reputação de uma seguradora é como seus clientes a veem e como o mercado a considera. Hoje, é muito fácil verificar a reputação de uma empresa, principalmente com os serviços oferecidos por sites especializados em opinião de usuários.
Além disso, como a informação flui muito rapidamente nas redes sociais, se você indagar sobre a experiência de alguém com determinada seguradora vão surgir inúmeros posicionamentos. É um bom termômetro para se medir a reputação de uma seguradora.
Assim, após sua pesquisa, você já terá ao seu dispor um quadro representativo das seguradoras mais e menos recomendáveis. Será um item importante para sua avaliação e escolha, mas leve em conta que experiências pessoais, muitas vezes, diferem totalmente umas das outras, e sua própria pesquisa demonstrará isso.
2. Regularidade da situação legal
Uma seguradora, para funcionar, deve estar em dia com seus registros exigidos pela legislação. É bem fácil verificar se a seguradora está em condição normal junto ao setor governamental que regula o segmento. O primeiro passo é fazer uma visita ao site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
Na verdade, a instituição oferece facilidades para se fazer verificações dessa natureza com total transparência, tornando a busca bem simples. Além disso, é possível obter uma relação das empresas regulares e até emitir uma certidão de regularidade — tudo online. Há também uma série de orientações para o consumidor que contrata seguros.
3. Transparência das informações
Um aspecto que serve como indicador de uma boa empresa são as regras que ela adota e pratica, referentes à ética, ao tratar com os clientes, mas também com os corretores e a sociedade em geral. Empresas que se dedicam a esses aspectos da relação são menos propensas a provocar situações de surpresa desagradáveis.
Parte desse espírito pode ser verificada na clareza dos dados do contrato, principalmente nas regras e cláusulas que a seguradora utiliza. Assim, antes da assinatura, verifique especialmente os itens que, porventura, pretendam limitar direitos, bem como os fundamentos utilizados. Transparência é mostrar o que se faz, como se faz e por que faz.
4. Estabilidade financeira
Seria uma experiência muito difícil precisar ser ressarcido pelo seguro e descobrir que a seguradora está, financeiramente, despreparada, e você não vai receber o que lhe é devido. Por essa razão, é importante proceder a uma avaliação da estabilidade financeira da seguradora, antes de contar com ela.
Quando se faz referência à transparência, ela também inclui as publicações anuais de seus demonstrativos financeiros. Essa é uma das principais fontes de tranquilidade para os usuários e deve ser levada em consideração.
5. Avaliação de coberturas
Em termos práticos, esse é o principal aspecto a ser avaliado com todo cuidado. As coberturas constituem exatamente o que você está comprando: amparo para determinadas situações que acontecerem. Assim, nada mais óbvio do que examinar o produto, antes de adquiri-lo.
Assim, ao iniciar a procura por um seguro, você deve conhecer exatamente quais são as suas necessidades e fazer uma lista. Assim, ao avaliar uma seguradora, verifique se ela atende a todas as demandas que você tem, para depois avaliar outras variáveis, como preço e franquia, por exemplo.
É interessante verificar também os serviços e assistências oferecidos que podem ser de seu interesse e, nesse caso, vão pontuar a favor da seguradora que os disponibiliza. Alguns desses serviços estão embutidos e não há uma cobrança em separado, sendo oferecidos como uma espécie de cortesia.
6. Atendimento ao cliente
Há duas maneiras básicas de se avaliar o atendimento oferecido por uma seguradora. Uma primeira consiste em verificar os canais que são oferecidos para o cliente entrar em contato, assim como a facilidade para a obtenção de informações antes, durante e depois da negociação. De maneira geral, bastante empresas são bastante solícitas até o fechamento do contrato, tornando-se, muitas vezes, quase inacessíveis depois.
Assim, não deixe de avaliar as diversas possibilidades referentes ao atendimento. A outra maneira é fazer uso da avaliação de terceiros, pessoas conhecidas ou não, mas que passaram pela experiência do atendimento e podem se manifestar. Algumas fazem questão de dizer se foram bem ou mal atendidas.
Nesse sentido, também podem ser utilizados, mais uma vez, os sites especializados em manifestação de clientes. Lembre-se que você praticamente só deverá se lembrar da seguradora na renovação do seguro ou se precisar dela e, se isso acontecer, provavelmente, será em uma situação de emergência.
7. Opinião de seu corretor de seguros
O corretor de seguros é alguém especializado e experiente, cujo papel principal é intermediar as relações do cliente com a seguradora, facilitando esse processo e assessorando o interessado. A opinião desse profissional deve ser considerada. Por mais complicadas que possam parecer todas as alternativas para selecionar uma seguradora, não se esqueça de que o corretor de seguros está pronto para facilitar essa escolha.
Um profissional experiente conhece a história da maioria das seguradoras. Por essa razão, deve-se sempre contar com a assessoria de uma corretora de seguros experiente e de confiança, a fim de poder esclarecer, de fato, todas as dúvidas que surgirem. Um bom corretor vai lhe indicar apenas aquelas opções que podem atender às suas necessidades, da melhor maneira. Portanto, não deixe de aproveitar os seus serviços.
Considere a Humber Seguros: uma corretora com mais de 30 anos de experiência, trabalhando com transparência. Ela oferece serviços dos melhores grupos de empresas do mercado e orienta pessoas e instituições com opções para a melhor escolha.
Opera com seguro de eletrônicos, carro, casa, pessoal, empresas e rurais. Além disso, é quase exclusiva na venda de seguro de acidentes pessoais para profissionais corajosos: bombeiro, policial, pintor, limpador de vidro, motorista de caminhão, etc. Como se viu, a escolha de uma seguradora envolve a avaliação de diversos aspectos, mas conta com a grande vantagem de dispor da ajuda experiente de um corretor de seguros.
Entre em contato conosco e esteja seguro de escolher a melhor opção!