HomePostsSeguro agrícolaVocê sabe quais os diferentes tipos de seguro para agronegócio? Aprenda agora!

Você sabe quais os diferentes tipos de seguro para agronegócio? Aprenda agora!

Seguro agrícola
seguro para agronegócio

Quem trabalha e vive das atividades do campo sabe que o sucesso do negócio nem sempre depende apenas da utilização de boas técnicas de cultivo e de manejo. Afinal, fatores adversos podem afetar a produção, o maquinário e, até mesmo, a propriedade rural.

Desse modo, para garantir a continuidade das operações no campo e a rentabilidade do negócio, é fundamental eliminar ou minimizar os riscos. Nesse cenário, o seguro para agronegócio se revela um grande aliado do homem do campo, pois ele garante estabilidade e proteção ao patrimônio do produtor.

No entanto, você sabe o que é seguro para agronegócio? Quais são as suas modalidades e coberturas? Confira tudo isso neste post e compreenda como blindar o seu patrimônio e garantir a continuidade do seu negócio!

O que é seguro para agronegócio?

O seguro para agronegócio é um tipo de seguro que tem como finalidade garantir proteção ao patrimônio do produtor rural, garantindo a continuidade das atividades no campo diante da ocorrência de algum infortúnio. Atualmente, o produtor rural tem um grande leque de apólices para conferir proteção às suas atividades.

Existem produtos adequados a todas as atividades do campo, que incluem as mais diversas etapas da cadeia produtiva, abarcando, até mesmo, as máquinas e os equipamentos nela envolvidos. Dentre as inúmeras modalidades de seguro para agronegócio, destacam-se:

  • seguro agrícola;
  • seguro aquícola;
  • seguro pecuário;
  • seguro de penhor rural;
  • seguro de benfeitorias e produtos agropecuários;
  • seguro de florestas;
  • seguro de cédula do produto rural.

Quais as diferenças entre as modalidades de seguro agropecuário?

Como você viu, existem diversos seguros destinados à proteção do agronegócio. Cada um deles tem uma finalidade e coberturas específicas. Confira, a seguir, para que servem alguns tipos de apólice!

Seguro agrícola

O seguro agrícola é uma das principais modalidades de seguro para agronegócio. Afinal, ele visa a conferir proteção à produção das lavouras, principalmente em face das intempéries climáticas, como chuvas intensas, ventos fortes, granizo, quedas de raio, geadas, incêndios, secas e variações bruscas de temperatura.

Cabe ressaltar que o seguro agrícola é destinado aos mais diversos tipos de cultura, conferindo proteção, por exemplo:

  • às plantações de grãos, como soja, milho, trigo etc.;
  • às plantações de culturas perenes, como café, cana de açúcar etc.;
  • às plantações de frutas, como uva, goiaba, tangerina, pêssego, pera, limão, maçã, laranja, caqui, manga, ameixa etc.;
  • às plantações de vegetais e legumes, como alho, batata, tomate, pepino, cebola, pimentão, berinjela etc.

Existem diversos tipos de apólice de seguro agrícola e cada um deles conta com coberturas diferentes. Ou seja, a depender do contrato celebrado, o agricultor pode receber indenizações pelos custos que teve com a cultura e pela perda da produção. Além disso, algumas apólices cobrem, até mesmo, o replantio da lavoura — claro, se for o caso.

Seguro aquícola

Assim como os agricultores, os piscicultores (criadores de peixe) também precisam proteger a produção e o seu negócio. Afinal, a criação de peixes em cativeiro exige muitos cuidados, sobretudo porque as alterações de temperatura e as pragas podem afetar toda a criação.

Desse modo, no caso de infortúnios afetarem a criação de peixes, desde que eles estejam previstos nos riscos cobertos pela apólice, eventuais perdas serão cobertas pelo seguro. Isso garante tranquilidade financeira ao produtor rural para a continuidade de suas atividades.

Seguro pecuário

A criação de animais, como bovinos, caprinos, suínos e equinos, também é objeto de proteção dos seguros para agronegócios. O seguro pecuário se destina justamente a isso. No geral, ele cobre riscos decorrentes de acidentes e de doenças de animais destinados à recreação, à reprodução, à produção de leite, ao consumo e ao trabalho por tração.

No entanto, cabe ressaltar que o seguro pecuário não abrange os animais premiados e de elite. Existe um seguro específico para esses tipos de criação — o seguro animal. A diferença desse tipo de apólice para o seguro pecuário é que ele não é uma modalidade de seguro rural, portanto, não tem alguns incentivos fiscais inerentes aos seguros rurais.

Seguro de benfeitorias e produtos agropecuários

Como você sabe, os equipamentos e maquinários agrícolas, no geral, têm valor elevado. Mas vale lembrar que a eventual perda de algum deles não ocasiona apenas o prejuízo financeiro equivalente ao valor do bem. Ela pode afetar também a cadeia produtiva e, consequentemente, gerar elevados prejuízos.

Por isso, o seguro de benfeitorias e de produtos agropecuários é tão importante para a saúde financeira do agronegócio. Ele oferece proteção a todos os equipamentos e maquinários envolvidos na cadeia de produção do agronegócio, independentemente do ramo da atividade (pecuária, agricultura, florestal e aquicultura).

Além da vasta gama de bens acobertados, em regra, esse tipo de apólice cobre inúmeros tipos de riscos, como os ocasionados por queda de raios, incêndios, explosões, desabamentos, ventos intensos, furtos, roubos e colisões.

Seguro de penhor rural

O agronegócio demanda muitos investimentos. Desse modo, não é incomum que o produtor tenha que recorrer a créditos junto às instituições financeiras para expandir o negócio. O não pagamento dos valores obtidos com o empréstimo pode colocar em risco a produção do negócio, os equipamentos e maquinários envolvidos na cadeia produtiva e, até mesmo, o imóvel do homem do campo.

Nesse cenário, o seguro de penhor rural visa a preservar os bens dados como garantia no empréstimo. Assim, caso o bem sofra algum dano, o produtor terá direito à indenização pelas perdas.

Em regra, esse tipo de apólice cobre os seguintes riscos: explosões, ventos muito fortes, incêndios, queda de raios, chuva intensa, queda de granizo, tremores de terra, impactos de veículo, desmoronamentos e outros.

Por que é importante contar com o seguro para agronegócio?

As atividades no campo demandam muitos investimentos e, no geral, eventuais perdas podem afetar a continuidade da produção e o futuro do negócio. Atualmente, com os avanços tecnológicos, inúmeros fatores que afetam a produção podem ser controlados, por exemplo, a irrigação, o controle de algumas pragas e doenças, os nutrientes do solo etc.

Apesar disso, como foi possível perceber, infortúnios ainda podem acontecer e causar inúmeros danos na cadeia produtiva. Por isso, é muito importante contar com o seguro para agronegócio. Afinal, com ele, você elimina os riscos, reduz as incertezas e garante o recebimento de indenização por eventuais perdas.

Este conteúdo foi útil? Agora que você já sabe o que é seguro para agronegócio, confira como funciona o seguro agrícola no Brasil!