HomePostsSeguro agrícolaAgricultura 4.0: o que você precisa saber?

Agricultura 4.0: o que você precisa saber?

Seguro agrícola
agricultura 4.0

A agricultura 4.0 está revolucionando o campo e ampliando muito as possibilidades de gestão da propriedade rural produtiva. Resultado da tecnologia aplicada ao agronegócio, a presença de máquinas autopropelidas, sistemas automatizados e drones sobrevoando a lavoura já não é novidade em muitas fazendas.

Já pensou em acompanhar a pulverização de uma área cultivada sem sair de sua casa na cidade? Sabia que, com um smartphone na mão, é possível verificar o estoque de fertilizantes na propriedade ou a necessidade de irrigação em determinado talhão da lavoura?

Continue a leitura e descubra, agora, o que você precisa saber sobre a agricultura 4.0.

O que é a agricultura 4.0?

A evolução dos processos automatizados e sua utilização nas montadoras de veículos levaram à criação do termo indústria 4.0. A expressão logo se expandiu para outros segmentos e, hoje, faz referência ao intenso uso de tecnologia de ponta no setor industrial.

No agronegócio, as coisas se deram de forma parecida. O desenvolvimento de softwares e aplicativos para máquinas agrícolas conectadas a smartphones, tablets e computadores levou a tecnologia digital para o campo, fazendo surgir a agricultura 4.0.

Não se trata apenas de automatizar a produção, mas de aprimorar a gestão de toda a propriedade e dos negócios que ela é capaz de originar. Desse modo, desde o planejamento até a colheita e o armazenamento, todos os processos são aprimorados.

Assim, máquinas que informam, em tempo real, o trabalho que estão realizando e são capazes de operar 24 horas por dia revolucionam o setor. Ao mesmo tempo, aplicativos que gerenciam todo o ciclo produtivo permitem ao gestor maior capacidade de planejamento e controle da produção.

Qual a sua importância?

Os efeitos da agricultura 4.0 são diversos, mas sua importância é ainda maior. Integrar o agronegócio em um mundo cada vez mais conectado e conduzido por processos tecnológicos é essencial para a continuidade de sua evolução.

Da mesma forma, garantir a produção de alimentos para um mundo sempre mais ávido requer aprimoramento constante da capacidade produtiva. Isso é especialmente importante quando se sabe que é da eficiência e não do tamanho da área cultivada que deverão ser originados os aumentos para atingir as quantidades necessárias.

Além disso, a agricultura 4.0 racionaliza a utilização de fertilizantes e defensivos agrícolas. Desse modo, torna-se indispensável para a produção de alimentos seguros, assim como para a conservação ambiental.

Com isso, a agricultura moderna é essencial para que haja continuidade e incremento na produção de alimentos de qualidade. Com o mesmo espírito, a sustentabilidade precisa ser garantida para que haja perpetuidade de desempenhos cada vez melhores.

As transformações que vêm ocorrendo em todos os segmentos têm sido muito rápidas. Por sua vez, o uso de tecnologia que caracteriza a agricultura 4.0 conecta o agronegócio com essa dinâmica universal.

Quais os principais impactos da tecnologia no campo?

A chegada da tecnologia ao campo tem sido bem impactante, abrindo inúmeras possibilidades, antes impensáveis. Máquinas trabalhando sozinhas, sensores acionando sistemas e muito mais parecem sinalizar uma infinidade de possibilidades.

Inteligência artificial na lavoura

Considere, por exemplo, sensores instalados no solo, estrategicamente distribuídos pelos talhões cultivados. Ao detectarem teores de umidade abaixo de determinado limiar, eles acionam o sistema de irrigação de modo que a disponibilidade de água para a lavoura ou um período de seca não seja um fator limitante para a produção.

Por sua vez, drones equipados com câmeras fazem voos programados sobre determinadas áreas da lavoura. Quando retornam, as imagens são avaliadas por softwares de tratamento de imagens que são capazes de identificar reboleiras com ocorrência de doenças, ataques de insetos ou deficiências nutricionais.

Com isso, o mesmo drone pode receber um equipamento pulverizador. Por meio das respectivas coordenadas GPS, ele se dirige ao local identificado com as falhas e realiza a pulverização corretiva, sem desperdícios e evitando excessos de produto no meio ambiente.

Automatização de operações

Nas diversas operações de cultivo agrícola, é possível promover a automatização. Assim, por exemplo, um pulverizador pode trabalhar as 24 horas por dia, sendo programado para isso.

Do mesmo modo, uma adubação de cobertura pode ser programada com todas as manobras para a direita ou para a esquerda. Essas máquinas são as automotrizes que estão revolucionando o trabalho em áreas extensivas de grande produção.

Outro emprego para os drones são as vistorias gerais de áreas de difícil acesso planejadas a partir de coordenadas geográficas. A área pode ser toda vistoriada de cima, e as imagens, transmitidas para uma central na sede da fazenda, com retorno do equipamento para um ponto programado.

Mobilidade rural

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área rural foi a que apresentou a maior expansão em utilização da Internet. Assim, o percentual de propriedades conectadas subiu de 33,6%, em 2016, para 41%, em 2017.

Com um smartphone ou um tablet conectado, o produtor é capaz de rastrear padrões climáticos ou verificar o inventário de equipamentos e insumos agrícolas na propriedade. Também pode, por exemplo, acompanhar o trabalho dos drones mencionados anteriormente.

Quais os desafios encontrados na sua implementação?

Essencialmente, o principal desafio da agricultura 4.0 é sua adoção maciça, isto é, fazer chegar e estar disponível para a maioria dos produtores. Para isso, algumas barreiras precisam ser ultrapassadas, destacando, entre outras:

  • a conectividade ainda insuficiente, embora em franco crescimento;
  • a insuficiência de mão de obra qualificada, que precisa passar da operação de máquina para o monitoramento de sistema;
  • o custo direto de máquinas, equipamentos e sistemas, ainda elevado para muitos produtores.

Quais os seus benefícios?

Os benefícios da agricultura 4.0 são indiscutíveis e fazem a imaginação voar em razão das possibilidades quase infinitas. Concretamente, já são colhidos os seguintes frutos:

  • aumento da produtividade da lavoura;
  • redução de perdas na produção;
  • redução das despesas com insumos agrícolas (fertilizantes, defensivos);
  • redução dos danos ambientais com a maior precisão na utilização de fertilizantes e defensivos;
  • redução no tempo de realização das tarefas de preparo do solo e cultivo;
  • redução no consumo de água de irrigação;
  • possibilidade de automatização de tarefas;
  • maior facilidade para acompanhamento das operações e condições no campo;
  • maior facilidade de gestão com a utilização de sistemas específicos.

Como é possível concluir, a agricultura 4.0 veio para ficar. Desembarcando tecnologia no campo, trouxe facilidades para o produtor, ferramentas de gestão e melhorias na produtividade.

Conhece outras facilidades disponibilizadas pela agricultura 4.0? Deixe, aqui, sua impressão!