HomePostsSeguroSeguro de acidentes pessoaisServiços assistenciais: conheça os principais e como funcionam

Serviços assistenciais: conheça os principais e como funcionam

Seguro, Seguro de acidentes pessoais
serviços assistenciais

Os diferentes seguros, quase sempre, apresentam um ponto em comum: a oferta de serviços assistenciais que complementam as coberturas contratadas.

Constituem um suporte para situações diversas que podem ser enfrentadas no dia a dia. Dessa forma, pequenos concertos ou o apoio de um guincho costumam estar incluídos nesses serviços, entre outros.

Essa disponibilidade de atendimento constitui um aspecto a ser considerado na contratação de um seguro. Continue a leitura para conhecer os principais serviços assistenciais e como funcionam.

O que é assistência de seguro?

Além de possuir um seguro contratado, qualquer pessoa pode se ver diante de pequenos problemas ou de possíveis demandas ao longo do dia. Casos assim, que não se relacionam com as coberturas oferecidas pelo seguro, constituem um elenco de atendimentos adicionais que podem ser contratados separadamente ou incluídos na apólice.

Esses serviços assistenciais oferecidos pela seguradora não exigem aviso de sinistro e nem envolvem indenização para serem prestados. Seu objetivo é auxiliar na solução de situações ou circunstâncias mais leves, como a troca de um chuveiro ou a abertura de uma porta cuja chave foi perdida.

Podem ser muito úteis para diferentes tipos de pessoas, mas também no caso de circunstâncias em que qualquer um pode se ver envolvido. Considere, por exemplo, um curto circuito ocorrido em sua residência: você pode ter a assistência para essa situação com uma simples chamada.

Quais os principais serviços assistenciais de um seguro?

Grande parte das seguradoras costuma incluir os mesmos serviços no seu pacote de assistência, com pequenas variações. Assim, de modo geral, podem ser considerados os serviços assistenciais mostrados a seguir para diferentes tipos de seguros ofertados pelas seguradoras.

Eletricista

Problemas com instalações elétricas quase sempre podem trazer riscos e, nesse caso, é melhor deixar a solução por conta do eletricista. Podem ser situações mais simples, como trocar lâmpadas, mas que são capazes de apresentar alguma dificuldade para idosos, por exemplo.

Ao mesmo tempo, pode ser necessária uma verificação no chuveiro que parou de aquecer regularmente ou até situações mais sérias, como um curto-circuito nas instalações da casa e que pode mesmo criar riscos de incêndio. Todas essas possibilidades, e muitas outras, podem se constituir em serviço assistencial.

Hidráulico (encanador)

Assim como ocorre com a eletricidade, também os problemas hidráulicos pedem a ajuda de um encanador profissional. Dessa forma, por exemplo, a substituição de torneiras ou a correção de vazamentos estão no rol de serviços assistenciais do seguro.

Com esse mesmo status, a verificação da boia da caixa d’água que possivelmente travou e provoca extravasamento de água na laje ou no forro da casa é assunto para pessoal experiente. E, assim, diferentes outras situações também podem ser consideradas entre os serviços assistenciais hidráulicos.

Chaveiro

Imagine uma situação qualquer em que a chave que você utilizaria para abrir a porta quebra dentro da fechadura. Independentemente de haver ou não urgência para entrar, você pode estar em uma situação difícil, mas que pode ser facilmente resolvida com os serviços de um chaveiro profissional. A assistência oferecida pelos seguros disponibiliza essa alternativa por praticamente todas as seguradoras. E só quem passou por isso sabe exatamente a diferença que faz resolver o problema com um simples chamado pelo celular.

Limpeza residencial

Aqui não se trata do serviço tradicional de uma diarista realizando uma faxina, mas de situações que requerem manutenção e limpeza. Nesse sentido, costuma fazer parte desses serviços a limpeza de calhas, com a retirada de folhas que tendem a se acumular. Do mesmo modo, a limpeza e desinfecção do reservatório doméstico ou caixa d’água, que devem ser realizadas a cada seis meses, mas que, praticamente, ninguém se lembra de fazer. Essa e outras demandas de uma casa podem ser realizadas pela assistência do seu seguro.

Quais os principais diferenciais de um bom seguro de vida?

Para que você esteja bem próximo da melhor contratação de um seguro de vida, procure encontrar os diferenciais referidos a seguir. Eles constituem uma referência muito boa para esse fim.

Corretora de seguros experiente e de confiança

A escolha de sua corretora de seguros deve levar em conta, principalmente, a experiência e a confiança, uma vez que é por meio dela que virão até você as melhores opções do mercado para sua decisão. Nesse sentido, para bem decidir a seguradora mais adequada, você deverá considerar as suas reais necessidades.

Coberturas exatas para suas necessidades

Você deverá expor para o seu corretor o que pretende, isto é, o que precisa proteger e as condições em que deseja fazê-lo. Esse profissional trará para você as opções com as coberturas que atendam às suas demandas, além dos serviços assistenciais disponíveis.

Serviços assistenciais adequados

Os serviços assistenciais oferecidos pelo seu seguro devem ser adequados à sua realidade. Caso contrário, não haverá interesse de sua parte em contratar um atendimento para prestação de serviços que você sabe que não fará uso.

Prêmio dentro do seu perfil financeiro

O seguro deve ser pago em dia, pois, havendo um sinistro, corre-se o risco de perder a indenização. Desse modo, por mais adequado que seja um seguro, é preciso que ele caiba no seu orçamento e, assim, o valor das parcelas mensais do prêmio deve estar de acordo com seu planejamento financeiro pessoal.

Como escolher um bom seguro de vida?

A melhor maneira de se escolher um bom seguro de vida é buscar pelos diferenciais mostrados aqui, sobretudo, pelo melhor suporte profissional. Assim, você deve iniciar por encontrar a orientação de uma corretora de seguros experiente e com boas referências no mercado.

Como apontado antes, seu corretor é o profissional capaz de encontrar o melhor no mercado, ou seja, as opções de seguradoras mais indicadas, para que você faça a escolha. Sua decisão deverá ser norteada para suas reais necessidades, auxiliado pelas indicações de seu corretor que melhor atendam a essas demandas.

Como você pode ver, serviços assistenciais podem ser incluídos em sua apólice de seguro de vida e ampliam a capacidade de atendimento em situações de emergência que costumam ocorrer no dia a dia. Boa parte desses serviços é oferecida pela maioria das seguradoras, mas seu corretor indicará os melhores.

Entre em contato com a Humber Seguros e disponha do que há de melhor em seguros para você e sua família.