HomePostsSeguro residencialProteção contra incêndios: entenda como eles funcionam e sua importância

Proteção contra incêndios: entenda como eles funcionam e sua importância

Seguro residencial
proteção contra incêndios

A residência, para a maioria das pessoas, é o maior bem de que dispõe e, nesse sentido, toda proteção e cuidado com esse patrimônio precisam ser considerados. Entre as principais iniciativas está a proteção contra incêndios, sobretudo, porque pode não haver segunda oportunidade na ocorrência de um sinistro dessa natureza.

Por sua vez, a melhor opção é a que atende às necessidades do bem que você quer proteger, seja sua casa ou outro patrimônio. Para isso, é bom conhecer como funcionam os seguros contra incêndio e sua real importância. Continue a leitura e descubra como garantir proteção contra incêndios.

Qual a importância da proteção contra incêndios?

O aspecto mais importante na contratação de um seguro contra incêndio reside na possibilidade de reposição dos bens segurados, assim como na reparação da estrutura de imóveis atingidos pelo sinistro. Sem isso, todo o patrimônio, às vezes, de uma vida inteira pode ser perdido em um evento único. Além disso, com a proteção contra incêndio, podem ser adquiridas outras coberturas que também constituem proteção ao patrimônio e às pessoas, como:

Por sua vez, é de se ressaltar que uma das características do seguro contra incêndios é o fato de sua relação custo-benefício ser bastante favorável ao segurado. Embora existam variações, em função dos bens relacionados, de modo geral, trata-se de valores bem em conta. Um outro aspecto interessante do seguro contra incêndio é que sua proteção não se limita ao fogo com origem interna ao imóvel.

Assim, se houver um incêndio em um prédio vizinho e o seu imóvel for alcançado, existirá a proteção também nesse caso. Por outro lado, leve em consideração que essa cobertura não se aplica a incêndios provocados, por exemplo, por manifestações populares revoltosas. O mesmo pode se aplicar a outras situações específicas que devem ser verificadas com seu corretor para cada caso.

Como escolher um bom seguro de proteção contra incêndios?

A melhor forma de escolher um seguro é contar com uma seguradora experiente e confiável. Ela é sua melhor parceira para orientá-lo sobre qualquer tipo de seguro que você necessite, além de trazer as melhores opções oferecidas pelo mercado, para que você decida. Algumas dicas, no entanto, podem ser elencadas. Veja quais são, a seguir.

Conhecer suas necessidades de proteção

Para escolher o melhor seguro, é preciso definir, com detalhes, o que se quer proteger. Assim, considere a possibilidade de ocorrência de um incêndio e o que poderia ser perdido nesse evento. Dessa forma, você consegue direcionar a proteção necessária que resguarde seu patrimônio. É essencial esse primeiro passo, para que você enquadre essas necessidades nas coberturas disponíveis.

Identificar as coberturas disponíveis

Um seguro deve ser contratado para atender às reais necessidades de proteção que você apresenta. Assim, é importante identificar as coberturas disponíveis para avaliar se atendem ao que você precisa. Para isso, compare as situações de risco que existem em sua realidade com a proteção oferecida pelo seguro. É possível que algumas demandas apresentadas por sua realidade sejam atendidas por outras coberturas que podem ser incluídas no mesmo seguro.

Definir a franquia que cabe na sua proposta

A franquia é o valor que você, como segurado, paga à seguradora, no caso de acionamento do seguro. Existem diferentes possibilidades no mercado e, por essa razão, você deve identificar aquela com a qual você fica mais confortável. Nesse sentido, a definição de franquias mais elevadas, de modo geral, reduzem o valor do prêmio mensal. Seu corretor de seguros poderá lhe trazer as opções existentes, para que você faça a escolha que mais combina com o seu perfil.

Conhecer os mecanismos de atendimento

Esse é um cuidado que você deve tomar e um caminho que deverá conhecer. Assim, tenha bem claro como deverá solicitar o atendimento que for necessário para o seu caso. Leve em conta, ainda, a importância dos mecanismos de acionamento do seguro se, porventura, ocorrer um sinistro. Em outras palavras, conheça muito bem como comunicar e mobilizar a seguradora, se houver um incêndio no patrimônio segurado.

Ter atenção com o valor segurado

Quando o risco de incêndio é maior, seja pelas instalações existentes ou pelo material de mais fácil combustão, o valor a ser pago (prêmio) também é maior. Por sua vez, o valor segurado (indenização) deve refletir as necessidades de reconstrução ou recomposição do patrimônio que, quase sempre, é maior que o valor do bem.

Isso se dá, por exemplo, com um imóvel que necessitará ser demolido e todas as demais operações para sua reconstrução. Portanto, considere, sempre que possível, o valor de reconstrução do imóvel e não o seu preço.

Fazer comparações entre os diversos seguros disponíveis

Esse trabalho é melhor conduzido com a ajuda de seu corretor. Ele pode trazer para você as diferentes situações que atendam às suas necessidades, mas oferecidas por seguradoras diversas. Desse modo, você estabelece as condições e ele levanta as disponibilidades. Como seu corretor já vai saber o que você deseja e, ao mesmo tempo, conhece os produtos do mercado, ficará fácil chegar a um bom termo e você fazer sua escolha com as melhores referências.

Por que contratar um seguro afinado com suas necessidades?

Um seguro deve atender a uma demanda, de modo a oferecer a tranquilidade da certeza e a segurança de que será possível se recompor, diante de um acontecimento inesperado. Desse modo, só terá sentido se estiver, de fato, afinado com as suas reais necessidades. Portanto, ao contratar um seguro contra incêndios, leve a sério as dicas aqui oferecidas e comece pela primeira mostrada anteriormente sob o título de “Conhecer suas necessidades de proteção”. Assim você adquire o produto que realmente precisa.

Como você pode ver, a proteção contra incêndios apresenta vantagens indispensáveis para o amparo que confere, além de apresentar uma relação de custo-benefício bastante favorável ao segurado. Na verdade, qualquer pessoa que passou pela experiência de um sinistro por incêndio sabe da importância desse seguro.

Se você gostou deste post, continue conosco e tenha muito mais informações para a segurança do seu patrimônio e de sua família em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn.