HomePostsSeguro residencialInstalações Elétricas: conheça quais são os 7 riscos mais comuns

Instalações Elétricas: conheça quais são os 7 riscos mais comuns

Seguro residencial
instalações elétricas

Incidentes ou até mesmo acidentes com a instalação elétrica podem ocorrer em casa ou no ambiente de trabalho. As instalações elétricas, incluindo plugues e tomadas, conexões elétricas e cabos elétricos, são particularmente suscetíveis a riscos. Os cabos de extensão, especialmente aqueles conectados a equipamentos movidos com frequência, podem sofrer com problemas semelhantes.

Quando se ouve falar de explosões ou incêndios em indústrias, por exemplo, na maioria dos casos, a origem está nas instalações, feitas de forma errada ou já muito velhas. O fato é que são inúmeros os riscos que essas instalações podem oferecer.

Pensando nisto, neste post, falaremos sobre os 7 riscos mais comuns em instalações elétricas. Confira!

1. Choques elétricos

Trabalhar com eletricidade pode não representar somente esse tipo de risco, mas é um dos mais comuns. Aparelhos elétricos defeituosos e instalações elétricas de má qualidade podem levar a choques elétricos em funcionários em uma indústria, por exemplo. O choque elétrico ocorre devido ao efeito físico da corrente elétrica passando pelo corpo humano, se for exposto a uma tensão elétrica.

Um exemplo são fios desencapados em uma instalação em local de fácil acesso. As pessoas que tiverem acesso estarão sujeitas a terem contato com a fonte de tensão, podendo provocar o acidente.

2. Quedas

Choques elétricos de equipamentos com defeito também podem levar a consequências, incluindo quedas de escadas, andaimes ou outras plataformas de trabalho em altura. Ao contrário do choque elétrico, que é um risco direto, há os riscos indiretos oriundos de reações que a vítima apresenta.

Em razão do choque, acontecem reações bruscas que causam acidentes como quedas e batidas, gerando traumas físicos, como fraturas, perdas de membros do corpo, lesões e traumatismos.

Trabalhos realizados em locais mais altos sem a devida proteção são os que mais representam perigo, embora alguns acidentes domésticos também sejam responsáveis por causar graves lesões, principalmente em pessoas idosas, em razão da maior vulnerabilidade.

3. Incêndios

Falhas com origem em instalações elétricas são umas das principais causas de incêndios em indústrias, em virtude de curtos-circuitos ou sobrecargas. Esse tipo de incêndio está geralmente ligado à falta de determinados cuidados com instalações internas. Alguns fatores que o desencadeiam são:

  • fiação antiga;
  • gambiarras;
  • falta de manutenção;
  • circuitos elétricos sobrecarregados;
  • falta de dispositivos de proteção, como disjuntores;
  • utilização de benjamins e “tês” com o intuito de ligar muitos aparelhos em uma só tomada.

Esses são apenas alguns dos elementos responsáveis por causar incêndios em instalações. Inclusive, muitos pensam que o maior perigo está nas chamas do incêndio, mas, na verdade, está em inalar a fumaça. Isso se deve ao fato de ela se espalhar com muita rapidez, preenchendo todo o ambiente.

4. Arcos elétricos

Outro risco de instalações elétricas é o arco elétrico. Ele nada mais é que um fenômeno ocasionado por uma descarga elétrica rompendo a isolação do próprio ar, criando uma corrente que passa de um ponto a outro sem que haja entre ele um contato físico.

Dessa forma, resulta em uma espécie de centelha instantaneamente entre esses pontos. Para explicar melhor, é o mesmo que acontece em descargas atmosféricas. Isso ocorre porque raios são, na verdade, correntes elétricas se propagando por meio do ar, fazendo o deslocamento das nuvens para o solo e vice-versa.

Já nas instalações elétricas, o arco elétrico é geralmente ocasionado quando é realizada a abertura e o fechamento de chaves, como disjuntores e interruptores. Todavia, quando acontece em razão de uma falha, o arco elétrico pode representar um grande risco. Suas descargas são fontes de calor muito elevadas, chegando a temperaturas de cerca de 20.000°C.

Assim, um dos maiores riscos ligados a esses acontecimentos costumam ser falhas em painéis e quadros elétricos, quando acontece um curto-circuito. Ele pode desencadear explosões, incêndios, danificar equipamentos de proteção, além de provocar acidentes com vítimas fatais, caso fique em contato direto com o corpo humano.

5. Riscos ergonômicos

Os riscos ergonômicos são muito relevantes em atividades da parte de elétrica e estão ligados a elementos biomecânicos. Um deles é o trabalho em altura, sobre postes e com apoios que não são adequados, fazendo com que os profissionais fiquem com a postura errada para realizar suas tarefas.

Inclusive, a cobrança com relação ao tempo determinado de atendimento a emergências nas instalações elétricas e também a rotina de horas extras podem ocasionar riscos ergonômicos, levando o funcionário a ter graves problemas fisiológicos, psicológicos e emocionais, reduzindo a sua produtividade e segurança.

6. Ataque de animais

Outro risco para o qual poucos atentam é com relação ao ataque de animais, como marimbondos e abelhas, enquanto o profissional está realizando manutenção e troca das instalações elétricas em postes, torres, leitura de medidores ou até mesmo podando árvores próximas à rede elétrica.

Esse ataque acontece principalmente quando um profissional vai construir, supervisionar ou realizar manutenções em redes de transmissão em localidades rurais, florestais ou silvícolas.

7. Queimadura

Choques têm grande chance de causar graves queimaduras na pele, em tecidos internos e de afetar o coração, de acordo com a intensidade e a duração do choque. Dependendo da intensidade, uma corrente elétrica pode aquecer o meio condutor e chegar a temperaturas muito elevadas em pouco tempo. Caso esse meio condutor seja uma pessoa, podem ocorrer queimaduras.

Devido à sua gravidade, queimaduras causadas por instalações elétricas podem causar lesões internas que chegam a dificultar o tratamento. Lembrando que quanto mais tempo o indivíduo ficar exposto à descarga elétrica, mais as lesões podem evoluir para graves queimaduras.

Agora você conhece os riscos mais comuns de instalações elétricas. Uma ótima forma de se proteger contra os prejuízos causados por eles é contratando um seguro de proteção predial ou residencial. A Humber Seguros pode ajudar você nessa missão. Somos uma corretora de seguros que disponibiliza os serviços das melhores empresas do mercado, orientando seus clientes na escolha do seguro mais indicado para suas necessidades.

Gostou do nosso post? Deseja saber mais sobre assuntos relacionados? Então, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!