HomePostsSeguro agrícolaVocê sabe o que é silvicultura? Entenda sua importância!

Você sabe o que é silvicultura? Entenda sua importância!

Seguro agrícola
o que é silvicultura

A silvicultura está presente em uma infinidade de produtos utilizados no dia a dia e tem relevante papel no equilíbrio ambiental. Mas, você sabe o que é silvicultura e qual a sua importância?

O uso de técnicas próprias, assim como o aprimoramento por meio da tecnologia moderna transformou a silvicultura em atividade indispensável na produção florestal. Do fornecimento de madeira cultivada até a extração de essências e princípios farmacológicos, é grande o campo de atuação.

Continue a leitura e descubra o que é silvicultura e quais os principais benefícios dessa atividade essencialmente rural.

O que é silvicultura?

Silvicultura é a ciência que estuda o manejo de florestas e utiliza técnicas, seja para sua preservação, seja para para a produção florestal extrativista ou cultivada. Assim, tanto a gestão de florestas naturais quanto os plantios de eucalipto, por exemplo, são conduzidos pela orientação técnica da silvicultura.

A silvicultura moderna de produção florestal promove o cultivo de espécies de árvores para a produção de madeiras, resinas e essências, entre outras. São bastante comuns no Brasil as plantações de eucalipto, seringueira, pinho, todas planejadas e manejadas pelos profissionais da silvicultura, especialmente o Engenheiro Florestal.

Assim como ocorre na agricultura de precisão, hoje observa-se o desenvolvimento da silvicultura de precisão. Desse modo, incorporando técnicas de cartografia e fotointerpretação às facilidades tecnológicas do sensoriamento remoto e a utilização de drones georreferenciados, aprimoram-se os resultados de gestão e a eficiência da produção.

De modo geral, as atividades básicas da silvicultura incluem:

  • acompanhamento da precipitação pluviométrica (regime de chuvas);
  • determinação de espécies mais adequadas;
  • planejamento da produção e cultivo;
  • preparo de solo;
  • manejo e tratamento da cultura;
  • planejamento das coletas e cortes;
  • logística dos produtos.

Quais os principais benefícios da silvicultura?

A silvicultura como ciência e técnica na condução de grandes plantéis de árvores é a responsável pela melhora no manejo e pelo gerenciamento das florestas. Dessa forma, com ações planejadas e o uso de tecnologia apropriada, consegue garantir melhores produções, eficiência e melhores produtos florestais.

Além disso, a produção tecnicamente conduzida permite regularidade no fornecimento dos produtos florestais e uniformidade na sua apresentação. Esse é um aspecto indispensável para qualquer empreendedor se posicionar bem no mercado.

Vale destacar as técnicas da silvicultura nos seguintes resultados, entre outros:

  • melhor aproveitamento dos terrenos;
  • recuperação de áreas degradadas;
  • proteção de nascentes e mananciais de água;
  • controle de erosão do solo;
  • aprimoramento genético de espécies florestais.

Quais os segmentos de mercado envolvidos?

Dentre os principais segmentos de mercado envolvidos com a silvicultura destacam-se as indústrias de papel e celulose, sobretudo com os cultivos de eucalipto, espécie que se aclimatou muito bem no Brasil. Na verdade, o país detém os melhores plantéis da cultura, alcançando índices recordes da produção de madeira.

As indústrias de móveis e de construção civil também são grandes consumidoras de madeira e já envolvem a utilização de outras espécies como, por exemplo, o pinheiro (madeira mais simples) e o mogno (madeira mais nobre). Esses segmentos também fazem uso de procutos oriundos da exploração de florestas naturais controladas.

Ao mesmo tempo, a produção de resinas e essências florestais também constituem a utilização planejada de florestas, resultante do trabalho técnico da silvicultura. As indústrias farmacêutica e de cosméticos são grandes consumidoras desses produtos que, em muitos casos, constituem um mercado milionário em todo o mundo.

Os trabalhos de regeneração de matas, principalmente as ciliares (nas margens dos córregos e rios) são conduzidos pela silvicultura. Do mesmo modo, também os plantios de vegetação nativa para compensação ambiental, em especial nos casos de grandes empreendimentos que requerem supressão de árvores, constituem objeto dessa ciência.

Como se vê, é amplo o espaço ocupado no mercado pela produção e pelo trabalho realizado pela silvicultura. Da mesma forma, é indispensável um aprimoramento contínuo das técnicas utilizadas uma vez que as demandas são grandes e crescentes.

Como a silvicultura está presente no dia a dia?

Portas e janelas, estruturas de telhados e o mobiliário das casas e escritórios constituem a parte mais visível da presença da silvicultura no ambiente urbano. Na verdade, quase todo produto feito de madeira teve sua origem na exploração de florestas naturais ou cultivadas.

Por sua vez, uma infinidade de cosméticos, medicamentos, produtos saneantes e tintas, entre tantos outros, também têm sua origem nos trabalhos de silvicultura. A exploração extrativista controlada, assim como a produção de árvores plantadas ocupa um espaço significativo em diversos segmentos de mercado.

Existe, porém, um aspecto da silvicultura que, embora estando presente no dia a dia, nem todo mundo se dá conta de que está ali. Trata-se da participação das florestas no equilíbrio ambiental e, muito especialmente, nas condições climáticas e de disponibilidade de água. E, nesse ponto, não importa se é uma mata nativa ou uma floresta cultivada.

Assim, em praticamente todos os aspectos da vida cotidiana, direta ou indiretamente haverá uma participação da silvicultura, seja em um produto, um artefato ou no regime de chuvas de sua região. Em especial, deve ser levado em conta o trabalho de sequestro de carbono realizado pelas árvores e responsável pela redução da poluição do ar.

Quais as vantagens da contratação do seguro agrícola?

As atividades rurais, sobretudo aquelas de produção e manejo como a silvicultura, estão sempre suscetíveis às condições ambientais. Nesse sentido, destacam-se as situações mais drásticas de clima que podem colocar sob risco todo o cultivo conduzido com planejamento e cuidado profissional.

O sucesso da produção pode estar permanentemente suscetível, mas os custos envolvidos podem ser protegidos por meio do seguro agrícola. Assim, constitui uma prevenção contra os prejuízos que podem resultar de ocorrências como, por exemplo:

  • ventos;
  • chuvas;
  • geada;
  • granizo;
  • temperaturas excessivas;
  • raios;
  • incêndio.

Existem diversos tipos de seguro agrícola como, por exemplo, o seguro florestal e o produtor deve procurar o que for mais adequado à sua realidade. Para isso, o melhor caminho é contar com uma consultoria especializada, capaz de orientar e mostrar as possibilidades mais apropriadas para cada caso.

Como se viu, a silvicultura se encarrega de utilizar técnicas próprias e fazer uso da tecnologia para produzir por meio de florestas nativas e cultivadas uma infinidade de matéria prima, insumos e produtos florestais.

Gostou deste post? Assine nossa newsletter e entenda o que seguro agrícola pode fazer pela sua propriedade.