HomePostsSeguro de acidentes pessoaisSeguro estágioEntenda sobre seguro de acidentes pessoais para estagiários e como contratar

Entenda sobre seguro de acidentes pessoais para estagiários e como contratar

Seguro de acidentes pessoais, Seguro estágio
seguro de acidentes pessoais para estagiários

Normalmente, os estagiários de qualquer organização são estudantes universitários começando sua carreira, e uma das responsabilidades das empresas é ajudar no crescimento e desenvolvimento dos profissionais.

Porém, é necessário ter alguns cuidados e fazer adequações no contrato de estágio para estar em conformidade com as exigências da lei, antes de contratar um estagiário para ingressar no time de uma empresa, como contratar o seguro de acidentes pessoais para estagiários. Ele oferecerá segurança para os estagiários e, também, para a empresa que o contratar.

O fato é que esse seguro é obrigatório de acordo com a Lei do Estágio e, também, é de responsabilidade da empresa onde será realizado o estágio. Porém, não são todas as empresas que sabem dessa responsabilidade e costumam contratar estagiários sem disponibilizar esse beneficio.

Pensando nisso, neste post, falaremos mais sobre o seguro de acidentes pessoais para estagiários. Confira!

Quais são as coberturas desse seguro e suas especificidades?

O seguro de acidentes pessoais para estagiários garante que eles sejam indenizados em caso de:

  • morte acidental;
  • invalidez permanente total ou parcial por acidente;
  • cobertura para Despesas Médico-Hospitalares (DMH) — gastos com hospitais e médicos, em razão de acidentes.

É importante ressaltar que a Lei do Estágio não especifica as coberturas para o seguro estágio, nem quais os limites de garantia que devem ser contratados para as coberturas. Porém, é possível especificar estes valores no Termo de Compromisso. Além disso, o seguro pode ser contratado individualmente, para um estagiário, ou de forma coletiva, para todos os estagiários.

O fato é que imprevistos ainda podem ocorrer, por mais que grande parte das organizações apresente protocolos de segurança direcionados à proteção de seus colaboradores, assim como medidas preventivas e treinamentos.

Dessa forma, é possível acionar o seguro estágio, caso o estagiário venha a sofrer um acidente que cause invalidez, doenças ou morte, e assegure o direito dos seus beneficiários em receber indenização.

O que o diferencia de outros tipos de seguro de modalidades parecidas?

Por mais que o seguro estagiário seja parecido com um seguro de vida, os dois possuem coberturas e funcionalidades distintas. É simples: o seguro estagiário é um Seguro de Acidentes Pessoais. Sendo assim, ele gera uma indenização para o segurado e seus beneficiários, em situações de morte ou invalidez em decorrência de acidentes.

Com isso, esse seguro apresenta uma cobertura mais restrita, em razão de prever indenização caso o estagiário tenha morte natural, por exemplo. No caso do seguro de vida, este é um produto financeiro que apresenta cobertura muito mais ampla, em razão de oferecer o benefício quando houver morte acidental, natural, invalidez permanente ou parcial.

Além disso, o seguro de vida inclui assistência funeral, antecipa o benefício em caso de doenças, cobre as diárias por afastamento do trabalho, entre outros benefícios. Inclusive, possibilita que sejam incluídas na apólice mais elementos e situações, assegurando o acesso aos benefícios em mais cenários do que o seguro de acidentes pessoais para estagiários.

Quem pode contratar esse tipo de serviço?

A instituição de ensino apenas tem responsabilidade na contratação do seguro estágio quando é um estágio obrigatório para a conclusão do curso. Em outros cenários, a própria organização que objetiva contratar essa mão de obra é quem deve procurar uma corretora de seguros, fazer orçamentos e ter toda a documentação necessária para sustentar a apólice.

Por essa razão, caso uma empresa contrate um estagiário para estágio obrigatório, mas deseje mantê-lo em sua equipe após cumprir todas as horas exigidas pela faculdade, é de suma importância contratar um seguro de vida para ele.

Por que é muito importante e quais seus benefícios?

O seguro de acidentes pessoais para estagiários disponibiliza todo o atendimento que o funcionário exige em situações de necessidade, além de se mostrar a preocupação da organização com a equipe e também apresentar um grande benefício. Inclusive, todos os profissionais em sua rotina diária estão sujeitos a grandes riscos, porém, quando o assunto são estudantes — jovens e sem regulamentação pela CLT —, é primordial oferecer o máximo de segurança.

Dessa forma, o seguro protegerá a empresa de ter problemas judiciais e financeiros, se acontecerem situações graves com o estagiário. E o que é mais importante, a organização que contrata o seguro está cumprindo a lei.

Como é feita a contratação desse tipo de seguro?

É muito importante que todos os estagiários de uma empresa tenham um termo de compromisso de estágio. Este pode ser elaborado pela empresa contratante ou pela faculdade, e é importante que conste de forma clara no contrato a contratação do seguro de acidentes. É essencial frisar que se o documento tiver qualquer tipo de irregularidade — ligada ou não ao seguro — não será possível formar a relação de trabalho entre ambas as partes.

Logo, a fim de evitar gargalos na contratação de grandes talentos para a organização, é essencial possuir todos os documentos obrigatórios, com o intuito de que o processo de admissão seja agilizado e não se corra o risco de abrir mão de um talento para o negócio.

É importante ressaltar, ainda, que, enquanto durar o contrato de estágio, o seguro precisa ser renovado obrigatoriamente. Logo, caso a organização decida fazer a renovação do contrato do estudante depois de um ano de estágio, será exigida também a renovação da contratação do seguro.

Normalmente, é muito simples o processo de contratação do seguro, especialmente, pelo fato de algumas corretoras disponibilizarem a chance de contratação online. A Humber é um exemplo de corretora de seguros que simplifica os trâmites de contratação do seguro. Basta seguir estes passos:

  1. Escolher o melhor plano: Técnico, Universitário e Pós-Graduando.
  2. Preencher o formulário contendo dados importantes, como CPF, CEP, telefone e endereço.
  3. Baixar na hora sua apólice, e as cópias do documento são enviadas de forma imediata para o seu WhatsApp e e-mail.
  4. Pagar o boleto de parcela única.

Por fim, o seguro de acidentes pessoais para estagiários é um direito do estudante universitário, que está prestando serviços como estagiário, e assegura proteção em caso de acidentes. Logo, é essencial que a empresa contratante providencie a contratação do seguro antes de iniciar as atividades profissionais, pois ela poderá sofrer punições, de acordo com o previsto na legislação.

Agora que você sabe como funciona o seguro de acidentes pessoais para estagiário e seus benefícios, entre já em contato com a Humber e conheça nossos serviços!