HomePostsGeraisConheça os 7 principais benefícios de ter uma reserva financeira!

Conheça os 7 principais benefícios de ter uma reserva financeira!

Gerais
reserva financeira

É muito comum algumas pessoas enfrentarem problemas financeiros devido ao fato de não fazerem uma reserva financeira. Há as que julgam ser desnecessário tomar essa medida e outras que nem mesmo pensaram nessa hipótese. Mas a verdade é que manter uma quantia guardada pode evitar muitas dores de cabeça e trazer muito mais segurança e também qualidade de vida. No entanto, você sabe o que é reserva financeira?

Nós podemos entendê-la como qualquer quantia de dinheiro reservada para emergências com o objetivo de ter um valor em mãos no caso de imprevistos e de mudanças inesperadas. O fato é que ela é um lucro retido e garantido por uma pessoa para fortalecer as suas finanças, liquidar dívidas, adquirir ativos fixos, realizar sonhos e investimentos e concretizar tantos outros planos, além, é claro, de ajudar a evitar que o dinheiro seja utilizado para fins desnecessários.

Neste post, apresentaremos 7 benefícios de colocar essa ação em prática. Confira!

1. Não há necessidade de recorrer a empréstimos em situações de emergência

É sabido por todos que contratar empréstimos não é a melhor opção em casos de emergência. Até porque altos juros são cobrados por esse tipo de serviço, transformando em um grande desperdício financeiro o que poderia ser utilizado em situações de necessidade ou na concretização de planos e objetivos traçados.

Nesse cenário, a reserva financeira passa a ser a melhor alternativa, visto que a origem desse recurso não exige a contratação de empréstimos, evitando dívidas. Com o montante reservado, não será necessário procurar alternativas para quitar alguma despesa inesperada.

O fato é que, com uma quantia guardada, será possível, por exemplo, evitar a solicitação de um empréstimo de R$ 10 mil e, no final, ter de pagar quase R$ 15 mil — levando em consideração as taxas de juros do mercado. Inclusive, é importante ressaltar que não é tão simples conseguir ser aprovado para a cessão desse tipo de serviço. Muitas vezes, o processo é bastante burocrático e as instituições financeiras oferecem a aquisição de outros produtos financeiros para, em troca, disponibilizar o acesso ao crédito.

2. Não ocorre o comprometimento do seu salário

Receber o seu salário é uma das alegrias do seu mês, não é mesmo? Agora, imagine estar em uma situação que comprometerá grande parte ou todo o valor recebido. Seria algo muito frustrante fazer as contas do mês, pensando que elas estão sob controle, e ter uma grande surpresa devido a alguma despesa extra, certo?

Isso pode ser algo que vai prejudicar o seu planejamento para o mês em questão ou até mesmo em outros meses do ano. Já com a reserva de emergência, será muito mais fácil evitar esse tipo de aborrecimento, pois você estará bem preparado para o que eventualmente surgir.

3. Traz maior proteção financeira

A reserva financeira, para quem realiza investimentos, oferece uma ótima vantagem: a sua proteção financeira e a da sua família. É bastante comum que, em algumas situações de emergência, a pessoa acabe realizando o resgate do montante de economias investidas em títulos públicos ou de um dinheiro guardado para a aposentadoria no plano de previdência privada, por exemplo — valores que seriam utilizados futuramente.

Todavia, pode trazer consequências negativas tomar essas decisões de forma impulsiva. É importante ressaltar que existem investimentos que, inclusive, penalizam resgates realizados antes do seu prazo de vencimento. Além disso, há alguns, como os de mercado de ações, que podem trazer enormes prejuízos em virtude de um mau momento no segmento em que o valor está investido.

4. Prepara para imprevistos

É muito comum haver imprevistos todos os dias e de diversas formas, não é verdade? A geladeira pode pifar, a tela do celular pode quebrar, pode ser necessário ir a um médico de forma não planejada ou levar o carro para o conserto etc. Ao fazer uma reserva financeira, é possível assegurar que, caso ocorram essas eventualidades, não seja necessário se endividar e ter dores de cabeça.

5. Ajuda em uma situação de desemprego

Precisamos estar preparados para tudo, inclusive para perder um emprego. As razões para que isso aconteça são inúmeras e podem englobar até mesmo uma crise econômica e mudanças mais significativas na política do país. Algo de que não podemos nos esquecer é que, por mais que não exista uma fonte de renda fixa, todos têm obrigações financeiras que devem ser cumpridas.

Se a pessoa fizer a sua reserva financeira, no entanto, será possível ter muito mais tranquilidade e manter as suas despesas e contas em dia, caso seja preciso passar por essa situação de desemprego.

6. Permite haver um maior controle dos gastos e “aumentar” o dinheiro

O que muitos não sabem é que, ao realizar uma reserva financeira, é possível fazer um melhor controle dos gastos, já que o dinheiro vai ser aplicado em algo, de fato, necessário ou para concretizar metas de vida. Além disso, é bastante comum cogitar minimizar os gastos em virtude do domínio que se tem sobre o montante conquistado.

O fato é que passa a ser bastante estratégica a função da reserva de emergência, pois ela viabiliza o melhor entendimento do orçamento mensal e dos gastos e, dessa forma, torna-se viável conquistar uma situação financeira bem mais saudável e conseguir realizar sonhos, como comprar um imóvel.

7. Traz segurança financeira

Sabemos que a economia pode ser muito instável, principalmente após a pandemia do novo coronavírus. Por essa razão, fazer uma reserva financeira auxilia na organização do orçamento e oferece segurança para quem opta por essa estratégia. Essa segurança fará com que a pessoa se sinta preparada para enfrentar qualquer necessidade e/ou imprevisto.

O fato é que não há necessidade de passar por apertos financeiros se é possível evitá-los. Por mais que se tenha uma alta remuneração, é essencial poupar e também investir para criar uma reserva financeira. Independentemente da idade e do estado civil, todos têm compromissos e podem ficar mais tranquilos ao manter essa quantia guardada e sabendo que será possível usá-la quando for necessário.

Agora, você sabe como uma reserva financeira pode ser benéfica. É importante ressaltar que o valor ideal pode variar de pessoa para pessoa. Defina os seus objetivos em curto e longo prazos para estabelecer quantias, pois isso o ajudará a encontrar o seu valor ideal. De modo geral, a reserva financeira de uma pessoa que recebe um salário dever ser suficiente para conseguir suprir todos os seus gastos por, no mínimo, seis meses. Já pessoas autônomas precisam ter uma reserva ainda maior — cobrindo de nove a 12 meses de despesas.

Nosso post foi útil para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para fazer com que outras pessoas também conheçam os benefícios de uma reserva financeira!