Seguro de carro financiado: entenda agora como funciona
As condições que oferecem risco de dano ou perda de um veículo nos dias atuais, em especial nas grandes cidades, podem aparecer em qualquer situação. As preocupações resultantes são ainda maiores se você estiver pagando o financiamento. A solução indispensável é o seguro de carro financiado.
O carro pode estar estacionado na rua, em deslocamento nas vias públicas ou mesmo em casa, guardado na garagem. Os riscos de furto ou roubo, assim como de uma batida no trânsito estão além de sua governança. Você não tem como impedir, mas pode reduzir significativamente os efeitos de alguma ocorrência indesejada.
Quer saber mais? Continue a leitura e entenda agora como funciona o seguro de carro financiado.
O que é seguro de carro financiado?
Um bem de valor significativo como uma residência ou um automóvel precisa estar protegido contra os riscos de danos e de perdas, cujos prejuízos podem ser muito vultosos. Para isso, existem os seguros que propiciam o amparo necessário.
Seguros patrimoniais, de maneira geral, têm a função de dar suporte com reparo ou indenização ao bem segurado. Esse é o objetivo do seguro auto, tratando-se de um veículo quitado ou financiado. Nesse sentido, não há diferença na natureza do seguro pelo fato do veículo estar financiado.
A única diferença existente está no procedimento indenizatório quando ocorrer um sinistro que resulte em perda total do veículo. Nesse caso, a forma de proceder ao pagamento da indenização será diferente, como você verá a seguir. Acompanhe!
Como funciona na prática?
Para entender exatamente como funciona o seguro auto para veículos financiados, considere as duas situações distintas seguintes:
- sinistro com danos menores, passíveis de recuperação do veículo;
- sinistro com danos que levam à perda total do veículo.
Danos menores
Muitas vezes uma pequena batida ou um estrago provocado por terceiros não provoca a perda do veículo. Desse modo, no caso dos danos permitirem a recuperação e o conserto do veículo, não há diferença nos procedimentos para o carro financiado.
Considere o valor da franquia contratada como referência e prevista na apólice do seguro. Se o valor do conserto for menor que o da franquia, o segurado arca com as despesas de recuperação do veículo. Se aquele valor for maior, o segurado paga a franquia e a seguradora cobre o restante.
Perda total
É aqui que surge a diferença quando se trata de veículo financiado: a forma de indenização para a ocorrência de perda total. Tenha em mente que o carro financiado ainda não é de sua propriedade.
Na verdade, você detém o usufruto do veículo que está alienado, em nome da instituição que o financiou (o carro é dado com garantia). Essa situação se mantém até a quitação do financiamento.
Então, com relação ao que ainda não foi pago do montante financiado, ou seja, as parcelas que faltam, existem dois caminhos possíveis: você quita o financiamento ou a seguradora o faz por você. Veja como fica:
- você quita: tendo condições, você quita o financiamento e recebe o valor da indenização contratada total do seguro;
- a seguradora quita: você não podendo ou não desejando quitar, a seguradora quita o financiamento e repassa o saldo da indenização para você.
Existe uma terceira situação que pode ocorrer: o valor da indenização não é suficiente para quitar o restante ainda não pago do financiamento. A solução para esse caso é a chamada substituição da garantia da dívida.
Essa alternativa consiste em utilizar a indenização do seguro para adquirir um veículo de menor valor que será dado em garantia até a quitação do financiamento original. Depende, no entanto, de ser negociada com a financeira e com a seguradora.
Quais as vantagens de contratar seguro para carro financiado?
Assim como no caso de seguro para carro quitado, quando o objeto é um veículo financiado, as mesmas vantagens alcançam maior importância ainda. Acompanhe!
Proteção para um bem de valor
Um veículo representa um bem patrimonial de valor significativo para o seu proprietário, sobretudo se foi necessário um financiamento para sua aquisição. Portanto, a proteção para uma possível perda, seja por acidente, por furto ou por roubo, constitui benefício indispensável.
Maior segurança
A proteção conferida pelo seguro do carro é fonte de segurança, sobretudo quando se está dirigindo. Leve em conta que a tranquilidade de estar amparado na ocorrência de qualquer eventualidade permite conduzir o veículo de forma menos tensa, sem o permanente receio de se envolver em uma eventualidade.
Maior praticidade
Dispor de um seguro para o seu veículo financiado também traz praticidade para o dia a dia, especialmente quando houver algum incidente. Com o suporte oferecido pela seguradora, as dores de cabeça para resolver as questões que surgirem serão bem menores.
Como contratar esse tipo de seguro?
Para contratar seguro de carro financiado, encontre primeiro uma corretora de seguros de confiança e experiente. O seu corretor será o grande parceiro nas orientações e na busca pelas melhores opções (cotação) disponíveis no mercado, ao mesmo tempo em que estará a sua disposição para dirimir qualquer dúvida que surja.
Defina suas necessidades de proteção e peça para seu corretor informar as coberturas complementares para que você escolha apenas aquelas que poderão ser úteis. Da mesma forma, veja quais são os serviços e assistências que podem acompanhar cada proposta para que você consiga escolher adequadamente.
Na contratação, leve em conta o valor da franquia e não esqueça de deixar claro que se trata de veículo financiado. Esse é um cuidado importante que não deve ser descuidado para não trazer dificuldades na eventualidade da ocorrência de um sinistro.
Como você pôde ver, a contratação de um seguro de carro financiado não tem muito mistério e pode ser realizada como a de um veículo quitado. No entanto, requer atenção para se adequar à realidade do segurado, assim como não deixar de informar que se trata de carro com financiamento em andamento.
Essencialmente, concentre-se em conduzir a contratação do seguro por meio de uma corretora experiente e de confiança, capaz de atender a todas as suas demandas para esse fim.
Agora, continue bem informado conosco por meio de nossas redes sociais: siga-nos no Facebook, Twitter e LinkedIn.